Rosa: disco solo de Samuel Rosa é lançado

O álbum está disponível nos streamings e conta com dez faixas que exalam brasilidades

Um dos discos mais aguardados do meio musical já está entre nós! Rosa é o nome escolhido para o primeiro disco solo de Samuel Rosa. O primeiro trabalho do músico desde o fim da banda Skank foi lançado ontem e já está disponível nas plataformas digitais, para aqueles que desejam matar a saudade das composições de um dos maiores músicos da história nacional.

 

Foto: divulgação/Lorena Dini

Com o intuito de dar tom e personalidade para o disco, os fãs já são impactados com a da capa do álbum. De autoria de Stephan Doitschinoff, a arte faz referência às músicas que estão em seu repertório por meio de figuras muito bem trabalhadas e que sintetizam o projeto.

Em um disco recheado de simbolismos, o título Rosa faz alusão ao próprio músico, consolidando a ideia de continuidade em seu legado. A inspiração para o projeto foi explorar a figura de Samuel Rosa em sua essência e facetas, enquanto cantor e compositor. Com músicas inéditas cheias de personalidades e letras que beiram o lirismo – assinatura musical de Samuel, o álbum é uma verdadeira obra de arte que cativa os ouvintes. 

As faixas do álbum contam com a influência de diversos gêneros musicais como o pop, a bossa nova e a MPB. Para quem já era fã de carteirinha do Skank é possível perceber que o músico manteve as raízes das conhecidas e amadas canções da banda que embalaram gerações.

Conheça um pouco mais sobre as músicas

Disciplina e introspecção. Esses foram os principais recursos utilizados por Samuel Rosa para compor as faixas que dariam corpo ao seu primeiro disco solo. As canções transitam pela atmosfera dos clássicos brasileiros, contando inclusive com a influência de veteranos da música, como Erasmo Carlos e Jorge Ben Jor, em uma mistura pra lá de diversa. 

Segue o Jogo foi a primeira faixa a ser lançada, em 7 de junho. O músico ainda cantou o single pela primeira vez durante sua apresentação no Festival João Rock, levando o público ao delírio. A canção é espelhada em outra música do disco: Não Tenha Dó também fala sobre o desamor. Diferentemente de Segue o Jogo, na qual o término de um relacionamento é apresentado de forma leve, nessa o eu lírico exala as dores da separação. 

Já em Me dê você, retoma uma parceria antiga com Carlos Rennó. A melodia carrega traços de nostalgia e remete a faixa Jackie Tequila do disco Calango, lançado em 1994. Ciranda Seca é presenteada com uma letra cheia de personalidade e que fala sobre a fortaleza da mulher brasileira. A música foi feita para a personagem Dinorah, da série Cangaço Novo, que foi renovada para uma segunda temporada e está disponível no Prime Video. 

A canção Rio Dentro do Mar é uma metáfora: sua construção partiu de uma percepção pessoal de Samuel Rosa, que, ao observar o mar, notou que as correntes nele formadas se assemelham aos rios. O arranjo da música também desperta algo de conhecido – a similaridade com a melodia do sucesso Dois Rios é inegável.

Foto: divulgação/Lorena Dini

Em sua nova formação, além de Samuel, a banda mescla músicos novos e mais antigos que, apesar das diferenças, trabalham em perfeita harmonia. É nessa estrada que o músico iniciou sua turnê em maio, continuando com apresentações até o segundo semestre deste ano. O projeto promete entregar um repertório recheado de sucessos, desde os mais conhecidos pelos fãs do Skank até as canções inéditas do disco Rosa. 

Assim como em diversas outras músicas de sua carreira, Samuel Rosa apresenta um disco recheado de pérolas, que irão marcar as mais diversas memórias de seu público por mais algumas gerações. Para os fãs do Skank e apaixonados pela boa música brasileira, vale favoritar a playlist e ouvir muito para se emocionar e escolher suas canções favoritas. 

 

E aí, qual faixa do disco você mais gostou? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei (Insta, Face e X) e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento.

 

Leia também: Baco Exu do Blues lança EP Fetiche acompanhado de curta-metragem

 

Texto revisado por Karollyne de Lima

 

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!