Confira algumas vilãs do cinema que marcaram a história da indústria cinematográfica e até hoje são lembradas pelo público
Já estamos em 2025, mas, ao longo da história, tivemos antagonistas manipuladoras, assustadoras e estilosas que roubaram a cena nas telonas e marcaram o público para sempre.
Bom, sem enrolação, vamos relembrar algumas divas malvadas do cinema.

Estampando o mal… literalmente
Talvez você fique em dúvida, mas eu estou falando da icônica Cruella De Vil (Glenn Close), dos filmes 101 Dálmatas (1996) e 102 Dálmatas (2000). Nos dois longas, ela é a excêntrica estilista de moda que costumava criar casacos chiquérrimos com peles de animais.
Além disso, como estava investindo em uma nova linha, queria usar uma pelagem mais macia e leve, sendo do mesmo tipo dos vira-latas. Como Anitta (Joely Richardson), sua funcionária, junto com o seu marido Roger (Jeff Daniels), eram donos de 101 dálmatas, ela ofereceu uma boa quantia em troca dos doguinhos, mas os tutores negaram, o que a fez partir para o plano B: roubar os pets.
A partir disso, começa a corrida de Anitta e Roger para resgatarem seus bichinhos e vencerem a vilã glamourosa.

Essa personagem clássica não só dá medo em quem assiste até hoje, mas também entrega muito estilo em suas roupas chiques. Por fim, não posso deixar de falar da atuação da atriz Glenn, que interpreta com primor esse papel que exige muita personalidade e frieza.
Elegância, poder e zero paciência
Essa vilã está mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos… Eu estou falando da Miranda Priestly (Meryl Streep), do filme O Diabo Veste Prada (2006). Editora da revista de moda Runway e considerada uma das vozes mais poderosas desse ramo, como pessoa era extremamente arrogante, prepotente e impaciente, fazendo da vida de suas assistentes, inclusive da principal, Andy (Anne Hathaway), um inferno.

Para mim, Miranda é a representação de muitos chefes reais que não têm o mínimo de consideração pelos funcionários, são abusivos na forma de tratar as pessoas e causam uma barreira psicológica tremenda no ambiente de trabalho, tornando a convivência diária insuportável.
Mas, apesar dessas características ruins, admito que a Meryl interpreta muito bem esse papel, se entregando totalmente ao personagem e nos dando uma vilã real e que marca presença por onde passa, sendo sempre lembrada no nosso cotidiano.
O show é dela – e ponto final
Alguns a consideram uma vilã juvenil, outros a veem como uma estrela incompreendida do teatro. Mas uma coisa é certa: ela arrasa com suas roupas extravagantes e brilhantes, enquanto divide opiniões do público… Adivinhou quem é?
Eu tô falando da Sharpay Evans (Ashley Tisdale), da trilogia High School Musical (2006-2008) que, junto com o seu irmão Ryan Evans (Lucas Grabeel), sonhava em fazer parte da peça do colégio, se preparando arduamente para o papel principal .
Por originarem de família rica, Sharpay é uma personagem bem esnobe, que se acha a melhor em tudo, e odeia a personagem principal, Gabriella (Vanessa Hudgens), por ter começado a namorar o Troy (Zac Efron), menino mais desejado do Ensino Médio (seu crush), além de ter conseguido a posição de protagonista da peça.
Vamos combinar: Sharpay não é uma vilã maléfica como as dos grandes filmes. Mas sua determinação, competitividade e gênio forte fazem com que a nomeiem assim.

Há alguns fãs que até se identificam com a personagem, por ser “fora dos padrões” e mais comum, defendendo-a com unhas e dentes. Você concordando ou não, é fato que ela sozinha arrasa, tanto é que ganhou um espaço para seu próprio filme A Fabulosa Aventura de Sharpay (2011), que narra sua busca pelo estrelato solo.
O terror em forma de salto alto
Por fim, mas não menos importante, temos essa que é bem famosa e toda quarta só usa rosa. Sabe quem é? É a queridíssima Regina George (Rachel McAdams), do filme Meninas Malvadas (2004), um grande sucesso que várias vezes passa nas telinhas da TV Globo.
Regina é definida por ser aquela típica líder do grupinho popular que é influente, bonita, manipuladora e intimidadora, levando suas amigas a falarem mal das pessoas pelas costas, a serem arrogantes, frias e orgulhosas como ela.

Arrisco dizer até que essa personagem não está muito longe da nossa realidade também, pois basta olharmos dentro dos cenários escolares, acadêmicos e de trabalho para vermos que lá sempre tem uma Regina George que de alguma forma quer te boicotar, o que reafirma a boa atuação da atriz Rachel nesse papel realista e cômico ao mesmo tempo.
E aí, qual é a sua vilã favorita? Conta pra gente nas redes do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento e da cultura!
Leia também: Amamos odiar: 5 vilãs de novelas que marcaram época – Entretetizei
Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho