Cultura e entretenimento num só lugar!

Telecine: filmes franceses que você precisa conhecer!

Separamos dez filmes franceses que estão na plataforma do Telecine para você adicionar na sua lista e maratonar no final de semana 

Está cansado(a) de só assistir filmes de língua inglesa e quer adicionar novas produções no seu catálogo? Pode ter certeza que você vai gostar muito dos filmes franceses da lista de hoje! O cinema francês possui um charme bastante especial, começando pela fotografia marcante dos longas, passando pelo idioma – apaixonante – até chegar nos novos atores e atrizes que você acaba por conhecer. 

Por isso, aqui está uma lista com dez filmes franceses, presentes no Telecine, que vão te fazer rir e chorar, mas que, com certeza, irão fazer você perceber as novas produções cinematográficas que te esperam!

Intouchables (Intocáveis) – 2012

Baseado em fatos reais, o filme, dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache, conta a história de Philippe (François Cluzet) e Driss (Omar Sy). Após sofrer um grave acidente e ficar tetraplégico, Philippe decide contratar um assistente para ajudá-lo com os afazeres do cotidiano. O que ele não esperava era acabar contratando um jovem com diversos problemas pessoais e que não tinha nenhuma experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Além disso, a produção apresenta temáticas como aceitação, responsabilidade, amizade e principalmente companheirismo

Celle Que Vous Croyez (Quem você pensa que sou) – 2019 

Dirigido por Safy Nebbou, o filme estrelado por Juliette Binoche (Claire) é a adaptação do livro homônimo de Camille Laurens. Com um ar de thriller, a produção retrata a vida de Claire que lida com o envelhecimento e o divórcio, buscando se refugiar nas redes sociais. 

A mulher de 50 anos é a responsável por criar um perfil falso na internet com fotos de uma jovem de 24 anos. Conforme a trama vai se desenrolando, podemos perceber a influência da fotografia na produção cinematográfica, já que a personagem mergulha em uma depressão, tornando a fotografia mais acinzentada e azulada.  

Com final surpreendente, o filme apresenta ao público questões internas de uma personagem em conflito consigo mesma. Além disso, traz temas como a análise de relacionamentos virtuais e também do preconceito sofrido por mulheres que namoram homens mais novos. 

Mon Bebé (Meu Bebê) – 2019

Pode chamar a família, porque esse filme vai arrancar muitas risadas e choros, principalmente das mamães corujas! O filme Meu Bebê é uma comédia dramática que aborda a relação entre mãe e filha. Jade (Thaïs Alessandrin) é a filha mais nova de Héloïse (Sandrine Kiberlain) e está saindo do ninho! 

A jovem decide ir para o Canadá completar seus estudos, porém a decisão causa um impacto na mãe, que sofre tanto pela partida da filha e acaba esquecendo de viver o presente. No longa, Héloïse tenta absorver a ideia de que o tempo passou e seu bebê já anda com as próprias pernas. 

La Famille Bélier (A Família Bélier) – 2014

O filme conta a história dos Béliers, administradores de uma fazenda no interior da França. A família é composta por quatro membros, sendo Paula (Louane Emera), a filha mais velha do casal, a única não deficiente auditiva. No longa, ela é responsável pela interlocução e tradução do noticiário, pelas responsabilidades da fazenda, além de ser uma adolescente com sonhos e desejos. 

Ao longo da trama a personagem descobre um talento esquecido: cantar. Contudo, é possível perceber que para Paula não é nada fácil lidar com tantas responsabilidades, ainda mais quando uma nova oportunidade surge na vida da jovem. 

Além disso, a produção de Eric Lartigau apresenta-se como uma passagem para a vida adulta, já que mostra o rompimento da dependência familiar e traz temas como voo, fuga e escapismo. 

  • Para os curiosos de plantão, Louane Emera participou da edição francesa do reality show The Voice, de 2013. E já podem preparar os lencinhos, porque no filme ela interpreta a canção Je Vole, de Michel Sardou! 

Woman (Mulher) – 2019

Esse documentário incrível, dirigido pela jornalista e cineasta ucraniana Anastasia Mikova e pelo fotógrafo – e também cineasta – Yann Arthus-Bertrand, dá voz a 2.000 mulheres de diferentes nacionalidades. O longa discute temas como maternidade, educação, independência financeira, sexualidade e injustiças relacionadas a questões de gênero. 

