Resenha | Evidências de Uma Traição é uma ótima reflexão sobre decisões e descobertas

Narrado através de cartas, o conto de Taylor Jenkins Reid entra nas mentes de duas pessoas machucadas que descobriram uma traição

 

(Contém spoiler)

Entre as tantas coisas horríveis que um ser humano pode fazer com outro, com certeza trair é uma delas. Uma traição pode ocorrer em diversas relações, amigos que quebram uma promessa ou revelam segredos que deveriam ficar ocultos, irmãos que tomam decisões que prejudicam outros, e é claro, também em relacionamentos amorosos, quando uma pessoa se entrega por completo e ama  verdadeiramente, enquanto a outra decide engatar em um caso.

O último exemplo é o que se encaixa na trama escrita por Taylor Jenkins Reid e publicada no Brasil pela editora Paralela. A autora, que já tem outros sucessos publicados, como por exemplo, Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, Daisy Jones & The Six e Malibu Renasce, não poderia ter resultado diferente com mais uma trama além de sucesso.

 

Sobre a obra

 

A estrutura utilizada para esse conto são as cartas, isso mesmo! Para relatar cada acontecimento e apresentar os personagens, o conto vai intercalando as correspondências trocadas entre os personagens principais, às vezes também apresentando algumas cartas enviadas por seus respectivos parceiros uns para os outros, trazendo uma maneira diferente de aprofundar um conto.

Tudo começa quando Carrie Allsop descobre cartas de uma mulher enviadas a seu marido e ao ler o conteúdo escrito nelas, percebe que obviamente o homem com quem se casou está tendo um caso extraconjugal. E então, pensando que, se outra pessoa descobrisse o mesmo, ela gostaria que lhe contassem, a mulher decide enviar uma carta a David Mayer, o homem casado com a amante do marido, contando sobre as informações que descobriu.

Eles começam a interagir através dessas palavras escritas, falando sobre a situação que estão vivendo, o turbilhão de sentimentos dentro do peito e como realmente se sentem com relação a vários fatores de suas vidas. Enquanto isso, também tentam decidir o que farão e quando vão confrontar os traidores, para colocarem um ponto final em tantas mentiras causadas pela traição.

 

Opinião sobre a leitura

 

Com uma escrita fluida e dinâmica, apresentando em poucas páginas um enredo com camadas e profundidade, a autora ao mesmo tempo que nos dá a sensação de estar lendo uma fofoca, também nos faz parar para refletir diversas questões muito importantes de serem comentadas, como por exemplo, o fato de que muitas vezes nos anulamos por causa de certas pessoas.

Em um dos vários trechos marcantes do enredo, Carrie faz uma metáfora em uma das cartas, comparando sua vida às estações do ano, contando a David que não gosta do clima de dezembro quando as folhas das árvores caem, já que prefere vê-las cheias em abril, em seguida afirmando que sua vida ultimamente parece um eterno dezembro onde as folhas não vão voltar. Essa metáfora marca bastante ao dizer muito sobre o jeito como ela deixou de ver alegria em sua vida depois que esqueceu de si mesma para focar apenas em seu casamento.

 

Foto: divulgação/Paralela

 

As angústias e reflexões trocadas por Carrie e David fazem com que os leitores se aproximem mais deles, a cada página descobrindo uma nova camada dos dois e torcendo para que suas feridas sejam cicatrizadas. Além disso, a curiosidade é uma constante durante a leitura do conto, que prende a atenção e nos faz querer saber mais e mais sobre tudo o que aconteceu e o que ainda vai acontecer.

Evidências de uma Traição trabalha muito bem as relações a distância dos personagens, criando uma conexão forte entre eles, mesmo em poucas páginas, trazendo alguns trechos mais leves conforme o romance é construído.

Outro assunto que também é abordado pela autora, é o fato de que muitas vezes achamos conhecer as pessoas com quem convivemos, mas há a possibilidade de nem tudo ser o que parece. Quando Carrie e David chegam a essa conclusão, precisam decidir qual rumo seus relacionamentos vão tomar, refletindo sobre as mudanças que devem ser tomadas em suas vidas para que realmente façam bem a si mesmos e sejam felizes.

O conto de Taylor Jenkins Reid é uma verdadeira lição, que fala sobre a importância de priorizarmos nossa felicidade, não abrirmos mão de nossos planos, seguirmos a longa estrada de curar nossas feridas e darmos valor a nós mesmas, apresentando o alívio que é se livrar de relacionamentos tóxicos. Uma leitura rápida, interessante, intensa e necessária.

Já leu esse ou algum outro título da autora? Conta para a gente o que achou nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê!

 

*Créditos da foto de destaque: divulgação/Paralela

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!