12 grandes vozes da dublagem brasileira

Guilherme Briggs, Wirley Contaifer, Flávia Saddy e Miriam Ficher são alguns dos nomes que compõem o cenário nacional

Nesta quinta (29), é comemorado o Dia do Dublador. Hoje a dublagem brasileira é reconhecida nacionalmente e mundialmente por sua qualidade técnica e por conta de grandes nomes como Orlando Drummond, Mário Monjardim, Sheila Dorfman, Fátima Noya, e outras jovens vozes que vêm se destacando no ramo. Ao longo dos anos, a técnica também conquistou um espaço fundamental e importante dentro da cultura brasileira.

A dublagem chegou ao Brasil em 1938, com o desenho animado Branca de Neve e os Sete Anões (1937), através dos estúdios da Cinelab. Desde então, a dublagem brasileira começou a se consolidar e a ganhar notoriedade ao redor do mundo. Dentro do país, a dublagem assume um papel importante tanto na democratização do acesso à cultura, quanto na expansão do mercado audiovisual.

Há quem prefira as produções legendadas, mas ainda assim é necessário reconhecer que a dublagem vai além do entretenimento. Por meio dessa técnica, o acesso às produções audiovisuais para analfabetos, idosos, deficientes visuais, disléxicos e pessoas com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), por exemplo, torna-se mais fácil. Com a dublagem, há ainda um aumento da popularidade de filmes, séries e animações no mercado brasileiro. 

Por isso, neste 29 de junho, o Entretetizei traz uma lista com 12 grandes profissionais a fim de destacar e exaltar as talentosas vozes que compõem o cenário da dublagem brasileira. Confira!

1. Guilherme Briggs
Foto: reprodução/Instagram @guilhermebriggs

Guilherme Briggs é ator, dublador, diretor de dublagem, locutor, tradutor e desenhista. Ele é uma referência no ramo e trabalha com dublagem há mais de 30 anos, sendo a voz recorrente de atores como Dwayne Johnson, Owen Wilson, Harrison Ford, Henry Cavill, Brendan Fraser, Tom Hardy, Nathan Fillion e Andy Serkis.

O dublador já trabalhou em produções como Extraordinário (2017), Jungle Cruise (2021), A Baleia (2022), na franquia Star Wars e na Saga Crepúsculo como Carlisle Cullen. Nas séries, Guilherme já emprestou a voz para os personagens Curtis Knox em Smallville: As Aventuras do Superboy (2001), Homem-Robô em Titãs (2018), Geralt de Rívia em The Witcher (2019) e Mobius M. Mobius em Loki (2021). 

Experiente e versátil, Guilherme Briggs já dublou animações também. Ele emprestou a voz para Kronk em A Nova Onda do Imperador, Buzz Lightyear em Toy Story, Rei Julien em Madagascar e Barry B. Benson em Bee Movie: A História de uma Abelha (2007). A voz que dubla Otto, de Barbie como Rapunzel (2002), e Mickey Mouse também pertence ao dublador. No TikTok, Guilherme compartilha vídeos bem-humorados de dublagem e também já contou como se tornou a voz oficial de Mickey no Brasil.

Como diretor de dublagem, ele foi responsável por Tá Dando Onda (2007), Homem de Ferro (2008), Homem de Ferro 2 (2010), Meu Malvado Favorito (2010), Lanterna Verde (2011), O Homem de Aço (2013), Rio 2 (2013), Esquadrão Suicida (2016) e Liga da Justiça (2017). Além disso, ele traduziu o longa Avatar (2009).

@guilhermebriggs

Como me tornei a voz do Mickey no Brasil. #mickeymouse #dublador #dublagem #disney #fyp

♬ Pinocchio: When You Wish Upon a Star – Geek Music

2. Mabel Cezar
Foto: reprodução/Instagram @mabelcezar

Mabel Cezar, uma das grandes dubladoras que compõem o cenário nacional de dublagem, possui uma carreira de mais de 20 anos. Ela emprestou sua voz para Jessie, da franquia Toy Story, Norma Jean, em Happy Feet: O Pinguim (2006) e Happy Feet 2: O Pinguim (2011), e para a Princesa Leia, na franquia Star Wars

Além disso, a dubladora é a voz oficial das atrizes Anne Hathaway, Sarah Paulson, Kate Walsh e Emily Blunt. Ao longo de sua trajetória, ela já dublou mais de 10 mil títulos. 

Em 2013, sua voz se destacou nas chamadas da novela Joia Rara, da TV Globo. Desde então, Mabel se tornou a única locutora da Rede Globo, sendo responsável por narrar as chamadas de diversos programas da emissora.

