Resenha | Glass Onion: Um Mistério Knives Out

A continuação do filme de 2019 se equipara ao sucesso do primeiro? 

Os filmes de mistério “who dunnit” (quem fez isso) são clássicos. Trata-se  daqueles filmes com um grande elenco em um lugar isolado em que acontece um assassinato e um detetive genial precisa desvendar quem daqueles presentes foi o responsável. É muito comum vermos filmes do estilo inspirados em livros da Agatha Christie, como Morte no Nilo (2022). Rian Johnson revitalizou e brincou com a fórmula em Entre Facas e Segredos (2019) e agora chega a continuação, Glass Onion, tão bom quanto o original. 

O detetive Benoit Blanc, vivido por Daniel Craig, vai para a Grécia passar o fim de semana em uma ilha particular com um bilionário e seu excêntrico grupo de amizades. E é basicamente isso que  posso contar sem cair em risco de spoilers.

O roteirista e diretor Rian Johnson brinca muito bem com as suas expectativas, subvertendo a fórmula já um pouco batida desse tipo de trama. Além do mistério, o filme é uma ótima comédia, tirando sarro do universo dos ricaços com diálogos inteligentes e engraçados. E a metáfora da Glass Onion, a cebola de vidro, para explicar o conceito dos mistérios who dunnit é ótima. 

Um ponto fraco são as conveniências e o fato do filme nem sempre confiar no espectador para ligar alguns pontos sozinhos, sentindo a necessidade de usar flashbacks e alguns diálogos expositivos. 

Como diretor, ele tem um ótimo controle do tom, equilibrando sátira, mistério e uma pitada de drama, além de um bom jogo de câmera. Mesmo com 2h19m e podendo ter uns 15 minutos a menos, a produção tem um ritmo ágil e não cansa. 

Glass Onion conta com elenco estelar

O elenco é um dos principais motivos para assistir o longa. Leslie Odom. Jr, Kathryn Hahn, Kate Hudson, Jessica Henwick, Dave Bautista e Madelyn Cline. Ainda que a produção não consiga se aprofundar em todos, eles são bons em representar seus estereótipos. 

Os destaques são Edward Norton, detestável e engraçado na pele do ricaço Miles Bron, Daniel Craig, ainda mais confortável como o detetive Benoit Blanc, e Janelle Monáe, que tem a melhor cena do longa. Craig e Monáe têm uma ótima química em cena. 

Glass Onion: Um Mistério Knives Out não tem o mesmo frescor de novidade do primeiro filme, mas continua divertido e surpreendente, quase no mesmo nível de seu antecessor. 

Confira o trailer de Glass Onion:

 

E você? Já assistiu ao novo longa? Comente sua opinião com a gente nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter.

 

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!