Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: reprodução/TV Globo

Por que os brasileiros gostam tanto de novelas?

Seja acompanhando a Carminha, a Mia ou a Ceylin, todo brasileiro é noveleiro

 

A geração de adultos de 2025 foi de crianças que cresceram com a TV, marcando os horários com o que estava passando naquele momento, fosse TV Globinho, Maria do Bairro, ou Rebelde

Era uma época onde não podíamos escolher o que queríamos assistir e isso não era um problema, já que conhecíamos a programação de cada canal e sabíamos os horários de tudo, e foi assim por muitos anos. 

Outras gerações também passaram e ainda passam muitos momentos assistindo novelas, produções essas que tem o poder de conquistar o espectador e fazer com que o horário fique reservado na agenda de muitos. Houveram aqueles que acompanharam clássicos como O Rei do Gado (1996), Tieta (1989), Vale Tudo (1988), Roque Santeiro (1985), Mulheres de Areia (1993) e muitas outras em tempo real, falando sobre as teorias e últimos episódios uns com os outros – presencialmente já que não haviam redes sociais —, ansiosos para saber o que aconteceria nos próximos capítulos. 

E todas essas produções caiam no gosto popular, o que acabava gerando uma grande comoção a cada capítulo, e ainda mais quando eram os últimos. Exemplos de finais que pararam o Brasil são: descobrir quem matou Odete Roitman em Vale Tudo ou qual seria o destino final de Carminha e Max em Avenida Brasil. Quem presenciou uma dessas comoções sabe o impacto que uma novela pode ter nos brasileiros!

As novelas são também grandes responsáveis por itens de moda, bordões, nomes e músicas se tornarem virais, algo que se intensificou com a chegada das redes sociais, mas que já acontecia desde muito antes. A novela O Clone, por exemplo, esteve no ar em 2001 quando a internet ainda dava seus primeiros passos por aqui, e ela não foi necessária para fazer com que alguns acessórios usados pela Jade (Giovanna Antonelli) se tornassem um sucesso de vendas.

E esse é apenas um dos vários exemplos que existem, ao longo dos anos a estética de diversos personagens influenciam a moda no Brasil, assim como muitas músicas alcançaram sucesso nacional após se ouvir em um capítulo. O gosto dos brasileiros por telenovelas virou um fenômeno cultural que ultrapassa gerações e se mantém forte há décadas.

As novelas estão além de um passatempo, influenciam os brasileiros, mostram diversidade nas telas, abrem debates sobre temas importantes. E, muitas deixam sua marca, como Amor à Vida (2013), que foi responsável por mostrar o primeiro beijo gay em horário nobre na TV aberta brasileira. Esse é apenas um dos vários paradigmas que as novelas ajudaram de alguma forma a romper por aqui.

Moldando gerações

Seja na versão original ou no remake, as telenovelas infantis também marcaram uma geração. Produções como Chiquititas (1997 – 2013), Alegrifes e Rabujos (2003), Floribella (2005), Carrossel (1991 – 2012), Cúmplices de Um Resgate (2002 – 2015) e diversas outras, levaram Belinda e Larissa Manoela ao estrelato.

E tudo isso se deve a um público infantil extremamente engajado, que acompanhou os pais assistindo às novelas e seguiram o exemplo! A novela Carrossel se tornou um fenômeno, com diversas reprises ao longo dos anos, que não perdiam a audiência, além de se tornar um sucesso também no streaming. 

Assim como para outra geração, as novelas Isa TKM (2008), Malhação (1995 – 2020), Quase Anjos (2007) e  principalmente Rebelde (2004) marcaram uma fase da vida, ajudando a formar personalidades, gosto musical, estilo de roupas, tudo! As novelas sempre ultrapassaram as telas. 

Rebelde marcou de forma significativa muitos adolescentes, que encenavam as músicas, escolhiam se seriam Roberta, Mia ou Lupita, colecionavam todo tipo de produto e sonhavam em ir a um show da banda. Muitos conseguiram realizar esse sonho na época em que a novela ainda passava, e muitos outros puderam reviver essa fase nos shows da turnê de reunião da banda em 2023.

Foto: reprodução/UOL

Essa paixão avassaladora que atingiu o Brasil com o RBD, mostra também  o quanto gostamos das produções mexicanas, que sempre fizeram muito sucesso quando exibidas por aqui. 

Quem nunca ficou chocada com as reviravoltas de A Usurpadora (1998), com raiva da Rubi (2004) ou empolgada com a transformação de A Feia Mais Bela (2006) – que só tirava os óculos – ? As novelas mexicanas têm a capacidade de criar personagens cativantes, de construir histórias que misturam drama, suspense e comédia, com uma reviravolta, às vezes um pouco exagerada, a cada capítulo e finais satisfatórios (ou pelo menos surpreendentes).