3. Wendel Bezerra
Foto: reprodução/Instagram @wendel_bezerra

Sem dúvida, Wendel Bezerra é uma das vozes mais potentes e importantes para o cenário da dublagem nacional. Com uma carreira de mais de 40 anos, o dublador possui uma impressionante lista de trabalhos. Wendel é reconhecido, principalmente, por ser a voz de Goku na franquia Dragon Ball e do personagem Bob Esponja. Ele também estava no elenco principal de dublagem na saga Crepúsculo e emprestou a voz para Edward Cullen.

Após dublar Robert Pattinson em 2008, no primeiro filme da saga, ele ainda emprestou sua voz para o ator outras vezes em produções como Poucas Cinzas (2009), Água Para Elefantes (2011), Batman (2022), entre outros. Wendel também dublou outros atores famosos, como Chris Evans em Celular: Um Grito de Socorro (2004) e Antes do Adeus (2014), e Tobey Maguire em Vida em Preto e Branco (1998) e Ponto de Infidelidade (2011).

Além de dublador, Wendel Bezerra é ator, diretor de dublagem e locutor. Em 2023, ele dublou Wheeljack em Transformers: O Despertar das Feras e dirigiu ainda a equipe de dublagem. No TikTok, ele compartilhou um vídeo mostrando um pouco dos bastidores do processo de direção e dublagem do filme.

@tiowendel

Depois desse projeto, me sinto transformado!!🤪Foi muito bom trabalhar com tanta gente talentosa e a fim de entregar seu melhor. Tô muito feliz com o resultado!❤️🤖🤖🚗 Assista Transformers – O Despertar das Feras, dublado, nos cinemas!

♬ som original – Wendel Bezerra

4. Miriam Ficher
Foto: reprodução/Instagram @miriamficher

Miriam Ficher tem mais de 40 anos de profissão e uma bagagem repleta de experiência. Ela dublou Joyce Byers (Stranger Things), Rainha Atlanna (Aquaman), Effie Trinket (franquia Jogos Vorazes) e Cynthia (Sex Education). Além disso, a dubladora já emprestou a voz para Drew Barrymore, Angelina Jolie, Nicole Kidman e Winona Ryder.

Miriam também já emprestou a voz para personagens de novelas como Alice Ferreira, de A Feia Mais Bela (2006), Raquel Albeniz, de Sortilégio (2009), e Serpil Zengin na novela turca Amor e Honra (2019). Sua voz marcante também se destaca no mundo dos jogos: ela dublou Ahri em League of Legends (LoL) e Tess em The Last of Us. Com uma longa trajetória, Miriam Ficher pode ser considerada um dos nomes mais relevantes do cenário da dublagem brasileira.

5. Alexandre Moreno
Foto: reprodução/Dublapédia

Alexandre Moreno é um dos nomes mais reconhecidos da dublagem brasileira e certamente você já ouviu a voz dele em algum lugar. Moreno é a voz oficial dublada do ator Adam Sandler, tendo dublado filmes como Esposa de Mentirinha (2011) e Mistério no Mediterrâneo (2019). Além disso, ele também foi Derek Shepherd em Grey’s Anatomy (2005) e Hayden Stegg em Peaky Blinders: Sangue, Apostas e Navalhas (2013).

Os personagens Tej Parker (franquia Velozes e Furiosos), Bruce Banner/Hulk (desde Homem de Ferro 3), Klaus Mikaelson (Diários de um Vampiro) e Lúcifer (Sobrenatural) também estão na lista de seus trabalhos em dublagem. Com um talento inigualável e uma trajetória impressionante, Alexandre já foi a voz de personagens de outros famosos como Ben Stiller, Jason Biggs e Jamie Foxx. No universo das animações, Alexandre se destaca por ter sido voz de Drácula na franquia Hotel Transilvânia e Gato de Botas na franquia Shrek.

Por seu trabalho magistral, Alexandre conquistou o Prêmio Yamato de Melhor Dublador de Coadjuvante em 2004 por dublar Kaká, em Johnny Bravo, e o Prêmio da Dublagem Carioca na categoria Melhor Ator em Dublagem de Protagonista por Gato de Botas na série de filmes Shrek e também no filme homônimo do personagem.

6. Flávia Saddy
Foto: reprodução/Amino

Flávia Saddy é a talentosa dona voz marcante de Mia Colucci, personagem da novela mexicana RBD. Nascida no Rio de Janeiro, a dubladora, atriz, diretora de dublagem e locutora tem mais de 30 anos de carreira e iniciou a trajetória na dublagem em Carrossel, telenovela mexicana exibida no Brasil entre 1991 e 1992.

