Foto: reprodução/Globo

Especial | 13 anos da estreia de Tapas e Beijos

Relembre a trama da série que celebra a amizade feminina com Fernanda Torres e Andréa Beltrão

 

O tempo está passando, né, Sueli?” A série foi ao ar em abril de 2011 nas noites da Rede Globo e conquistou o público com sua trama leve e divertida. Na pele das melhores amigas Fátima e Sueli, as veteranas Fernanda Torres e Andréa Beltrão deram um show à parte ao interpretarem as protagonistas. 

Quem nunca se pegou cantando o refrão chiclete da música de abertura “Entre tapas e beijos, é ódio, é desejo, é sonho, é ternura…”? A produção ficou pra história da televisão brasileira e contou com um roteiro repleto de pérolas memoráveis. Por isso o Entretê trouxe um compilado dos melhores momentos da série para matar a saudade!

Foto: divulgação/Globo

A série contou com 5 temporadas e desde seu último episódio, que foi ao ar em setembro de 2015, já foi reprisada na grade da Globo e da GNT e faz parte do catálogo da Globoplay. A trama se passa no Rio de Janeiro e divide sua ambientação entre Copacabana, onde as amigas trabalham, e o Méier, onde dividem um apartamento.

O caminho das duas se cruzou quando começaram a trabalhar como vendedoras da Djalma Noivas, loja que aluga vestidos e vende artigos para casamento. Desde então, os dias de Fátima e Sueli são movimentados por turbulências no trabalho, novas (e antigas) paixões, e as constantes crises amorosas.

Apesar de viverem cercadas pelo universo do matrimônio, as protagonistas têm que lidar com relacionamentos amorosos problemáticos enquanto seguem em busca de seu príncipe encantado, em uma tentativa de viver o clássico felizes para sempre. A cada episódio, a dupla precisa lidar com contratempos que muitas mulheres de meia-idade enfrentam ao buscar realização pessoal. 

Fátima e Sueli são donas de personalidades fortes e não têm papas na língua. Apesar dos conflitos que enfrentam, são mulheres independentes e cheias de humor que passam por poucas e boas no decorrer da trama. Enquanto a personagem de Fernanda Torres se envolve com Armane (Vladimir Brichta), um homem casado e com filhos e dono de uma importadora, Andréa Beltrão se apaixona por Jorge (Fábio Assunção), dono de uma boate de striptease que se descobre pai de uma filha já adolescente. 

Foto: divulgação/Globo

Esse é o enredo que conduz toda a série. Mesmo entre tentativas de novos relacionamentos, o coração das duas já tem dono e as recaídas com os amados é recorrente. Entre indas e vindas, Fátima e Sueli tentam contornar os problemas em seus relacionamentos e convivem com os fantasmas de seus passados e dos de Armane e Jorge. 

Um dos pontos altos da série é justamente a comicidade presente até mesmo em momentos de conflito. Com personagens bem construídos e explorados, o espectador anseia por novos episódios à medida que a trama se desenvolve e explora os núcleos. Torcer pelo sucesso da vida amorosa das meninas é quase automático e torna a produção leve de assistir.

Apesar de dar grande destaque ao campo dos relacionamentos, Tapas e Beijos é sobre a amizade de Fátima e Sueli. Isso porque, além de embasar toda a trama, a beleza da história se concentra na cumplicidade e irmandade que elas constroem no decorrer da série. Sempre apoiando uma à outra, as meninas descobrem que o verdadeiro amor é o da amizade — aquelas dignas de cinema, para o que der e vier. 

Gif: reprodução/Purebreak

Com um enredo que cativa, a série também é destaque pela trilha sonora que explora a música brasileira e auxilia na caracterização do elenco. A partir de sucessos como Oba, Lá vem Ela, Amada Amante, Eu Te Darei o Céu e Meu Sangue Ferve Por Você, o público se torna um personagem inserido na trama. Vale adicionar esses clássicos na playlist para sentir tal qual um verdadeiro morador de Copacabana!

A produção também construiu uma identidade visual muito forte, fidelizada em especial pelo figurino marcante dos protagonistas. O uniforme da Djalma Noivas é o clássico que amamos e vemos nas protagonistas durante grande parte da série. Além disso, as calças em estilo flare de Sueli, as pulseiras e vestidos estampados de Fátima, a camisa social e o colete de Jorge e as calças coloridas de Armane são um patrimônio visual

Foto: reprodução/Globo

Além do quarteto principal, os demais núcleos também contam com grandes nomes e muita confusão. Otávio Muller vive Djalma, chefe e amigo de Fátima e Sueli. O comerciante é casado com Flavinha, vivida por Fernanda de Freitas. Flávio Migliaccio dá vida à Seu Chalita, dono do restaurante Rei do Beirute, muito frequentado pelos personagens e palco da maior parte das confusões da trama. O casal Bia (Malu Rodrigues) e Jurandir (Érico Brás) também são figuras importantes da produção e mantêm um relacionamento aos trancos e barrancos.

Ainda que carregada de dramaticidade, a série é assertiva ao incorporar diálogos de humor e ganhou o coração do público com seu roteiro pra lá de original. Essa é uma daquelas produções confort para maratonar com as amigas e se divertir com as encrencas de Fátima e Sueli. Para quem nunca assistiu, vale a pena conferir. Já para os fãs de longa data da dupla, maratonar Tapas e Beijos é pedida obrigatória!

 

E aí, você conhecia a série? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei (Insta, Face e X) e nos siga para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento.

 

Leia também: O Auto da Compadecida 2 ganha novo teaser

 

Texto revisado por Luiza Carvalho

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!