Categorias
Entretenimento Livros

Samanta Holtz: três livros para você amar

Samanta Holtz nasceu no dia do livro, 23 de abril, no interior de São Paulo, e como prenuncia seu aniversário escreve romances de tirar o fôlego 

Se você não conhece a autora brasileira Samanta Holtz, esse é o post que vai mudar isso. Nascida no dia do livro, Holtz escreve romances cheios de clichês,  mas nem sempre, e nos faz suspirar a cada página.

O Entretê escolheu três livros dela para te indicar, então bora pegar seu caderninho e anotar os nomes para aproveitar os romances dela assim que possível.

Quando o Amor Bater à sua Porta

Foto: Quando o Amor Bater à sua Porta/Editora Arqueiro

O livro é protagonizado pela Malu, que mora sozinha e é uma famosa escritora de romances.

A vida dela vira de cabeça para baixo quando um estranho bate na sua porta e diz que perdeu a memória e tudo que sabe é que precisava se encontrar com ela.

Apesar do mistério, Quando o Amor Bater à sua Porta é um romance bem leve, com personagens apaixonantes e reviravoltas grandiosas, surpreendentes e uma história para aquecer o coração de qualquer pessoa.

Quero Ser Beth Levitt

Foto: Quero Ser Beth Levitt/Editora Novo Século

Se você só conhece as histórias de órfãos que vivem em mundos mágicos e que foram escolhidos para atravessar universos inteiros para destruir o mal, mas já se cansou disso: esse é o seu livro!

Amelie é a personificação da fofura inevitável e vai te fazer suspirar com a sua história… Ela é órfã e, depois de completar 18 anos, volta para o mundo, – além dos limites permitidos pela diretora do abrigo para meninas onde ela mora. Para além dos muros do orfanato, Amelie realiza muitos sonhos.

De repente, no centro de um filme, com um diretor exigente, uma trama hollywoodiana e vivendo uma amizade surpreendente com o seu ídolo e paixão adolescente, Amelie vai te tirar do chão com seu romance fofinho.

O Pássaro

Foto: O Pássaro/Editora Novo Século

Com tudo que um romance de época pode te oferecer, Holtz nos apresenta Caroline, a filha de um barão. Ela tem a vida dos sonhos que qualquer jovem dama da sociedade poderia querer, mas ela não é como as outras mulheres da sua idade.

Caroline quer ser livre, e depois de conhecer o domador de cavalo Bernardo, ela descobre que eles precisam, juntos, passar por cima da aversão inicial e se unirem para vencerem todos os obstáculos e conquistarem a liberdade tão desejada.

Cheio de mistério e sentimentos inesperados, com muita magia romântica, o cenário e os personagens de O Pássaro vão te carregar para um lugar seguro dentro de si.

Leia mais sobre livros:

Crônicas de Pai: Leo Aversa lança livro em live no Instagram

Resenha | A Garota do Lago

Keri Smith lança versão infantil do sucesso Destrua Este Diário

Resenha | A Última Carta de Amor é um romance de época leve e intrigante

Você já conhece a Sam? Já leu alguma coisa dela? Ou acabou de conhecê-la e agora quer ler todos os livros dela? Conta pra gente em nossas redes sociais:  Twitter, Insta e Face.

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

Categorias
Entretenimento Livros Resenhas

Resenha | Laura Dean Vive Terminando Comigo e a ciranda do relacionamento abusivo

Tendo como tema central relacionamentos tóxicos e abusivos, a HQ possui uma linguagem simples, ilustrações incríveis e lições importantes

AVISO DE GATILHO: RELACIONAMENTO ABUSIVO

[Contém spoiler]

Laura Dean Vive Terminando Comigo é uma história em quadrinhos – ou como alguns preferem chamar, uma graphic novel – da autora de quadrinhos canadense Mariko Tamaki e da ilustradora e quadrinista estadunidense, Rosemary Valero-O’Connell, publicada no Brasil pela editora Intrínseca. A HQ conta a história de Freddy Riley, uma adolescente que está perdidamente apaixonada por Laura Dean, uma garota linda e popular, que vive terminando com ela. 

A história 

Quando as duas começaram a namorar, Freddy se sentiu única e especial, mas, com o passar do tempo, Laura Dean começou a ignorá-la, desaparecer por dias sem dar notícias, traí-la, esnobar suas amizades… E por aí vai. Assim, Laura iniciou um ciclo, ou uma ciranda (uma metáfora incrível que a história traz, pela forma como as duas se conheceram), de términos sem qualquer explicação. Mas sempre que Freddy começa a enfrentar o luto pelo fim do relacionamento, Laura reaparece e as duas acabam juntas novamente.