Além de Mia, ela também é conhecida por dublar Lisa Simpson em Os Simpsons, Stormy em O Clube das Winx e a Mulher Maravilha, interpretada por Gal Gadot. Flávia também foi responsável pela dublagem da personagem Yasemin Karatan, interpretada por Melisa Aslı Pamuk, na série Uma Vida Nova (Yeni Hayat). Recentemente, Flávia Saddy foi contratada pela Warner Bros. para dublar Margot Robbie no live-action de Barbie. A dubladora deu a voz à Barbie nos desenhos da boneca. 

Dona de uma voz singular inconfundível e de um talento notável, a dubladora é um dos nomes mais marcantes da dublagem brasileira. Seu trabalho a levou a conquistar o Prêmio Yamato de Melhor Dubladora de Atriz Coadjuvante com a Chloe, de Smallville, em julho de 2005, e o de Melhor Dubladora Coadjuvante da personagem Lisa, na animação Os Simpsons: O Filme, em 2008.

7. Jorge Lucas
Foto: reprodução/Instagram @jorgelucasph

Jorge Lucas é dublador carioca que ingressou na dublagem há mais de 30 anos. Ao longo de sua carreira, ele deu voz ao famoso personagem Dominic Toretto, interpretado por Vin Diesel, na franquia Velozes e Furiosos. Ele também é a “voz brasileira” de Ben Affleck, tendo dublado os longas-metragens Armageddon (1998), Pearl Harbor (1999), Esquadrão Suicida (2016) e Liga da Justiça (2017).

E a trajetória de sucesso do carioca no universo da dublagem não para por aí. Ele também já deu voz a RuPaul em filmes, séries e no reality show Rupaul’s Drag Race (2009). Além disso, Jorge Lucas acumula outros trabalhos significativos, como a dublagem do personagem Joe Gardner, interpretado por Jamie Foxx, na animação Soul. Recentemente, ele deu voz ao personagem Birkan Atılgan na telenovela turca Amor e Honra (2019). 

A lista de seus trabalhos em dublagem é extensa, incluindo personagens de outras figuras conhecidas como Matt Damon e Mark Ruffalo. No entanto, é importante ressaltar que Jorge Lucas não é apenas um dublador talentoso, mas também é ator. Ele já interpretou personagens nas novelas Agora É que São Elas (2002), Orgulho e Paixão (2018), Gênesis (2021), Além da Ilusão (2020) e Reis (2023).

8. Fernanda Ribeiro
Foto: reprodução/Instagram @fernandaribeirodub

Atriz desde os cinco anos e dubladora desde os sete, Fernanda Ribeiro já deu voz a diversos personagens de animações e desenhos infantis, como Darla (Procurando Nemo), Misty (My Little Pony: Deixe sua Marca), Anais Watterson (O Incrível Mundo de Gumball) e Ellie (Up: Altas Aventuras). Fernanda também emprestou sua voz para as princesas Merida (Valente) e Rapunzel (Enrolados) na infância das personagens.

Em mais de dez anos de profissão, a dubladora também foi a voz de personagens que se destacaram na TV, no cinema e nas plataformas de streaming. Fernanda dublou Ruby, de Sam & Cat (2013), Omma, de Um Princípe em Nova York (2021), Diana “Dee” Freeman, de Lovecraft Country (2020), e Lady Laena Velaryon (A Casa do Dragão). 

No TikTok, Fernanda produz conteúdos a fim de mostrar seu trabalho e já fez um vídeo mostrando o seu processo de mudança de voz ao dublar uma criança, uma adolescente e uma adulta.

@fernandaribeirodub

Tia Fernanda tá de volta e com ela veio conteúdo sobre dublagem. Deixem ai o que mais vocês querem ver por aqui. #dublagem #dublagembr #fy #vaiprofycaramba

♬ som original – Fernanda Ribeiro

9. Raphael Rossatto
Foto: reprodução/Dublapédia

Raphael Rossatto é um cantor, ator e dublador que está cada vez mais em evidência dentro do universo da dublagem brasileira. Ele ganhou destaque quando emprestou a voz para Flynn Rider nas canções do filme Enrolados (2010) e acabou assumindo o papel por completo em Enrolados Para Sempre (2012). 

Além disso, ele é a voz de Kristoff em Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) e Frozen II (2019), de Hamilton e Taco em Carros 3 (2017) e Mario em Super Mario Bros: O Filme (2023). Para além das animações, Raphael dublou Chris Pratt em diversos trabalhos do ator como na franquia Guardiões da Galáxia, em Vingadores: Ultimato (2019) e na trilogia Jurassic World

Ele também deu voz ao personagem Cisco Ramon, interpretado por Carlos Valdes, em Arrow (2014), The Flash (2014) e Supergirl (2016). O dublador ainda foi a voz de Augustus Waters, em A Culpa é das Estrelas (2014), e de Luke em Continência ao Amor (2022). 

