Listamos três motivos para você assistir aos 40 episódios do drama chinês
Mu Zhuohua (Jing Tian) é a sétima filha do homem mais rico de Jiangnan. Como sua mãe era concubina, Mu Zhuohua é considerada ilegítima. Embora sua família tenha traçado o roteiro de sua vida, que é o casamento com um homem escolhido por eles, não percebem que a agressiva Mu Zhuohua tem outros planos para si mesmo. Ela é motivada e determinada em sua paixão pelo estudo e também é uma médica qualificada, o seu único objetivo é prestar o exame civil da província e servir na capital. No dia em que seu pai toma sua 18ª concubina e começa a contagem regressiva para seu casamento com o magistrado da cidade, Mu Zhuohua foge de casa.
Ao desembarcar na capital, ela conhece o enigmático general Liu Yan (Feng Shaofeng). Pensador progressista e líder por excelência, ele se sente oprimido pela derrota em uma batalha. Ele busca justiça porque sabe que há conspiradores ao seu redor,forma uma aliança improvável e egoísta com Mu Zhuohua, até que o Cupido ataca. Mas será que esses dois indivíduos independentes e fortes conseguirão realizar seus sonhos? Aqui estão três motivos pelas quais A Lenda de Zhuohua é uma saga épica que deveria estar na sua lista:
Um enredo progressivo
A Lenda de Zhuohua se afasta dos habituais dramas de época, onde vemos o desamparo das suas protagonistas femininas, sobrecarregadas pelos ditames do seu tempo e contando com o valor dos seus homólogos masculinos para as salvar. A personagem Mu Zhuohua enfrenta as adversidades e a discriminação para se estabelecer numa sociedade dirigida porhomens. Ela é astuta, perspicaz e inteligente. Sem recuar diante dos desafios, ela questiona a sociedade e suas práticas ultrapassadas. São as ideias progressistas de Liu Yan que permitem que as mulheres participem nos assuntos governamentais, e ele incentiva Mu Zhuohua em sua busca para fazer o exame metropolitano.
O drama questiona como as mulheres não deveriam apenas ter direito à educação, mas também à liberdade de escolha quando se trata de casamento e da situação das cortesãs. Zhuohua está ciente de que na sociedade ela sempre será considerada uma filha ilegítima, mas ela não quer que seu nascimento decida o seu destino. Sua mãe, que a ensinou a ser independente, inculcou nela o amor pelo aprendizado. Ciente de que não tem muitas chances em uma configuração patriarcal, ela está disposta a correr esse risco. Liu Yan também é um socialista que acredita na capacitação das pessoas comuns e no trabalho para o seu bem. Ele é um homem em conflito e que luta contra seus demônios interiores, mas não perde de vista sua missão. É revigorante ver duas lideranças muito fortes, opinativas e resilientes como iguais, enfrentando o resto do mundo.
Uma protagonista feminina destemida
Mu Zhuohua é ambiciosa. Ela é corajosa, articulada e, apesar de sua educação conservadora, desafia o próprio sistema que ameaça escravizá-la. Uma jovem autossuficiente, ela usa suas habilidades como médica para tratar exatamente as pessoas a quem é negado tratamento, neste caso, cortesãs. “Fora o velho, venha o novo”, ela anuncia com confiança à sua companheira de confiança. Ao fugir de suas núpcias forçadas e chegar a uma nova cidade, ela não fica sobrecarregada. Sua auto confiança é contagiante e ela se lembra das palavras de sua mãe sobre como somente a educação a ajudaria a aprender o certo e o errado. Ao contrário dos seus pares, ela recusa-se a ter o fardo de encontrar um pretendente, mas prefere um lugar na gestão dos assuntos públicos.
É uma mudança ter uma heroína que desafia o arquétipo das mulheres normalmente visto em dramas de época. Ela se considera igual ao seu homólogo masculino, embora a sociedade veja seu gênero através das lentes do preconceito. Nela também encontramos a voz de uma mulher que quer empoderar outras mulheres e não enfraquecê-las para ganhar favores daqueles que estão no poder. É o desempenho desinibido de Jing Tian que acrescenta coragem a Mu Zhuo HuaZhuohua, tornando-a uma personagem interessante.
Casais memoráveis
Um casal improvável, embora lide com os seus próprios problemas e complexos, o casal principal está unido na sua missão, que é ajudar aqueles que os rodeiam. Mu Zhuohua é corajosa e peculiar em sua visão da vida, enquanto Liu Yan é sombria e séria, oprimida por sua busca por justiça. Embora inicialmente os dois se unam para ajudar a alcançar seus objetivos individualistas, eles percebem que o resultado final é o mesmo: ambos querem fazer a diferença. Mu Zhuohua responde que, como médica, ela não discrimina seus pacientes, e Liu Yan, apesar de seu comportamento rígido, é uma alma sensível que é sincera em capacitar todos ao seu redor.
Enquanto os dois se encontram juntos, Liu Yan, embora protetor em relação a Mu Zhuohua, nunca a impede quando se trata de suas decisões, o que lhe dá sólidos pontos de brownie. Uma história de amor fofa, mas madura, a relação entre os dois é de dois iguais. E embora A Lenda de Zhaohua seja um pouco longo, com 40 episódios, ainda vale a pena assistir.
A Lenda de Zhuohua está disponível no Viki.
Qual o seu c-drama favorito? Conta pra gente! Siga o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para ficar por dentro de outras notícias.
*Crédito da foto de destaque:reprodução/ Viki