Figura: Divulgação/Amazon

Os amigos de Freddy também eram constantemente afetados por essa sequência de idas e vindas do relacionamento das duas. Toda vez que elas voltavam, Freddy acabava por deixar os amigos de lado, perdendo coisas importantes da vida deles e colocando Laura sempre em primeiro lugar. Afinal, nessa ciranda, só tinha espaço para duas e a escolhida sempre acabava sendo Laura Dean.

A ciranda do relacionamento abusivo

Quem já viveu um relacionamento abusivo sabe como é e vai se identificar muito com as situações enfrentadas por Freddy. No começo tudo parece tão incrível, você se sente especial, se sente amada. Com o passar do tempo, você acaba ficando em segundo plano, não apenas na vida da outra pessoa, mas na sua também. Tudo acontece muito rápido e, em muitas situações, quem está dentro da ciranda não consegue perceber o que está acontecendo. Acredita que é normal, que é assim que as coisas devem ser, que você deve aceitar e perdoar o que a sua parceira ou parceiro faz, mesmo que aquilo seja extremamente doloroso para você, porque, afinal, vocês se amam e você não consegue se imaginar vivendo sem aquela pessoa. 

Figura: Divulgação/Amazon

Porém, a verdade – que a HQ mostra incrivelmente bem – é que você não precisa da outra pessoa para sobreviver. Por mais doloroso que seja, é necessário interromper o ciclo, ser você a tomar as rédeas da situação. Na história, Freddy recebeu esse conselho de uma vidente que visitou com sua amiga Doodle, mas assim como na vida real, o processo de interromper essa dança, de colocar um fim nessa sequência, foi difícil e angustiante, cheio de altos e baixos, com recaídas e sentimentos controversos

Impressões

A narrativa, feita em primeira pessoa, é cativante e a leitura é incrivelmente fluida. É Freddy quem apresenta a sua história, enquanto escreve um e-mail/carta para a escritora e conselheira amorosa, Anna Vice. Além disso, as ilustrações são lindíssimas e a linguagem é de fácil compreensão, o que envolve os leitores e possibilita que a história seja lida em pouco tempo. Mesmo se tratando de um tema tão sério, a narração é divertida e uma verdadeira lição sobre a dificuldade de se reconhecer como parte de um relacionamento tóxico, sobre a importância da amizade e sobre aceitação

Uma das coisas que eu mais amei na história, é o fato de o relacionamento principal ser um relacionamento LGBTQIA+, mas esse não ser o foco da narrativa.  A história trata com naturalidade o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, tanto para quem lê, quanto com relação à visão dos demais personagens, como os próprios pais de Freddy, sobre o namoro das duas. O ponto central é a relação abusiva e suas consequências para quem a enfrenta, independente de ser um relacionamento heterossexual ou não. 

Para mim, a HQ peca em apenas um quesito: o desenvolvimento dos personagens secundários, como a família e os amigos de Freddy. Mas que não é nada que comprometa a narrativa em si. Mesmo assim, são aspectos que, talvez em uma continuação, possam ser melhor explorados pelas autoras

E você, já leu Laura Dean Vive Terminando Comigo? Se sim, conta para nós o que achou aqui nos comentários e nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e Twitter. Mas se você ainda não leu, tá esperando o que? Por aqui, a gente amou muito e, claro, já favoritou essa HQ!

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Intrínseca

Categorias
Entretenimento Resenhas

Resenha | Jogador Nº 1 e a simplicidade Ernest Cline

O livro mistura aventuras, ficção científica e lições sobre temas sensíveis

 

Com leitura complexa em alguns momentos, Jogador Nº 1 é um livro de ficção científica do autor Ernest Cline, lançado pela primeira vez no Brasil em 2012. Em 2021, a editora Intrínseca lançou uma edição de luxo do livro. 

Sobre o livro:

Em 2045, o mundo é um lugar terrível e, para aguentá-lo, as pessoas se refugiam em uma realidade virtual chamada OASIS, onde podem ser o que quiserem e viver aventuras fantásticas. Mas agora esse universo está em risco devido à Caçada, um concurso que James Halliday, o excêntrico criador do OASIS, formulou para definir quem herdaria sua fortuna e o controle da plataforma. Como milhões de usuários, o adolescente Wade Watts entra na disputa e passa a estudar obsessivamente os anos 1980 — que inspiraram o concurso —, mas funcionários de uma perigosa corporação também entram na disputa, dispostos a tudo pela vitória. Anos passam sem que ninguém consiga desvendar a primeira pista. Até que o nome de Wade aparece no placar. De repente, o mundo inteiro está assistindo, e novos rivais o alcançam. Aos poucos, fica claro para o garoto que a competição virtual tem riscos muito reais e a única forma de sobreviver e salvar o OASIS é ganhando.