Essas e outras produções marcaram a vida de muitos brasileiros, e a nostalgia por essas tramas ainda faz com que muitos continuem assistindo até hoje.Todos com certeza tem seu vilão e mocinha preferidos, algo marcante das novelas mexicanas.

Os Doramas, K-dramas e Dizis

Nos últimos anos, houve uma expansão do gosto dos brasileiros por novelas de outros países. De produções mexicanas, o público passou a também consumir os doramas e as dizi turcas, que conquistaram uma enorme base de fãs no Brasil. Cada uma com suas abordagens conseguem cativar cada vez mais esse público noveleiro.

Os doramas e K-dramas, por exemplo, são produções coreanas que conquistaram os brasileiros graças a sua mistura de romance, drama e momentos de comédia e se tornaram um grande sucesso principalmente após sua entrada em streamings como a Netflix. Produções como Meu Demônio Favorito (2023), Rainha das Lágrimas (2024) e Beleza Verdadeira (2020), ficaram semanas entre os mais assistidos no Brasil, com suas histórias que emocionam e muitas vezes fogem do óbvio, retratando um amor impossível ou obstáculos sociais.

Foto: reprodução/Netflix

A sensibilidade das tramas, combinada com a estética impecável que envolve o espectador, fazem com que cada produção atraia mais fãs ao gênero. Prova disso é a vinda cada vez mais constante de atores e atrizes das produções ao Brasil, em eventos que também se tornam um sucesso.

Já as novelas turcas, conhecidas como dizis, tem se tornado cada vez mais um gênero de sucesso no Brasil, com suas narrativas únicas e uso incrível de trilha sonora. Os enredos das novelas costumam retratar histórias sobre justiça, amor e valores familiares, conquistando cada vez mais um público fiel que acompanha os longos capítulos de cada produção.

Dizis como Yargi: Segredos de Família (2021), O Canto do Pássaro (2022), Meu Lar, Meu Destino (2019) e Iludida (2020) se tornaram um sucesso entre os brasileiros também após sua entrada nos serviços de streaming. Seja com uma narrativa mais sombria e madura, romances ou baseadas em histórias reais, as histórias envolvem o público, que sempre aguarda ansioso pela próxima reviravolta na trama. A grandiosidade das produções e a beleza das paisagens turcas também contribuem para o charme irresistível das dizis.

O poder da identificação e do entretenimento

A razão pela qual os brasileiros se apaixonam por essas produções – tanto nacionais quanto internacionais – gira em torno do envolvimento que cada novela desperta no público, fazendo com que, principalmente nos dias atuais, a produção ultrapasse as telas.

As novelas representam, de uma forma ou de outra, um reflexo das emoções e dilemas humanos. O telespectador se vê naqueles personagens, compartilha das suas dores, alegrias, angústias e vitórias, fica com raiva dos vilões e triste quando alguma situação ruim acontece, nós realmente nos envolvemos com as histórias e os personagens.

Foto: reprodução/MAX

Talvez por isso as produções estejam presentes a tantos anos na vida dos brasileiros, que sempre gostaram de conexões, sempre foram um público engajado, fiel e acima de tudo entusiasmado. Isso se reflete no sucesso dos doramas e dizis e na projeção que novelas antigas e atuais ganham tanto no virtual, onde diversas pessoas comentam em tempo real as novelas do momento ou relembram momentos icônicos das antigas, como também no real, fazendo muitos atores e atrizes conhecerem o quão apaixonados esse público pode ser. 

As telenovelas nacionais se tornaram um marco na sociedade brasileira, e já virou uma tradição acompanhar ao menos uma das produções que estão passando no momento na TV aberta, novelas essas que têm cada vez mais se empenhado em ir além do entretenimento e abrir novas discussões ou reflexões. É o caso de Garota do Momento (2024), atual novela das 18h da Globo, que aborda diversas questões históricas e sociais do Brasil. Além de sempre entregarem personagens icônicos e inesquecíveis, afinal quem não lembra da Nazaré (Renata Sorrah) e o grande leque de memes que a personagem deixou para a posteridade?

O mesmo acontece com os doramas e dizis, que cada vez mais conquistam seu espaço no mercado nacional e encontram um público noveleiro empolgado em conhecer cada nova história. 

O Brasil é um país noveleiro, que produz excelentes histórias, e acompanha com dedicação também as produções internacionais, mostrando que as novelas continuam sendo uma das principais fontes de entretenimento, proporcionando, acima de tudo, uma oportunidade  de conhecer outras realidades, épocas e países, e ao mesmo tempo, refletir sobre nossas próprias questões. Esse é o segredo do sucesso das novelas: elas não são apenas um reflexo da sociedade, mas também uma porta para um mundo cheio de emoções, onde o público pode se perder e se encontrar ao mesmo tempo.

 

Qual sua novela favorita? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê — Facebook, Instagram e X — e nos siga para mais novidades sobre o mundo do entretenimento.

 

Leia também: Precisamos falar sobre a americanização da música internacional 

 

Texto revisado por Angela Maziero Santana 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!