Escuta Festival celebra a produção cultural e criativa das periferias do Rio de Janeiro

 4ª edição do evento presencial e gratuito inclui shows, performances e cinema com piscina aberta nos dias 20, 21 e 22 de janeiro

 

Após dois anos em que a pandemia impediu a realização de edições totalmente presenciais, em 2023, o Escuta Festival evidencia o encontro e a presença a partir de uma curadoria que propõe diálogos sobre a diversidade cultural, de gênero, sexualidade e também a potência da intergeracionalidade. 

Foto:Divulgação

O festival é uma ação que há três anos reúne artistas, realizadores, criadores, produtores, fazedores culturais e interessados na cena cultural e no ativismo da metrópole fluminense. A programação reúne atividades de múltiplas linguagens, considerando a diversidade de territórios da cidade.

 

A equipe de curadoria do festival formada por Taísa Machado, Renata Tupinambá, Tom Grito e Lorran Dias, propõe repensar estruturas tradicionais de eventos, procurando trazer formatos mais afetivos e intimistas para as atividades.

 

Será possível assistir a programação de filmes de dentro de uma piscina do IMS Rio ou participar de uma conversa em que o público e pessoas convidadas partilham papo e comida na mesma mesa. Nesta edição, a poeta, rapper, slammer Carol Dall Farra é a mestra de cerimônias que irá fazer a costura dos dias do evento.

Foto:Divulgação

Ao longo dos três dias de programação, serão exibidos filmes experimentais na piscina do IMS, realizados majoritariamente por artistas e cineastas do Rio de Janeiro, sobretudo em territórios periféricos.

As atividades começam dia 20 de janeiro, sexta-feira, a partir das 15h, com quatro artistas que sairão dos seus territórios em diversos pontos da metrópole rumo ao IMS, narrando seus trajetos através de lives no instagram, terminando em uma performance presencial às 16h. A programação segue com cinema, apresentações artísticas e microfone aberto ao público presente.

 

No dia 21, sábado, o Escuta começa mais cedo, às 12h, com vivências, sessão de cinema na piscina, um baile com diversas categorias e shows com nomes que estão despontando no funk carioca. 

Foto: Divulgação

 

E, para encerrar, no dia 22, as atividades têm início às 11h e contam com troca de ideias, mesa posta, piscina aberta e muito samba no pé.

Escuta Festival

20, 21 e 22 de janeiro (sexta, sábado e domingo)

Evento presencial e gratuito

Endereço: IMS Rio – R. Marquês de São Vicente, 476 – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22451-040

 

Confira a programação completa do evento:

Todos os dias – Feira Crespa

A Feira Crespa é uma ação afirmativa itinerante que tem como objetivos principais a valorização da mulher negra e estará na programação dos três dias do Escuta Festival garantindo a comida boa, os trajes de banho e muito mais para o público

20/01 (Sexta) 

  • 15h às 16h – Performance 4 Ventos: Abi Poty, Gênesis, Pedro Rocha e Lucas Ururah trazem suas experiências para uma performance coletiva e experimental.
  • 17h às 18h – Sessão Coragem: Formas em Fluxo: Manhã de Domingo (2022), dirigido por Bruno Ribeiro.
  • 18h às 20h – Sarau Anticiclone: Jefferson Placido e seu IraJazz em uma experimentação “Jam Session” de improvisos poéticos e musicais, além de uma performance da curadora e artista Taísa Machado.

21/01 (Sábado)

  • 12h às 13h30 – Vivência Ballroom Mercado Sul: O lendário Papi Guajá Onijá, Father da House Onijá, pertencente ao povo Guajajara, traz uma conexão ballroom indígena-originária no Rio de Janeiro.
  • 14h às 16h – Sessão Coragem: Formas em Fluxo: EDNA (2018), dirigido por Edna Lúcia de F L Toledo; Meu Universo Corpa (2022), dirigido por Paulo Victor Lino e Wallace Lino; Podemos Ser Mais do que Imaginamos Ser (2022), dirigido por Sabine Passareli e Vicente Baltar.
  • 16h às 18h – Mini Baile de Guerrilha:  A cena Ballroom carioca oferece seu baile na piscina do Instituto Moreira Salles. A Casa de Onijá RJ, representada por Aurora Onijá e Papi Guajá Onijá, apresenta a Ball nas categorias: Trans Face, Runway + Best Dressed, Vogue Ota e Categoria Surpresa.
  • 18h às 19h30 – Mostra de Música Ilu Cidade: potências do funk e trap do Rio de Janeiro celebram um encontro com artistas indígenas e negros que movimentam e alimentam a cidade com muito Ilu e a palavra yorubá.

 

22/01 (Domingo)

  • 11h às 13h – Feira de Trocas Exusíacas: O Escuta Festival irá selecionar três projetos artísticos e culturais, em fase inicial, para o processo de Orientações da Feira de Trocas Exusíacas. Um deles será selecionado para receber mentorias com profissionais indicados pelo IMS.
  • 13h às 15h – Ajeum: artistas, público e equipes do Escuta e do IMS discutem temas como Juventude de Terreiro, Intolerância Religiosa, Juventude Indígena Favelada, Arte Indígena e O Lugar das Crianças na construção de encontros culturais.
  • 15h às 15h30 – Toré: performance de canto e dança tradicional de povos originários do nordeste, que une dança, música, brincadeira e espiritualidade. 
  • 16h às 17h – Sessão Coragem: Formas em Fluxo: Entre a Colônia e as Estrelas (2022), dirigido por Lorran Dias.
  • 17h às 18h30 – Roda de Samba Nó na Madeira: A roda encerra a quarta edição do Escuta Festival, celebrando o reencontro, o olho no olho e os abraços que só os cantos desse ritmo são capazes de promover.

 

O que achou do festival? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook

 

Leia também: https://entretetizei.com.br/amazon-music-sera-o-player-oficial-do-rep-festival-2023/

 

*Crédito da foto de destaque: 

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!