Jogador Número Um: Duologia Jogador Número Um – Vol. 1 | Amazon.com.br
Foto: divulgação/Amazon

Minhas impressões:

Preciso começar dizendo que, por não ser totalmente ligada no mundo dos games, não entendi algumas referências citadas no livro. Isso poderia me trazer um desânimo ao ler o exemplar, porém a escrita de Cline é didática e seu estilo descritivo de narrativa me permitiu participar do livro mesmo sendo a primeira vez que eu entrava na história de um Atari.

Por ter referências de Senhor dos Anéis e de alguns outros filmes, Jogador nº 1 me mostrou um novo caminho do mundo tecnológico. Um universo completamente diferente da minha realidade e onde tive a oportunidade de encontrar uma realidade paralela em que fiz descobertas e consegui ver as coisas com clareza. E, mesmo sendo um livro descritivo em vários pontos, é muito interessante e não fica cansativo.

Se você não tem interesse por games ou acha o assunto chato, pode ter certeza que eu te entendo e até a leitura desse livro compartilhava da mesma opinião. Mas, posso afirmar que o Jogador Nº 1 vai te surpreender e, como já disse, o livro apresenta uma ótima perspectiva de experiência pessoal do personagem, além de um excelente narrador.

Wade Watts tem 18 anos e é muito inteligente. Ele encontrou no OASIS, assim como a maioria dos jovens, um lugar para chamar de seu. Assim que o testamento de Halliday se tornou público ele virou um caça-ovos, pois era sua chance de mudar de vida e sair do local onde morava com dezenas de pessoas. Sendo contrário à maioria dos outros caçadores, Wade não desistiu com o passar dos anos e mesmo cinco anos depois ainda estava à procura. O garoto usou cada minuto que tinha de sobra para pesquisar sobre a vida do criador, jogar seus jogos preferidos, assistir seus filmes, ler seus livros, buscando pistas que pudessem lhe ajudar. Através de sua voz, conhecemos sua jornada no tempo.

Duologia Jogador Número Um ganha edição de luxo - Editora Intrínseca
Foto: divulgação/Intrínseca

No entanto, Wade não é o único personagem com destaque. A trama apresenta outros personagens, entre eles o melhor amigo de Wade e Art3mis, uma das mais famosas jogadoras. E, como não poderia faltar, temos o vilão da história, representada por uma corporação que quer vencer o jogo para tomar poder sobre o OASIS e monetizar tudo, cobrando taxas para uso, limitando acessos e expulsando aqueles que não tem dinheiro nem pra viver do lado de fora. 

Nas mais de 400 páginas do livro, vemos velhos jogos, entramos para dentro de mundos completamente novos, visitamos planetas, compartilhamos filmes antigos e caminhamos ao lado de Wade por situações que vão de zerar um game a um medo do mundo real

momentos de humor, mas também temos questões importantes sendo retratadas como bullying, preconceito e abandono familiar. A ganância e a fuga de realidade são tópicos constantes. Confesso que fiquei com vontade de conhecer o OASIS e, ao mesmo tempo, lembrava que tudo se passava numa realidade virtual.

Conclusão, Jogador nº 1 foi uma ótima e diferente experiência de leitura e eu super recomendo o livro, mesmo que você não tenha afinidade com o mundo dos games.

 

E você, já leu ou pretende ler Jogador Nº 1? Conta para a gente tudo lá no Twitter, Insta e Face do Entretetizei. E nos acompanhe para ficar por dentro do melhor do mundo do Entretenimento.

Para outras resenhas do Entrete clique aqui.

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/ Intrínseca

Categorias
Cinema Entretenimento Livros

Fazendo Meu Filme: conheça o elenco da adaptação dos livros de Paula Pimenta

Fazendo Meu Filme tem direção de Pedro Antônio e Paula Pimenta também assina o roteiro 

Categorias
Inválida Música

Madonna: 7 performances icônicas ao longo das décadas

Para comemorar o aniversário da rainha do pop, o Entretetizei separou momentos marcantes da artista nas últimas 4 décadas

 

Madonna Louise Veronica Ciccone, ou simplesmente Madonna, está fazendo 63 anos nesta segunda (16). Sendo do signo de leão, a diva vem agraciando o público com grandes hits desde os anos 80. São, até o momento, 14 álbuns de estúdio, 17 participações em filmes (seja  como atriz, dubladora ou sendo o foco de um documentário) e sete Grammys.

Não é um exagero em dizer que ela é uma das principais figuras da indústria musical e da cultura pop de todos os tempos. 

Madonna saiu de Nova York para conquistar o mundo, mas a vida de estrela não foi conquistada por um caminho fácil. Com problemas pessoais e escândalos, a estrela teve que superar muita coisa para ser quem é hoje – e também teve que ouvir muitas vezes que ela poderia arruinar sua carreira. 

Desde o uso do crucifixo como um acessório, o vídeo de Like a Prayer com um Jesus negro, a canção Papa Don’t Preach e sua mensagem, além de todas as suas canções mais sensuais – e todo o álbum chamado Erotica -, acabaram por enfurecer até mesmo a Igreja Católica. Isso sem contar todo o apoio para a comunidade LGBTQIA+ e seu importante papel para o combate da desinformação sobre o HIV, Madonna nunca fugiu de uma luta. 

Pela sua coragem, determinação e por abrir portas no cenário da música pop, inspirando artistas como Britney Spears, Miley Cyrus e Lady Gaga, a artista ditou muitas tendências e criou diversos momentos icônicos. 

Para comemorar seu aniversário, o Entretetizei preparou uma lista destacando sete performances memoráveis da rainha do pop. Vamos conferir?

MTV Awards 1984: 

O primeiro VMA da MTV não poderia ter tido uma melhor primeira edição! Madonna estava no início de sua carreira e foi um dos assuntos mais comentados daquela noite, já que ela chegou a performar seu hit, Like a Virgin, em um vestido de noiva – e até tinha um enorme bolo de casamento no palco. 

Muitos afirmaram que tal performance foi muito “picante” para um programa de TV e que isso poderia prejudicar sua carreira, mas nada parou a artista. E foi justamente alguns meses depois, com seu segundo álbum – que tem o mesmo nome da faixa performada naquela noite -, que ela atingiu o estrelato

MTV Awards 1989: 

Cinco anos depois e mais dois álbuns lançados, Madonna voltou para o palco do VMA para fazer uma das melhores performances da sua carreira, para a poderosa faixa Express Yourself. Com uma baita coreografia, ela comandou o palco naquela noite!

MTV Awards 1990: 

Vogue é uma música que não precisa de introdução nem no ano de 2021 e nem em 1990. Madonna foi a artista com mais indicações nesta edição da premiação, e para canalizar a essência do clipe lançado, a artista apostou em um show totalmente performático e com a coreografia bem marcada. 

Inspirada no filme Ligações Perigosas, todo o cenário e figurino remetiam à opulência francesa do século 18. 

Oscar 1991:

A canção Sooner or Later, criada pelo lendário compositor de musicais da Broadway  Stephen Sondheim, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original naquela noite. Madonna foi convidada para performar naquela noite, e ela não decepcionou: apareceu no local com um vestido estonteante, parecendo uma diva da Hollywood clássica. E além disso, ela simplesmente apareceu com Michael Jackson, como par naquela noite. Que poder!

MTV Video Music Awards de 2003:

19 anos depois da primeira apresentação da canção, Britney Spears e Christina Aguilera subiram ao palco do VMA para performar Like a Virgin, também vestidas de noivas. O que aparentava ser apenas uma homenagem à rainha do pop acabou ganhando uma surpresa: Madonna saiu de dentro do bolo vestindo um termo, representando o noivo do casamento. Então, ao cantar a música Hollywood, beijou as duas artistas antes de chamar  Missy Elliot para o palco. Com a reação das pessoas na plateia – e ao redor do mundo – agora este é um dos momentos mais memoráveis da cultura pop

Super Bowl Halftime Show 2012:

Depois de grandes nomes como Prince e Michael Jackson comandarem o show que acontece durante o intervalo da final do campeonato de futebol americano – o evento mais assistido nos Estados Unidos – somente em 2012 a Madonna foi chamada. Com participações especiais de Cee Lo Green, LFMAO, M.I.A e Nicki Minaj, a artista performou os seus maiores hits e foi a porta de entrada para grandes produções de outras divas pop no Super Bowl, como as futuras apresentações de Katy Perry e Lady Gaga. 

Billboard Music Awards 2019: 

Agora, com mais de 40 anos de carreira, Madonna se reintroduziu ao mercado musical com o Madame X, um álbum muito inspirado na sonoridade portuguesa – e até tem um feat com a Anitta em um cover de Faz Gostoso. Durante essa área, a artista optou por fazer shows mais intimos em teatros, mas não deixou de performar o single Medellín, parceria com Maluma

Além do carisma de sempre de Madonna, o que chamou a atenção no palco foi o uso de hologramas como dançarinos, o que marcou a premiação com essa apresentação muito a frente do seu tempo em relação às tecnologias utilizadas. 

Qual performance da Madonna é a sua preferida? Conta pra gente nas nossas redes sociais (Twitter, Insta e Face) e nos siga  para ficar por dentro de tudo do mundo da música e do entretenimento!

*Crédito da foto de destaque: Divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!