BaianaSystem e Tropkillaz trazem a ‘mosca’ de Raul Seixas para pousar em outra sopa

O KillazSystem, projeto que une os dois grupos, convidou os rappers Dog Murras e Vandal para o seu single de estreia

Capa A Mosca – Imagem: KillazSystem/Divulgação

Com a mesma vontade de Raul Seixas de provocar reflexões e denunciar as mazelas sociais, A Mosca, canção inédita de BaianaSystem e Tropkillaz, pousa sob problemáticas da atualidade, trazendo um sample de Mosca na Sopa, clássico do roqueiro baiano.

Disponibilizada nas principais plataformas digitais na última quinta-feira (22) pelo selo Máquina de Louco, a música foi o pontapé inicial do KillazSystem, uma fusão sonora amplificada entre o jeito inovador do BaianaSystem e as batidas do Tropkillaz. 

Ouça aqui A Mosca

A Mosca conta com mais duas participações de peso, responsáveis por incrementar a sua postura crítica: Dog Murras, cantor, escritor e ativista pelos direitos do povo da Angola, e Vandal, um dos grandes nomes do rap baiano, que carrega em seu currículo outras parcerias com o BaianaSystem.

“A fome não mente/A dor intensifica quando a gente se exprime/Nossa revolta não tem bala que reprime” é um dos trechos potentes da faixa, que está recheada de referências a movimentos sociais e culturais e a manifestações artísticas

O single saúda o cinemanovista Glauber Rocha, ao citar seu filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, uma obra crítica à postura da elite coronelista frente à fome que assolava o sertão nordestino no começo do século XX. “Era Deus e o diabo na terra do sol/ E o menino na rua sem lençol/Frente a frente/ Tete a tete” recorre ao passado, colocando-o de cara com  a permanência de feridas sociais no Brasil atual.

Foto: reprodução/Entertainment One Films

A luta contra o racismo e a violência urbana, o empoderamento negro, e a busca pela valorização da cultura também são clamados em A Mosca. O cenário proposto é realçado pelas participações da canção, que caíram como um bom tempero nessa sopa. Os rappers convidados unem em seus discursos os guetos de Salvador e Luanda, mostrando com propriedade suas realidades e como a cultura pode transformá-las. 

A estreia do KillazSystem trouxe a combinação de uma letra insurgente, cantada por Dog Murras, Russo Passapusso e Vandal, com remixes e sonoridade inflamatórios, comandados por Ícaro Sá (Percussão), Luciano Scarlercio (Mix e Master), João Meirelles (Synth modular), Junix 11 (Guitarra), Roberto Barreto (Guitarra Baiana), SekoBass (Programação, samples, beat, efeitos e baixo) e pela dupla do Tropkillaz (Programações, edição e efeitos).

SekoBass, Laudz, Roberto Barreto, Zegon e Russo Passapusso – Foto: Filipe Cartaxo

Rememorar Raul Seixas e Mosca na Sopa é um grande ingrediente dessa faixa. As obras deixadas pelo cantor e o seu jeito irreverente dialogam bastante com o caldo pulsante do BaianaSystem. Raul foi o grande pioneiro do rock baiano, misturando tambores e guitarras, Elvis e Luiz Gonzaga, em um tempo em que o rock ainda tinha um caráter purista. Assim como o roqueiro, o quarteto inova e cria misturas. O grupo explora diferentes formas de usar a guitarra baiana para saudar suas origens, brincar e denunciar problemas da sociedade com um jeito único. 

A Mosca aterrissou para questionar um Brasil bagunçado, com muitas feridas à mostra. Com um caráter que desafia o status quo, a canção chega cutucando as chagas do país e ansiando por intervenções para curá-las. 

killazsystem

O KillazSystem é um EP que solidifica a parceria entre o Baiana System e o Tropkillaz, encontro que já vinha acontecendo em algumas canções do grupo baiano lançadas anteriormente, como Saci e Cabeça de Papel. O lançamento de A Mosca é apenas o primeiro passo do projeto, que pretende compor novas faixas e agregar muitas participações.

O que vocês achou da estreia de A Mosca? Comente com a gente nas outras redes do Entretetizei – Insta, Face e Twitter.

*Crédito da foto de destaque: Filipe Cartaxo e GG. Di Martino.jpg

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!