HOMO DOC

HOMO DOC: documentário híbrido que trata de vidas LGBTQIA+ estreia nesta terça

Mescla entre ficção e realidade, HOMO DOC faz refletir acerca dos dramas que marcam a comunidade 

Uma pergunta permeia diariamente as histórias de pessoas que compõem a sigla LGBTQIA+: O que você tem medo de perder?. Foi a partir desta pergunta que o ator e roteirista Jozias Benedicto criou o documentário curta-metragem HOMO DOC, que estreia nesta terça (30) às 16h no canal do YouTube e Instagram do filme. Na produção, histórias ficcionais, depoimentos reais e fatos históricos se entrelaçam nas vozes dos quatro atores que compõem o elenco e que trazem à tona temas como união estável, família, luta, HIV/AIDS, representatividade política, racismo, transfobia e censura. Confira o teaser:

Com um elenco majoritariamente LGBTQIA +, a obra traz muita representatividade. O projeto contou, em sua elaboração, com entrevistas e coletas de depoimentos realizados a partir de uma longa lista de questões vividas dentro da comunidade, sobre a qual uma pesquisa já vinha sendo elaborada há cerca de dois anos para a criação de um espetáculo teatral.

“Percebemos que trazer fatos reais e pessoas em seu local de fala auxiliaria na identificação da população através do que chamamos de ‘efeito espelho’. O real narrado, através de depoimentos e contextualização histórica, sendo espelhado nos personagens, fortalecendo o pensamento de que, o que se vê na ficção, também pode e muitas vezes, é real. Dessa forma atravessam a tela, estabelecendo esse efeito refletido entre o espectador e a obra, mostrando que ficção e realidade caminham juntas. As histórias que ouvimos, lemos e contamos, estão acontecendo por aí, em toda parte”, explicam os idealizadores do projeto.  

Dessa forma, por meio de histórias comuns no dia a dia da comunidade LGBTQIA+, HOMO DOC dialoga muito com o Brasil de 2021. Com muita sensibilidade, a obra trata de grandes e recorrentes dilemas, como a recusa da orientação sexual pela família, a não aceitação da homossexualidade em si mesmo, a vivência soropositiva em meio ao conservadorismo vigente e a censura e os ataques cibernéticos à arte disruptiva.  

Elenco de máscaras
Elenco de HOMO DOC / Foto: Divulgação.

Como forma de incluir o maior número possível de pessoas no debate proposto, o curta estará disponível em libras e também contará com legendas em português, inglês e espanhol. Afinal de contas, como o diretor do documentário, Julio Wenceslau, destaca, “a relevância do debate e deste projeto não está pautada somente para a classe LGBTQIA+, mas igualmente para a sociedade em geral”.

Para esquentar a estreia do filme, o elenco e equipe participam, também na terça, de uma live às 20h nas plataformas digitais do HOMO DOC. A ação faz parte de um conjunto especial de lives pensados para mostrar os bastidores da produção e ampliar a conversa com o público. Nelas, os espectadores poderão conferir todo o processo criativo do curta, realizado com recursos do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através da Lei Aldir Blanc.

 

E aí, ansioso para conferir? Conte suas impressões sobre HOMO DOC no Insta, Twitter e Face do Entretetizei.

 

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação.

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!