Resenha | Documentário Tudo o Que Respira mostra por que foi o vencedor no Oscar 2023

O filme é uma forte crítica à degradação ambiental e um apelo à preservação de ecossistemas

 

Ao assistir Tudo o Que Respira (All That Breathes), a primeira impressão que tive é de que seria um documentário mostrando apenas um grupo resgatando milhafres-pretos, uma espécie de aves de rapina, assim como os gaviões.

De fato, é, mas o diretor Shaunak Sen vai muito além de apenas mostrar a batalha de dois irmãos e um amigo na tarefa árdua de resgatar esses pássaros e devolvê-los à vida selvagem. Por isso, venceu o Oscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem, e também em Cannes e no Festival Sundance.

Foto:divulgação/Hindustan Times
Foto:divulgação/Shaunak Sen AFP

Tudo o Que Respira é sobre a luta diária dos irmãos Saud e Nadeem, que vivem em Nova Déli, Índia. Durante a infância, aprenderam com os mais velhos que, alimentando os milhafres-pretos, eles espantariam todos os problemas de suas vidas. No entanto, a poluição e a degradação do meio ambiente fizeram que a atitude de salvar esses pássaros fosse além de suas crenças e de seus familiares.

Foto:divulgação/Cannes2022
Foto:divulgação/Hbo Max

O documentário começa com imagens de ruas tomadas por ratos, em meio à sujeira e a outros animais. A cena inicial nos mostra como Nova Déli sofre com a contaminação ambiental: até os pássaros estão começando a, literalmente, cair do céu. É aí que entra o trabalho dos irmãos Saud e Nadeem, que improvisaram um pequeno hospital ao lado de uma oficina de carros para salvar essas aves. O diretor Shaunak Sen evidencia, com muita sensibilidade, a esperança desses irmãos em salvar espécies essenciais para o ecossistema da região.

Foto:divulgação/Hbo Max

Tudo o Que Respira tem um ar diferente como documentário, parece um filme, e nos envolve com sequências de imagens tocantes, com uma direção de fotografia espetacular. Tomadas de cena através do reflexo das águas sujas, os pássaros parecem mergulhar no céu poluído. Shaunak Sen consegue capturar a atenção de quem assiste, com imagens tão bonitas mesmo no clima apocalíptico em que se desenrola essa história. Através dessa narrativa, o diretor nos mostra como a vida encontra uma forma de se adaptar em meio às condições mais adversas.

Foto;divulgação/Hbo Max

Sozinhos e sem nenhuma ajuda do governo ou de instituições privadas, os irmãos contam com a colaboração de alguns comerciantes locais para tratar dos milhafres-pretos. Somente após uma matéria publicada pelo jornal The New York Times, Saud e Nadeem conseguem finalmente construir um hospital. Mas os desafios continuam, com a violência instaurada entre hindus e muçulmanos, e a partida de um dos irmãos para os Estados Unidos.

 

O documentário é uma crítica dura ao ser humano, em como degradamos, a cada dia, o meio ambiente. Mas o filme é, sobretudo, sobre esperança, e como somente nós mesmos somos capazes de reverter um quadro que criamos com nossas próprias ações. Embora a luta dos irmãos seja solitária, ela é essencial ao ecossistema de uma cidade tomada pela poluição. Tudo o Que Respira é um documentário fundamental nos dias atuais.

Foto:divulgação

Tudo o Que Respira está disponível na HBO Max.

 

E aí, já assistiu ao documentário? Conta pra gente! Para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, é só seguir o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!

 

Leia também: Oscar 2023: conheça os vencedores do maior prêmio do cinema

*Crédito da foto de destaque: Hbo Max

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!