Luta contra o racismo: conheça 7 artistas para se inspirar

Além de proporem discussões sobre o tema, eles usam da sua influência para combater o racismo

Novembro é o mês da Consciência Negra, importante para dar visibilidade ao povo preto e para discutirmos sobre o racismo estrutural que ainda está muito presente. Aliás, 2020 foi um ano particularmente importante para a luta antirracista devido ao movimento Black Lives Matter

Isso porque, após o assassinato de George Floyd, que ocorreu em maio deste ano, o movimento ganhou ainda mais força e diversos artistas se manifestaram. Mas, muitos deles já combatiam o racismo há muito tempo. 

Por isso, elaboramos uma lista de famosos que são ativistas constantes na luta antirracista. Confira:

Lázaro Ramos

Imagem: Folhapress

Lázaro Ramos é um dos atores brasileiros com maior destaque atualmente. Assim, em 2017, lançou o livro Na Minha Pele, em que conta relatos pessoais e discute sobre ações afirmativas de gênero, família, empoderamento, afetividade e discriminação.

Viola Davis

Imagem: AFP

A atriz norte-americana não esconde sua luta constante contra o racismo. Ela foi a primeira mulher negra a ganhar um Oscar, um Emmy e um Tony. Em seus discursos discorre acerca das dificuldades enfrentadas em sua carreira devido à falta de oportunidades, justamente por conta da cor da sua pele.

Lupita Nyong’o

Imagem: Phil McCarten/Reuters

A premiada atriz queniana já afirmou inúmeras vezes como o racismo influencia na auto estima de crianças negras, já que as pessoas de pele mais escura são inferiorizadas. Ela também lançou um livro infantil chamado Sulwe, que conta a história de uma menina do leste africano e seu desconforto por ter a pele mais escura.

Djonga

Imagem: Daniel Assis/@176STUDIO

O rapper brasileiro é um dos mais influentes da atualidade, suas letras estão recheadas de críticas sociais, inclusive ao racismo. Então, isso é notado em canções como Esquimó, Corra, Olho de Tigre e Atípico.

Criolo

Imagem: Divulgação

O cantor também é mestre em expor em suas músicas críticas ao preconceito racial no Brasil. Por exemplo, na música Boca de Lobo, ele ressalta como o povo preto ainda é extremamente criminalizado. Além disso, fala sobre a questão da necropolítica, que nada mais é do que os assassinatos cometidos por agentes da lei. Nesse caso, contra moradores de periferias e negros.

Karol Conka

Imagem: Divulgação

A cantora brasileira, além de todo sucesso por seu trabalho, é uma das maiores referências quando falamos de feminismo negro. Isso porque ela frequentemente se posiciona politicamente contra o racismo. Principalmente, em relação às mulheres pretas. 

Beyoncé

Imagem: Divulgação

Beyoncé é, sem dúvidas, o maior ícone da música pop atual. Recentemente, ela lançou o clipe de Brown Skin Girl, exaltando toda a beleza das pessoas de pele escura. Além disso, esse ano ela lançou o álbum Black is King. Aliás, fundamental para mostrar ao mundo a riqueza dessa cultura.

Quer mais referências como essas? Acompanhe a gente no perfil do Entretetizei no instagram e no twitter.

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!