Créditos: Ben Blackall / Divulgação: Universal Pictures

Resenha | 5 motivos para ver Downton Abbey 2: Uma Nova Era

Longa que continua o legado da família Crawley estreia nesta quinta-feira (28) 

Downton Abbey 2: Uma Nova Era é um presente para quem acompanha a família Crawley desde a série Downton Abbey, que foi ao ar entre 2010 e 2015. Porém, não é preciso ser necessariamente um grande fã para assistir. Já que, apesar de mencionar alguns acontecimentos do último filme, os personagens agora aparecem em uma história completamente diferente.

Criada por Julian Fellowes e dirigida por Simon Curtis, a sequência mantém o mesmo roteiro carismático, que é capaz de fazer com que possíveis problematizações sejam deixadas de lado.

Mas o novo filme tem algo especial: o fim de uma era para o início de outra. O longa proporciona altas gargalhadas com o sarcasmo de Violet Crawley (Maggie Smith) até nos levar às lágrimas com a nova fase da família Crawley.

Créditos: Ben Blackall / Divulgação: Universal Pictures

Bora para a resenha?

A história se passa no início do século XX, com os Crawley na luta para preservar o legado de Downton Abbey. Como característica marcante da produção, além de acompanharmos os conflitos da família nobre que mora no andar de cima da propriedade, também assistimos às vivências dos funcionários que ficam no andar de baixo.

Após o lançamento do primeiro filme, em 2019, a família Crawley volta este ano em uma grande jornada ao sul da França para desvendar o mistério de uma villa recém-herdada por Lady Grantham

Enquanto uma parte da família está envolvida em fuçar o passado da condessa viúva, a outra fica na mansão para receber visitas de Hollywood (literalmente). 

A trama pode até parecer rasa, mas está longe de ser. Talvez esse seja um dos cenários mais sentimentais em que os Crawley já estiveram, pois a família parece mais unida do que nunca, com direito a muuuuito romance, muitas inseguranças dos personagens e também a parte clichê em que eles superam tudo isso juntos.

Desta vez, Fellowes buscou dar andamento à trajetória de cada personagem, principalmente aos empregados da mansão. A produção possui muitos detalhes em 2 horas e isso faz com que a ordem de acontecimentos pareça natural. Não! Downton Abbey 2: Uma Nova Era definitivamente não é um filme com narrativa arrastada, tampouco é apressado.

Ainda não te convenci a assistir? Então calma, existem mais argumentos.

5 motivos para ver Downton Abbey 2: Uma Nova Era 

O elenco principal permanece o mesmo desde a série de televisão. A gente pode se apegar em paz! Os veteranos de Downton Abbey, que também estiveram no filme de 2019, retornam para dar vida aos personagens. 

Maggie Smith volta impecável para o papel da condessa viúva, além de Hugh Boneville, Michelle Dockery, Allan Leech, Jim Carter, Brendan Coyle, Kevin Doyle, Joanne Froggatt, Harry Hadden-Paton, Robert James-Collier, Phyllis Logan, Laura Carmichael, Elizabeth McGovern, Sophie McShera, Lesley Nicol e Penelope Wilton

Apresentadas no primeiro filme, Tuppence Middleton e Imelda Stauton também estão no longa.

Créditos: Ben Blackall / Divulgação: Universal Pictures

Os diálogos entre os personagens são carregados de referências históricas. Sim! Além de abordar a sociedade aristocrática, como parte do enredo, a sequência também ilustra o avanço do cinema e lembra de fatos históricos daquele período. 

Downton Abbey escancara a realidade preconceituosa do início do século XX ao mostrar um homem gay que precisa esconder sua orientação sexual. O personagem Thomas Barrow (Robert James-Collier) aparece amargurado por não ter liberdade de ser ele mesmo, já que relações entre pessoas do mesmo gênero eram ilegais no Reino Unido naquela época.

Os filmes conseguem abordar conflitos reais de forma genuína, sem diminuir a gravidade das situações. Mas agora, especificamente, a homossexualidade de Thomas finalmente terá desdobramento.

Créditos: Ben Blackall / Divulgação: Universal Pictures

O longa é leve e ótimo para assistir em família. Se você já ficou horas procurando por um filme sem conteúdo explícito para assistir com os parentes, pronto… você encontrou. 

O desfecho do segundo filme é o fim de uma era. Ironia, não? Mas como o próprio título do longa diz, uma nova era está prestes a começar. O choro no cinema vem aí!

 

Créditos: Ben Blackall / Divulgação: Universal Pictures

Te convenci? Então anota na sua agenda que Downton Abbey 2: Uma Nova Era estreia amanhã, dia 28 de abril. 

 

Quer conferir outras resenhas? Acompanhe o Entretê no Instagram, no Facebook e no Twitter.

*Crédito da foto de destaque: Créditos: Ben Blackall / Divulgação: Universal Pictures

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!