Ao todo foram quase quatro anos de trabalho, sendo dois deles recolhendo depoimentos de mulheres de mais de 30 países, incluindo o Brasil. Anastasia e Yann retratam barreiras culturais e de tradições, mas sem reduzir as mulheres a seu país de origem. 

  • A vereadora Marielle Franco seria uma das personagens apresentando sua visão no filme, porém, infelizmente, foi assassinada antes de gravar sua participação. 

Samba – 2016

Temos outro filme com direção de Eric Toledano e Olivier Nakache e, ainda, a presença de Omar Sy, sim! Samba é uma produção que aborda como a sociedade francesa lida com a questão da imigração. O filme mostra Samba (Omar Sy), um imigrante do Senegal que mora na França há quase 10 anos, mas que mesmo assim permanece ilegal no país. Na contramão, observamos Alice (Charlotte Gainsbourg), uma diretora-executiva que acabou de abandonar a empresa na qual trabalhava, após um colapso nervoso. 

Enquanto Samba tenta fazer o possível para conseguir seus documentos necessários, que lhe garantiriam um emprego digno e sem exploração, Alice tenta colocar a saúde e a vida pessoal nos trilhos. Com isso, cabe ao destino ser responsável por determinar se eles estarão juntos nessa busca.

Ma Vie De Courgette (Minha Vida de Abobrinha) – 2016

Dirigido por Claude Barras, a animação é baseada no romance Autobiografia de uma Abobrinha, de Gilles Paris. O longa retrata, na percepção infantil, assuntos como abuso parental e como ele pode afetar as ações futuras de crianças. Courgette, ou Abobrinha, como Icare prefere ser chamado, é levado para o orfanato Les Fontaines após um acidente com sua mãe. O menino é inseguro e retraído devido aos anos que passou sofrendo agressões, porém com o tempo no orfanato as crianças acabam se tornando uma verdadeira família

O filme, com trilha sonora complementando a carga emocional, é realizado inteiramente por animação em stop-motion. Além disso, a produção é marcada pelo contraste da composição colorida com os personagens – crianças – que contam sobre as confusões e os abusos sofridos no passado

Larguées (Largadas Em Família) – 2018

No longa, dirigido por Eloïse Lang, duas irmãs se unem na missão de animar sua mãe. As duas não poderiam ter características mais distintas! Rose (Camille Cottin) é uma mulher que gosta de festa e é bem espírito livre, já sua irmã Alice (Camille Chamoux) é uma mãe de família –  a responsável do rolê. 

Elas se veem na missão de levar a mãe (Françoise) para uma ilha francesa paradisíaca, a fim de fazê-la sair de uma depressão, causada após ser deixada por seu marido, que a substitui por uma mulher mais nova.

https://youtu.be/7ocvLgQtdLI

Parents D’élèves (Pai por Engano) – 2020

Nesse filme de comédia, dirigido por Noémie Saglio, Vincent (Vincent Dedienne) começa a trabalhar para sua nova vizinha como babá do seu filho de 9 anos. Porém, na escola, ele acaba encantando a todos, que acreditam que ele é o pai do garoto. Vincent entra na brincadeira, principalmente, para se aproximar da professora Nora (Camélia Jordana). Com isso, acaba imerso num ambiente totalmente novo de paternidade, escola e infância.

La Fille Inconnue (A Garota Desconhecida) – 2016

O filme de Jean-Pierre Dardenne mostra Jenny (Adèle Haenel), uma jovem que trabalha como médica substituta em uma pequena clínica, junto com seu aprendiz (Olivier Bonnaud). Certo dia ela deixa de atender uma pessoa após o encerramento do expediente da clínica e, logo depois, a polícia a procura informando que uma mulher morreu ali perto do consultório. Tomada pela culpa, a médica altera seu cotidiano a fim de investigar, por si mesma, o que ocorreu com a vítima. 

O que acharam dessa lista de filmes franceses? Tem outras indicações? Conte o que você achou e acompanhe as novidades do mundo do entretenimento no perfil do Entretetizei no Insta, no Face e no Twitter.

 

* Crédito da imagem de destaque: Divulgação 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!