Demonstrando sua versatilidade, Raphael Rossatto já foi a voz de alguns personagens de novelas como Marcelo Escalante em A Cor da Paixão (2014) e Pablo Martínez Negrete em A Gata (2014). No mundo dos jogos, ele dublou Kayn em League of Legends (LoL), Alexios em Assassin’s Creed Odyssey (2018), Ethan Winters em Resident Evil Village (2021), entre outros.

10. Ana Elena Bittencourt
Foto: reprodução/Instagram @aebittencourt

As personagens Boo (Monstros S.A), Docinho (As Meninas Superpoderosas), MJ Jones (Homem-Aranha) e Betsy (Cobra Kai) têm algo muito especial em comum: a voz de Ana Elena Bittencourt. A dubladora, diretora de dublagem e atriz mineira de 29 anos é dona de uma trajetória incrível no mundo da dublagem e coleciona uma galeria de personagens inesquecíveis.

Ana Elena é a voz de Zendaya no Brasil. A profissional dubla a atriz há 11 anos e inclusive é responsável pela dublagem de produções como No Ritmo (2011), Zapped (2014), Euphoria (2019), a franquia Homem-Aranha (2017, 2019 e 2021) e Duna (2021). Ela também já dublou outras atrizes como Dakota Fanning, Olivia Cooke e Natalia Dyer.

Além disso, a dubladora é responsável pelas vozes de Mandy em Três Espiãs Demais (2001), Masami Yoshida em O Incrível Mundo de Gumball (2011), Princesa Gélida em She-Ra e as Princesas do Poder (2018), Belly em O Verão que Mudou a Minha Vida (2021) e Sara em Origem (2022). Ela também dubla Jung Chae-yeon no dorama Primeira Vez Amor (2019), e Park Se-wan na sitcom Me Tira Daqui (2021).

11. Wirley Contaifer
Foto: reprodução/Instagram @wirleycontaifer

Wirley Contaifer é um dos nomes mais talentosos entre os jovens dubladores brasileiros. Ele ganhou destaque principalmente por ser a voz do Homem-Aranha interpretado pelo ator Tom Holland. Além de dublar o super-herói, ele ainda é a voz brasileira do ator em Uncharted: Fora do Mapa (2022) e em outros longas-metragens.

Em mais de dez anos de atividade, ele emprestou sua voz a outros grandes personagens. Por exemplo, ele dublou Michelangelo, de As Tartarugas Ninja (2014) e As Tartarugas Ninja: Fora das sombras (2016), Maurice, o Monstro Hormonal, de Big Mouth (2017), Patrick Blanco, de Elite (2018), e Seiya de Pégaso, de Os Cavaleiros do Zodíaco: O Começo (2023). Recentemente, Wirley deu voz à Çiko na novela turca Amor e Honra (2019). Além de dublar a produção, ele também dirigiu a equipe de dublagem ao lado de Bia Barros.

12. Isabelle Cunha
Foto: reprodução/Instagram @isabellecunhah

Isabelle Cunha é uma jovem de 19 anos que iniciou sua carreira na dublagem em 2015, dando voz à Millie Bobby Brown na série Stranger Things. Desde então, a dubladora também foi responsável pela dublagem de personagens como Mary Phillips, de The Crown (2016), de Kelly e Stacy, de Cobra Kai (2018), e de Lila Barton, de Gavião Arqueiro (2021). 

Ela também deu a voz à Janet Hodgson (Invocação do Mal 2), Fiona Frauenfeld (O Lar das Crianças Peculiares), Enola Holmes (Enola Holmes 1 e 2) e Leia Forman (That ‘90s Show). Embora sua trajetória na dublagem tenha começado há pouco, Isabelle Cunha está construindo uma carreira promissora, deixando sua voz gravada em personagens icônicos. 

Em seu TikTok, Isabelle produz conteúdos sobre os personagens que já dublou e compartilha mais de suas experiências na dublagem. Ela já comentou sobre a personagem Lila Barton no filme Vingadores: Ultimato (2019) e também contou como foi dublar Eleven/Onze no volume 1 da quarta temporada de Stranger Things.

@isabellecunhah

Como foi dublar o volume 1 da 4ªT de Stranger Things 🫶🏻🎙️🥰 quem ta com saudades ??? #especialstrangerthings4❤️

♬ som original – Belle Cunha

Já conhecia os dubladores e as dubladoras da lista? Conta pra gente e acompanhe o Entretetizei nas redes sociais — Insta, Twitter, Face.

 

*Crédito da imagem de destaque: divulgação/Entretetizei

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!