Oscar

Produções asiáticas indicadas ao Oscar 2024

Coreia, Japão, Índia, Taiwan e Irã estão entre os indicados

A Ásia está, cada dia mais, ganhando espaço em grandes premiações do entretenimento mundial. Confira quais são as produções asiáticas indicadas ao Oscar deste ano:

Vidas Passadas (Coreia do Sul)

Indicações: Melhor Filme e Melhor Roteiro Original

Oscar
Foto: reprodução/Letterbox

Escrito e dirigido por Celine Song, Vidas Passadas é um drama que conta a história de Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), dois amigos de infância com uma conexão profunda, mas que acabam se separando quando a família de Nora decide sair da Coreia do Sul e se mudar para a cidade de Toronto. Após 20 anos, os dois amigos se reencontram em Nova York e vivenciam uma semana fatídica enquanto confrontam as noções de destino, amor e as escolhas que compõem uma vida.

Onde assistir: atualmente em exibição nos cinemas

O Menino e a Garça (Japão)

Indicação: Melhor Animação

Oscar
Foto: reprodução/Letterbox

Um jovem garoto chamado Mahito, ansiando por sua mãe, se aventura em um mundo compartilhado pelos vivos e os mortos. Ali, a morte encontra um fim e a vida encontra um começo. Uma semi-autobiografia fantástica sobre vida, morte e criação, em homenagem à amizade, da mente de Hayao Miyazaki.

Onde assistir: atualmente em exibição nos cinemas 

Godzilla Minus One (Japão)

Indicação: Melhores Efeitos Especiais

Oscar
Foto: reprodução/Letterbox

Godzilla Minus One é o novo filme do diretor e roteirista Takashi Yamazaki. No longa, o já conhecido kaiju aterroriza a cidade japonesa que se encontra devastada após a Segunda Guerra Mundial, na qual o país saiu perdendo e vai do zero ao negativo com a chegada do gigante. No trailer Kōichi Shikishima (Ryunosuke Kamiki) aparece machucado em meio a destroços e a protagonista Noriko Ōishi (Minami Hamabe) se depara com o temido titã que aos poucos se aproxima da cidade. O elenco também contará com os atores Yuki Yamada, Munetaka Aoki, Hidetaka Yoshioka, Sakura Andō e Kuranosuke Sasaki.

Perfect Days (Japão – Alemanha)

Indicação: Melhor Filme Internacional 

Oscar
Foto: reprodução/Letterbox

Dirigido por Wim Wenders, Dias Perfeitos acompanha a história de Hirayama, um homem que limpa banheiros em Tóquio. Sua vida é revelada ao espectador através da música que ouve, dos livros que lê e das fotos que tira das árvores. O longa explora temas como a solidão, fuga e busca de sentido na vida moderna.

Our Uniform (Irã)

Indicação: Melhor Curta Animado 

Oscar
Foto: reprodução/Letterbox

No curta-metragem dirigido por Yegane Moghaddam, uma menina iraniana revela suas memórias escolares através das rugas e tecidos de seu antigo uniforme. Ela admite que não passa de uma mulher e explora as raízes dessa ideia em seus anos escolares.

To Kill a Tiger (Índia)

Indicação: Melhor Documentário

Oscar
Foto: reprodução/Letterbox

Em uma pequena vila em Jharkhand, na Índia, Ranjit acorda e descobre que sua filha de 13 anos não voltou para casa depois de um casamento de família. Ligações são feitas, uma busca é iniciada e, algumas horas depois, ela é encontrada cambaleando para casa. Depois de ter sido arrastada para a mata, ela foi agredida sexualmente por três homens, todos conhecidos da família. Ranjit e sua esposa vão à polícia e os homens são presos.

Mas o alívio da família dura pouco quando os aldeões e os seus líderes lançam uma campanha sustentada para forçar Ranjit a retirar as acusações. Eles exigem que a menina se case com um de seus estupradores – uma solução comunitária testada e comprovada. Esta, eles sentem, é a única maneira de restaurar a sua honra e a da comunidade. Ranjit desafia o seu decreto e embarca numa viagem perigosa, navegando tanto pelo labirinto dos tribunais da Índia como pelos perigos crescentes na sua aldeia.​ O longa foi dirigido por Nisha Pahuja.

Nǎi Nai & Wài Pó (China)

Indicação: Melhor Documentário Curta

Oscar
Foto: reprodução/Disney+

Uma carta de amor pessoal do diretor Sean Wang para sua Nai Nai e Wài Pó, uma super dupla de avós que dança, se alonga e libera seus desgostos através de flatulências.

Island In Between (Taiwan)

Indicação: Melhor Documentário Curta

Oscar
Foto: reprodução/Letterbox

As ilhas rurais externas de Kinmen, em Taiwan, ficam a apenas três quilômetros da costa da China. Kinmen tem sido um destino turístico popular devido aos vestígios militares da Guerra Civil Chinesa de 1949, mas é também a linha de frente da escalada de tensão entre Taiwan e a China. A produção foi dirigida por S.Leo Chiang.

Pra quem vai a sua torcida? Nos conte por aqui! Siga o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para ficar por dentro de outras notícias!

Leia também: Filme indicado ao Oscar estreia no Brasil em março

 

*Crédito da foto de destaque: reprodução/Billboard

 

Texto revisado por Kalylle Isse

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!