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SPFW: primeira vez aberta ao público e destaques da edição

A São Paulo Fashion Week N54 levou brasilidade e diversidade para a passarela

Os dias 16 a 20 de novembro foram marcados pela edição de número 54 da São Paulo Fashion Week (SPFW). A quarta maior semana de moda do mundo realizoua segunda parte da SPFW + In.Pactos, e contou com 48 desfiles, que aconteceram em um novo espaço no Shopping Iguatemi e no Komplexo Tempo, que, além de desfiles, sediou também a sala de imprensa, exposições e lounges do evento.

A edição contou com uma novidade: a venda de ingressos para o público. Anteriormente, apenas convidados tinham acesso aos espaços do evento, mas, pela primeira vez, a Fashion Week se abriu para o público geral. Os valores foram de R$ 50,00 (meia-entrada para um dia de SPFW + HUB) a R$ 1.600,00 (entrada inteira com acesso a quatro desfiles, na fila B, com visão parcial).

Os ingressos foram divididos em quatro tipos diferentes:

  • SPFW + HUB – opção mais básica, que dá acesso ao local do evento mas não à sala de desfiles;
  • SPFW + INSIDE – além do acesso ao local, também abrangeu os desfiles do horário da sessão escolhida;
  • SPFW + INSIDE CENTRAL – com acesso ao local do evento e aos desfiles que aconteceram na sala 02;
  • SPFW + CLUB – a opção mais completa, com acesso ao hub, desfiles, lounge VIP, credencial, acesso prioritário à sala de desfile, kit SPFW e vaga para um veículo no local.

Foi registrado um número recorde de marcas na N54, com 48 desfiles, sendo 43 presenciais e cinco online, e não faltou brasilidade nas passarelas. Com muitas cores, casts diversos e tendências inovadoras, valorizando o povo e as curvas brasileiras, pautas importantes de diversidade e inclusão foram levantadas no evento. Você pode conferir aqui o que rolou em cada uma delas.

Foto: Marcelo Soubhia/Instagram @agfotosite

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

A presença de influenciadoras na passarela também foi uma constante na edição. Gerando polêmicas quanto ao seu espaço no ambiente enquanto modelos, muitas relataram estar realizando um sonho de estar na passarela. Bianca Andrade (Boca Rosa) participou do desfile da marca Bold Strap, de grande destaque na semana, e relatou em seu Instagram: “ainda sem acreditar que essa noite realmente aconteceu. Obrigada @boldstrap por ter realizado esse SONHO. Como tudo que eu faço da vida, dei o meu melhor. Me dediquei, fiz aulas e vivi esse dia com muito compromisso e intensidade. Tão feliz em receber tantas mensagens lindas de vocês. Eu realmente estava radiante, FELIZ DA VIDA. E podem me chamar mais vezes que o bichinho da passarela me mordeu e eu quero viver essa sensação mais vezes!!!”

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Deborah Secco e Jojo Todynho desfilaram para a marca Meninos Rei, que levou muita tendência psicodélica, neon, brasilcore, corpos pretos e diversos. A cantora expressou sua felicidade em fazer parte do evento: Foi uma alegria imensa me vestir de Africanidade e pisar na maior passarela de moda do Brasil. Vestindo Meninos Rei… Toda preta também é Rainha.”

Foto: Marcelo Soubhia/Instagram @agfotosite

Bless, de apenas sete anos, filho dos artistas Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, desfilou pela marca Dendezeiro ao lado do modelo, diretor de imagem e empreendedor Kevin David, em uma passarela repleta de looks oversized, cut-outs, tons neutros, all jeans, e “entendendo que as ruas são as pessoas e suas diversidades”. A marca levou calçados assinados pela Havaianas e óculos pela Chilly Beans. Vale a pena conferir o relato da Gioh no Instagram, emocionada com a estreia do filho: 

https://www.instagram.com/p/ClPCg6oALNi/

SPFW + In.Pactos

O festival SPFW+In.Pactos se iniciou na edição N53, e contou com 22 desfiles presenciais e 19 digitais. De acordo com o site do evento, o festival “busca unir Criatividade, Moda, Arte, Sustentabilidade, Inovação e Conhecimento, e provoca os participantes a refletirem e trazerem soluções para um mundo mais equilibrado e preservado. As mentes criativas em posse de ferramentas tecnológicas em constante evolução trazem propostas que potencializam as mudanças”.

Condizendo com a filosofia do projeto, as marcas que desfilaram no festival são brasileiras que prezam pela sustentabilidade socioambiental no seu trabalho, como Thear e Aluf. A iniciativa pensa na moda para os anos futuros, além da representatividade e inclusão. Nesta edição, levou a participação de coletivos, retratando lutas raciais, indígenas, trans e abrindo espaço para minorias no festival.

 

Tendências

A boa e velha alfaiataria marcou presença e protagonizou a passarela da SPFW, mas não da forma como estamos acostumados. As marcas apostaram em franjas, volumes e outras diversas tendências que levaram um novo visual às modelagens clássicas.

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Foto: Marcelo Soubhia/Instagram @agfotosite

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Foto: Marcelo Soubhia/Instagram @agfotosite 

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

O Centro Cultural Vila Itororó foi palco do desfile da marca Korshi 01, com a coleção “Plataforma K01 – Koleção 06” que, em uma experiência imersiva, apresentou nas peças uma homenagem à “classe trabalhadora como vetor de modificações sociais”. O all jeans, os tons terrosos, os cut-outs, a sarja e o utilitarismo na alfaiataria marcaram as peças na passarela, além dos acessórios, que deram um tom mais criativo para os looks.

Foto: Marcelo Soubhia/Instagram @agfotosite

Foto: Marcelo Soubhia/Instagram @agfotosite

Foto: Marcelo Soubhia/Instagram @agfotosite

Algumas tendências que já estavam no panorama apareceram novamente, como o comprimento mini, a cintura baixa, o all jeans e o neon, invadindo a N54 em peso, mostrando que realmente vieram para ficar. Franjas, babados e MUITO volume também não ficaram de fora, além das estampas psicodélicas, que já estão estabelecidas nos armários fashion.

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Foto: Marcelo Soubhia/Instagram @agfotosite

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Foto: Marcelo Soubhia/Instagram @agfotosite

Para ficar de olho, temos o fetichismo e o barbiecore como constantes para as próximas estações. Aliados ao cut-out fizeram sucesso durante a semana. Os trabalhos manuais também apareceram muito nas passarelas, inclusive, como forma de valorização à cultura indígena no cenário da moda. O metalizado está voltando em variadas modelagens e com fluidez, tanto nas peças quanto em maquiagens, então pode apostar que é tendência!

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Foto: Marcelo Soubhia/Instagram @agfotosite

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Como nem tudo são flores, o balonê vem ganhando novamente seu espaço no mundo fashionista, e com certeza podemos apostar na sua presença ainda maior nas coleções daqui para frente.

Foto: Zé Takahashi/Instagram @agfotosite

Agora o Entretê quer saber: de qual tendência você mais gostou? Qual não usaria de jeito nenhum? Conta pra gente nas nossas redes sociais: Instagram, Twitter e Facebook

 

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*Crédito da foto de destaque: divulgação/SPFW

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