Produção acompanha o cotidiano de ex-jogadoras da Seleção Brasileira Feminina de Futebol
As Primeiras é um documentário que vai mostrar a trajetória da primeira Seleção Brasileira Feminina de Futebol nos anos de 1980 e 1990. Estará em cartaz em São Paulo – SP entre os dias 10 a 16 de abril, no Espaço Petrobras de Cinema, localizado na Rua Augusta, 1.475. Além disso, também vai contar com uma pré-estreia gratuita no dia 7 de abril, segunda-feira, às 19h. Logo após, no dia 17 de abril, entra no streaming da Claro TV e Vivo Play, seguido da estreia no Canal Brasil, no dia 17 de maio.

A produção terá os depoimentos de Elane dos Santos Rego, Leda Maria Cozer Abreu, Maria Lucia da Silva Lima (Fia), Marilza Martins da Silva (Pelé), Marisa Pires Nogueira, Roseli de Belo e Rosilane Camargo Motta (Fanta). Bem como acompanha a rotina de cada uma delas, na qual refletem sobre planos sonhados, memória, escolhas e envelhecimento.
Dessa forma, o documentário mostra como o laço de uma amizade de décadas se apresenta através de um cuidado mútuo cheio de afeto e humor ácido, ao mesmo tempo que subverte, com coragem e irreverência, o apagamento da importância das primeiras jogadoras da seleção no país do futebol.
Visto que na época em que jogaram pelo time da CBF, o retorno financeiro que tiveram foi pouco. Por consequência, se fez necessário buscar novos caminhos e novos sentidos para a rotina pós vida dentro do campo interrompida. Hoje, a maioria delas vive de trabalhos informais.
Direção da produção

A direção é de Adriana Yañez (Um Crime Entre Nós, 2020), que aborda um tema pouco conhecido pelo público brasileiro. Segundo ela, “As Primeiras é uma história sobre a amizade feminina, sobre memória e sobre a capacidade dessas mulheres de reconstruir suas vidas apesar das injustiças que sofreram”.
Na época, essas ex-jogadoras começaram a praticar o esporte quando ele ainda era proibido para mulheres. “É também um resgate histórico que reconhece a importância que elas têm para o futebol feminino, buscando a reparação de um apagamento de quatro décadas”, complementa.
A première mundial foi na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, conquistando o prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular. Também recebeu a mesma premiação no 14º CineFoot – Festival de Cinema de Futebol e, além disso, participou do Festival de Jeonju na Coreia do Sul e seleção de eventos no Canadá, Espanha, Irlanda, Itália, República Tcheca e outros países.
Veja o trailer:
Você gosta de futebol? Comente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.
Leia também: Museu da Língua Portuguesa abre nova exposição
Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho