Além de Superman: conheça outros personagens LGBTQIA+ do mundo dos quadrinhos

Após a polêmica envolvendo o novo quadrinho do Superman, separamos seis personagens que também são LGBTQIA+

A quinta edição de Superman: Son of Kal-El, que se tornou extremamente polêmica e conhecida antes mesmo de seu lançamento, foi lançada em novembro. Acontece que neste quadrinho, Jon Kent, o filho de Clark Kent e atual Superman, se assume bissexual

Essa revelação causou um super barulho na internet, tanto para o lado negativo quanto para o lado positivo. Como lado negativo, vivenciamos o caso de homofobia do jogador de vôlei Maurício Souza e as ameaças de morte aos ilustradores do quadrinho

A explosão de vendas dos exemplares, que levou a DC Comics a reimprimir diversas cópias, que, mesmo não tendo sido lançadas na época, bateram recordes de vendas e, o mais importante, apresentar diversidade portando o selo DC Pride, usado pela editora para celebrar seus personagens LGBTQIA+, trazem o lado positivo de toda essa história.

Por isso, hoje, o Entretetizei traz uma lista de seis outros personagens da DC Comics e Marvel Comics que também são LGBTQIA+. Confira:

Loki 

Personagens LGBTQIA+: Loki
Foto: divulgação

Loki, irmão e vilão dos filmes do Thor e do primeiro Vingadores, é uma pessoa de gênero fluido, ou seja,  ele transita entre as identidades de gênero. Isso rola porque Loki, assim como outros personagens dessa lista, é capaz de mudar de forma. Por esse motivo, o vilão já foi visto como bissexual, pansexual e transgênero, podendo ser visto em forma de mulher e de homem.

Recentemente, a série Loki (2021) declarou o personagem bissexual em uma conversa com a personagem Sylvie, sua versão feminina de um outro universo. Vale lembrar, também, que durante a saga do Pecado Original, Odin reconhece Loki como filha e filho, ao mesmo tempo. 

Arlequina

Foto: divulgação

Arlequina é mais conhecida por ser a namorada do Coringa. Porém, o que nem todo mundo sabe é que ela é bissexual. A personagem foi criada para ser capacho do palhaço, o que realmente aconteceu por anos, mostrando um relacionamento altamente abusivo nos quadrinhos

O que acontece em Aves de Rapina: Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa realmente aconteceu nos quadrinhos, mas de uma forma diferente. Após longos anos em um relacionamento com o Coringa, Arlequina finalmente consegue sair da relação tóxica com a ajuda de Hera Venenosa, com quem mais tarde passa a se relacionar.

O filme Esquadrão Suicida (2016), que mostra um Coringa apaixonado e disposto a qualquer coisa por sua amada Arlequina, não tem fidelidade nenhuma com os quadrinhos. Já o filme de Aves de Rapina e a série Harley Quinn, são extremamente fiéis a sexualidade da personagem trazendo, inclusive, seu romance com Hera na série animada. 

Mulher-Maravilha

Personagens LGBTQIA+ Mulher Maravilha
Foto: divulgação

Diana veio de uma sociedade apenas de mulheres, Themyscira. Por isso, durante anos, os fãs de Mulher-Maravilha se perguntavam sobre a sexualidade da heroína. Em 2016, o criador Greg Rucka confirmou que a Mulher-Maravilha já se apaixonou e se relacionou com mulheres, mas não definiu uma sexualidade para ela: “Uma Amazona não olha para outra Amazona e diz ‘Você é gay.’ Elas não fazem isso. O conceito não existe”, afirmou Rucka.  

Pela popularidade da personagem, é óbvio que a revelação causou um super impacto nos fãs, mas a verdade é que não alterou em nada a essência e a força da Mulher-Maravilha. No universo cinematográfico, ainda não foi abordado a questão da sexualidade de Diana, porém, os fãs fazem campanhas pedindo que a bissexualidade da heroína seja retratada na franquia estrelada por Gal Gadot.

Deadpool

Foto: divulgação

O anti-herói Deadpool é um dos preferidos dos quadrinhos e, desde 2016, dos cinemas. A principal e mais amada característica dele são as piadas de duplo sentido que rolam com os personagens e o próprio público, quebrando a quarta parede. Por conta disso, o personagem é sempre visto paquerando seus adversários e companheiros, independente do gênero. Alguns roteiristas afirmam que Deadpool é pansexual. Porém, um dos criadores, Fabian Nicieza, afirma que o personagem não tem uma sexualidade definida e que a orientação sexual de Deadpool muda a toda hora, caracterizando uma sexualidade fluida.

Apesar da incerteza em relação a sexualidade de Deadpool, uma coisa é certa: o personagem sofre muito com queerbaiting e queer coding. Ou seja, as cenas de romances homoafetivos nunca se concretizam de verdade. Além disso, por diversas vezes ele se encontra em roupas femininas e em posições ou situações geralmente atribuídas a mulheres.  

No universo cinematográfico, o mais próximo que Deadpool (Ryan Reynolds) chegou em mostrar sua pansexualidade ou sexualidade fluida foi a química extremamente forte que compartilhava com o personagem Colossus, no filme Deadpool 2 (2018). 

Mística 

Foto: divulgação

Mística é mais uma personagem que é capaz de mudar sua forma. Porém, a vilã dos X-Men é bixessual. Embora a sexualidade da personagem tenha sido evitada por muitos anos nos quadrinhos, em Uncanny X-Men #265 foi confirmado ao público o relacionamento dela com Irene Adler, a vidente Destino. As duas tiveram um relacionamento longo e, inclusive, foram mães adotivas da mutante Vampira. Mesmo que já tenha se relacionado com diversas figuras masculinas, como o Wolverine, Deadpool e o Homem de Gelo, o amor da vida da Mística sempre foi Irene.

Ela é mãe biológica do mutante Noturno, porém, segundo o criador da personagem, Chris Claremont, Mística seria originalmente pai do Noturno. Ele seria filho da Mística com Irene, mas a história acabou sendo descartada por ser muito polêmica

Mulher-Gato

Personagens LGBTQIA+: Mulher-Gato
Foto: divulgação

Não é novidade que Selina Kyle, a Mulher-Gato, tem sua sexualidade questionada. A anti-heroína da DC Comics é bissexual e só teve essa confirmação no ano de 2015, pela roteirista Genevieve Valentine. O primeiro beijo entre a Mulher-Gato e outra mulher ocorreu de forma inesperada, o que acabou sendo uma surpresa para Selina

Desde o começo, a história da Mulher-Gato sempre esteve atrelada com a história do Batman, já que os dois têm uma relação de amor e ódio. Quando a roteirista fez a revelação nada surpresa sobre a personagem, ela afirmou que, mesmo quando ela está com mulheres, seu coração se mantém aberto ao homem morcego.

 

Esses foram alguns outros personagens LGBTQIA+ do universo dos quadrinhos, além de Superman. Você lembrou de mais algum? Comente com a gente lá nas nossas redes sociais Insta, Face e Twitter.

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!