The Shows Must Go On!
Essa frase é famosa no mundo da Broadway e os musicais são clássicos indispensáveis, que trazem, música, história, muita emoção e claro, personagens icônicos. Quando falamos de Broadway, logo nos lembramos das peças teatrais de Nova York, não é mesmo? Mas você sabia que o Brasil possui uma lista de peças da Broadway de sucesso?
(Tiago Barbosa como Simba, na versão brasileira de O Rei Leão | Folha Uol)
Pensando nisso, separamos uma lista de musicais adaptados para os palcos brasileiros pra você assistir de casa, se emocionar e relembrar filmes e histórias marcantes. Vem com a gente!
(Wicked Brasil | Midiorama)
7 – O Musical
De Charles Möeller & Claudio Botelho, com música escrita por Ed Motta, “7 – O Musical” foi um espetáculo totalmente inédito e reuniu elementos de conhecidas histórias dos irmãos Grimm, especificamente o drama de Branca de Neve, com uma visão contemporânea em clima noir e adulto.
A história foi levada para um Rio de Janeiro de contos de fada, onde faz frio nas ruas e nas almas, onde há mais noite do que dia, onde cartomantes são bruxas e princesas são suburbanas.
A Bela e a Fera
A clássica história da Disney em versão musical ficou em cartaz de 20 de Junho de 2002 a Dezembro de 2003 no Teatro Abril e voltou a ser encenado a partir de 30 de Abril de 2009. Direção de Robert Joss Roth e coreografia por por Matt West, que fizeram parte da equipe técnica original do musical em Nova Iorque.
A Noviça Rebelde
Antes da Segunda Guerra, uma noviça vivia em um convento, mas não se adapta às regras e vai trabalhar numa família repleta de crianças e claro, divertir a turminha. No Brasil, o musical estreou com Kiara Sasso (Maria Rainer) e Herson Capri (depois substituído por Saulo Vasconcelos no papel do Capitão Georg von Trapp), num elenco de 44 atores/cantores, que se revezaram entre 31 personagens.
Avenida Q
Um lugar onde convivem em harmonia moças e “monstras” de família, artistas frustrados, ex-celebridades, trabalhadores, desempregados, devassas, solteironas amarguradas, orientais ranzinzas, gays com um pé fora do armário, tarados virtuais, ursinhos de pelúcia maléficos, humanos e bonecos igualmente desbocados e irreverente: esse é o musical Avenida Q, com a versão brasileira de Möeller & Botelho e oito atores, que dividiram o palco com 16 bonecos, vindos diretamente dos Estados Unidos.
Beatles num Céu de Diamantes
Um espetáculo que mistura sucessos da banda Beatles, com atores e cantores brasileiros? Isso mesmo. Beatles Num Céu de Diamantes é de de Charles Möeller & Claudio Botelho e foi apresentado no Teatro Leblon, no Rio de Janeiro.
Book of Mormon (Atos 1 e 2)
Gypsy – O Musical
Gypsy faz sucesso na Broadway há mais de 50 anos e é considerado o maior dos musicais. Assita a versão brasileira, de Möeller & Botelho, que contou com 43 atores em cena, 140 figurinos, 17 cenários e 21 mudanças.
Hair
O grupo de hippies mais queridinho de Nova York chegou aos palcos No dia 5 de novembro de 2010, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio. A versão é de Möeller & Botelho, escrito em 1967 por Gerome Ragni e James Rado e com música de Galt MacDermot.
O Fantasma da Ópera
A corista Christine Daae consegue um papel importante, quando La Carlotta abandona o ensaio da mais recente produção da companhia e é ovacionada na noite de estreia. O desfigurado e atormentado gênio da música que assombra as dependências da Ópera de Paris, se apaixona pela encantadora corista e decidir transformá-la numa das maiores estrelas da ópera.
Assista à versão brasileira, a música é de Andrew Webber e direção por Harold Prince. O fantasma é interpretado por Thiago Arancam, Christine por Lina Mendes e Raoul por Fred Silveira.
Ópera do Malandro
Möeller & Botelho voltaram a trabalhar em cima da obra de Chico Buarque, na remontagem do musical “Ópera do Malandro”, que se tornou um estrondoso sucesso de público e crítica no Rio, São Paulo e em Portugal, onde foi apresentado em duas temporadas. Assista ao musical de 2003!
Os Miseráveis
O ex-prisioneiro Jean Valjean, perseguido há um tempo pelo policial Javert por ter violado sua liberdade condicional, busca redenção pelo seu passado e decide acolher a filha da prostituta Fantine. A história é baseada no livro fracêsLes Miserábles, de Victor Hugo e mostra a frança do século 19, em meio à Revolução Industrial. Essa versão brasileira tem Marcos Tumura como Jean Valjean, Saulo Vasconcelos como Javert e Alessandra Maestrini como Fantine.
Rent
O musical é baseado no filme de mesmo título, que conta a história de um grupo de amigos, que vivem em Nova York, durante os anos 80. A história retrata jovens que passavam por situações que marcaram a época, como AIDS, desemprego, uso abusivo de drogas e os relacionamentos homossexuais. Essa versão brasileira é de 1999, com direção geral no Brasil de Billy Bond e Direção Musical de Oswaldo Sperandio.
Wicked: As Histórias Não Contadas das Bruxas de Oz (Atos 1 e 2)
O musical é um clássico da Broadway americana, e conta a histórias das bruxas da Terra de Oz: da chegada de Dorothy em Oz e depois do acontecimento. A peça contém referências ao filme de 1939 e ao livro, de L. Frank Baum. No elenco, estão Myra Ruiz (Elphaba), Fabi Bang (Glinda), Sérgio Rufino (Mágico de Oz), Adriana Quadros (Madame Morrible), Jonatas Faro e André Loddi (Fiyero), Giovanna Moreira (Nessarose), Bruno Fraga (Boq) e César Mello (Doutor Dillamond), com direção de Lisa Leguillou.
O Rei Leão
O Rei Leão é um musical em exibição na Broadway de Nova Iorque desde julho de 1997, produzido pela Walt Disney Theatrical e baseado no filme de animação da Disney. A versão brasileira chegou em São Paulo em 2013 e ficou em cartaz até 2014, com canções de Gilberto Gil, direção de Julie Taymor, e produção de Thomas Schumacher. Tiago Barbosa interpreta Simba e hoje segue interpretando o personagem na Broadway espanhola, em Madri. O ator levou o prêmio Bibi Ferreira, na categoria Ator Revelação.
Apesar de não ter disponível o musical completo na internet, separamos alguns trechos desse lindo musical. Segue:
No canal do Youtube “Cena Musical”, você encontra vários vídeos de musicais que passaram pelos palcos brasileiros. Clique AQUI e confira!
Aproveite esses dias em casa e assista seu musical preferido! Desejamos uma boa quarentena a todxs 🙂
Até a próxima!
Nossas Redes Sociais: