Verão: 10 músicas que não podem faltar na sua playlist, ao estilo Wes Anderson

Para todos os fãs do Wes Anderson, reunimos 10 músicas imperdíveis que não podem faltar na sua playlist de verão 

O verão chegou e com ele  as expectativas de um novo ano, então, decidimos fazer uma playlist com 10 músicas que tem a cara da estação mais quente do ano.

Mas só ter a cara do verão não adianta, então nós – as manas desse portal que tanto amam música e cinema -, fizemos uma seleção ao estilo Wes Anderson, que é um dos nossos diretores queridinhos.

Para compor a nossa playlist, escolhemos duas músicas que nos fazem lembrar de cada filme que mais gostamos do diretor, e decidimos que você tem que conhecer essas músicas. Vem conhecer as nossas indicações ao estilo Wes Anderson!

O Grande Hotel Budapeste apresenta: The Beatles e UMI

Foto: divulgação

Here Comes The Sun (The Beatles)

A gente assiste O Grande Hotel Budapeste com todas aquelas cores pastéis e cenas divertidas, e pensamos logo em uma música que nos dê vontade de dançar com os ombros e de sorrir para a luz do Sol, afinal, quem não fica em agonia com Gustav H. (Ralph Fiennes) e Zero (Tony Revolori) tentando encontrar liberdade depois da guerra familiar pela herança que Gustav recebeu?

Here Comes The Sun não só nos lembra o verão (que tem tudo a ver com essa playlist), como também nos aconchega nos braços da melodia, com aquela sensação de ombrinho balançando mesmo. E pode confessar que dá vontade de comer um doce do Mendl’s ao som dessa música.

Love Affair (UMI)

Essa música que soa como uma declaração de amor tem um ritmo um tanto quanto dançante e contagia tal como as situações inusitadas de O Grande Hotel Budapeste.

As aventuras de Gustav H. (Ralph Fiennes) e Zero (Tony Revolori) dão certo com a proposta da música, assim como as cenas de Zero com Agatha (Saoirse Ronan).

UMI tem um jeito singular de criar música, com melodias de batidas leves mas marcantes, mescladas com letras delicadas e sensíveis. E achamos que a pegada musical dela tem tudo a ver com o clima das histórias de Wes Anderson, então indicamos que você inclua essa música na sua playlist de verão para ontem.

Moonrise Kingdom apresenta: Mallu Magalhães e Françoise Hardy

Foto: divulgação

Velha e Louca (Mallu Magalhães)

A gente sabe que músicas brasileiras (além da voz de Seu Jorge em A Vida Marinha com Steve Zissou) não têm nada a ver com Wes Anderson de primeira vista. Mas eis o equívoco!

Velha e Louca combina muito bem com o espírito dançante da cena da praia, além de casar muito bem com o tipo de relação que Suzy e Sam desenvolvem.

O ritmo leve mas dançante, a letra que brinca com a sanidade de uma pessoa que não se encaixa mais naquele círculo social em que foi inserida, são características que fazem dessa música o tipo perfeito para se ouvir no verão, e que nos lembram das estéticas divertidas e detalhistas que Wes Anderson costuma usar em seus filmes.

Le Temps de l’Amour (Françoise Hardy)

Pode parar de procurar, porque você acabou de encontrar uma música que está mesmo presente na história de Susy (Kara Hayward) e Sam (Jared Gilman).

Le Temps de l’Amour faz parte da trilha sonora oficial do filme, mas muito além disso, essa música é um clássico dançante que nos faz pensar em noites de verão em bares noir, em plena vida boêmia da Paris dos anos 1920. E por que não?! Isso é a cara da estética de Wes Anderson, e não estamos debatendo isso.

Quem nunca sonhou em ir para um pequeno acampamento romântico ao som de Françoise Hardy?

Os Excêntricos Tenenbaums apresenta: Israel Kamakawiwo’ole e Vashti Bunyan

Foto: divulgação

Somewhere Over The Rainbow (Israel Kamakawiwo’ole)

Essa música dispensa apresentações, com certeza. Seja na versão em português que fez sucesso na novela Chocolate com Pimenta ou no original, interpretada por Judy Garland no clássico filme O Mágico de Oz, todos nós já imaginamos o fim do arco-íris.

Os Excêntricos Tenenbaums é um filme que fala sobre família, metas de vida e pequenas decepções. E, por alguma razão, isso nos faz pensar em um lugar para se aconchegar e não sentir o peso que o mundo deposita sobre nós.

A gente prefere a música com o tom tristonho de Judy Garland, mas a versão original, que é mais animada, cairia muito bem em uma cena mais emotiva do filme, então ela merece estar por aqui.

I’d Like To Walk Around In Your Mind (Vashti Bunyan)

Nós temos um inteiro sobre Joni Mitchell, e inevitavelmente falamos de folk por lá, mas a gente acabou falando pouco sobre o estilo em si. Com nomes imperdíveis como Tom Paxton, Janis Ian e a própria Joni Mitchell, o gênero folk tem um som levinho e delicioso, e por isso combina muito com as obras de Wes Anderson, ainda mais quando pensamos no verão.

A música I’d Like To Walk Around In Your Mind, de Vashti Bunyan, combina completamente com a estética de Os Excêntricos Tenenbaums, especialmente com a Margot Tenenbaum (Gwyneth Paltrow), com seu dedo de madeira e seu ar melancólico. A música fala como uma voz oculta da nossa consciência, e lembra quem ouve que algumas coisas ficam mesmo só no querer, tal como a relação de Margot consigo mesma por muitos anos.

A Crônica Francesa apresenta: Françoise Hardy e Joni Mitchell

Foto: divulgação

La Fille Avec Toi (Françoise Hardy)

Repetição de artista na playlist sim, porque quando lançou A Crônica Francesa, Wes Anderson disse que sempre quis fazer um filme francês, e ele já colocou Françoise Hardy em uma de suas trilhas sonoras.

A música fala sobre o término e a desilusão do ex que arrumou uma nova namorada, e apesar de isso não ter nada a ver com o roteiro do novo filme de Wes Anderson, a gente garante que a melodia tem um clima muito típico da cantora e combina perfeitamente com a ideia de filme francês.

River (Joni Mitchell)

A música começa com um clima natalino, e como tudo que é feito por Joni Mitchell, explora sentimentos profundos de insatisfação e melancolia, além de saudade e certa nostalgia.

O décimo lançamento de Wes Anderson fala sobre luto e memórias, além de histórias e momentos curiosos da história do mundo, tudo sob uma lente um tanto tristonha de uma cidade fictícia na França.

Wes Anderson tem tudo a ver com esse ritmo mais sombrio dentro de algo que parece, inicialmente, alegre e colorido, então por que não juntar as duas coisas? E mesmo que a ideia seja dançar no verão, é sempre bom lembrar das águas no fim da tarde e de como tudo pode ficar um tanto quanto melancólico sob essa perspectiva, então é bom ter uma música mais melódica na sua playlist.

A Vida Marinha com Steve Zissou apresenta: Connie Converse e Ella Mai

Foto: divulgação

I Have Considered the Lilies (Connie Converse)

A música I Have Considered the Lilies fala sobre florescer e se encontrar, e usa uma letra delicada para metaforizar sobre a vida. Mas o que nos conquista mesmo é a melodia suave, que parece casar perfeitamente com a ideia de aventura de A Vida Marinha com Steve Zissou.

Apesar de o filme ser uma aventura bem divertida e com um roteiro curioso sobre relações familiares, e ter uma trilha sonora imperdível com clássicos de David Bowie e com a voz melódica de Seu Jorge, a gente acha que Wes Anderson deveria dar uma chance as lindas músicas de Connie Converse, e por isso deixamos a dica aqui para a sua playlist ao estilo do diretor.

Easy (Ella Mai)

Easy é uma música romântica que pode conquistar qualquer ouvinte, simplesmente porque sua letra toca nossos corações e nos faz suspirar.

No entanto, o filme A Vida Marinha com Steve Zissou não foca no amor romântico (quase nenhum filme de Wes Anderson faz isso), mas sim nas relações familiares complexas e nas carreiras.

A verdade é que essa música tem uma melodia indispensável para nos fazer arrepiar e acalmar, e por alguma razão isso tem tudo a ver com o contexto geral do filme. É bem fácil imaginar essa melodia em alguma cena triste da história.

Agora é a sua vez de nos indicar músicas que têm tudo a ver com o universo de Wes Anderson! Estamos te esperando lá nas nossas redes sociais – Twitter, Insta e Face – com indicações que dariam muito certo como trilha sonora do diretor.

*Crédito da foto de destaque: divulgação

Mais lidos

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!