Viva Magenta é a cor do ano de 2023, o tom avermelhado foi escolhido pela Pantone, empresa que define anualmente qual cor veremos destacada não somente na moda, mas em muitas outras categorias do design, vem com a gente entender
Antes de tudo, você precisa saber como e porque desde 1999 cada ano tem uma cor, e o motivo dela ser definida pela Pantone.
Em meados de 1960, a empresa nasceu no ramo da impressão, sua especialidade era tabela de cores para moda, cosméticos e indústrias médicas. Mas a grande evolução se iniciou quando Lawrence Lambert se juntou à equipe, pois ele notou um problema: A dificuldade das agências publicitárias e designers de se comunicarem e identificarem as cores por nome durante o processo de trabalho.
Por esse motivo, a Pantone lançou sua primeira tabela de cores, conhecida como guia PMS (Pantone Matching System), a ideia era diminuir o número variável de cores durante o processo de impressão reduzindo erros.
Foto: Fatos desconhecidos
Em outras palavras, pense no seu produto favorito na prateleira de uma loja, todos com a mesma embalagem, porém com a tonalidade das cores diferentes, isso atrapalha na identidade e credibilidade da marca, por isso a Pantone numerou e nomeou as cores, para saber exatamente a quantidade na hora da mistura de pigmentos para criar a cor e imprimir.
Agora falando da cor do ano, desde 1999, anualmente temos uma cor em destaque. Isso ocorre por conta do Programa Educacional Pantone cor do ano, este é composto por um time global especialista em cores que analisa minuciosamente as tendências de cores influentes no mundo da moda, e em todas as categorias do design, além disso a equipe observa novas tecnologias, texturas e tudo que acaba impactando a sociedade no quesito coloração.
Entendendo isso, podemos dizer que a cor do ano é de importância global, pois reflete nas buscas dos consumidores no mercado.
Na moda, a cor está presente não apenas nas roupas, mas em calçados, acessórios e até maquiagens. Mas é sempre bom lembrar, invista somente no que está de acordo com sua personalidade.
Finalmente vamos falar do Viva Magenta, a cor da família dos vermelhos representa força e energia, e já esteve presente nas passarelas e desfiles tanto de primavera-verão como de outono-inverno.
A cor de 2023 está na tabela de cores Pantone desde 2019, e sua ascensão aconteceu por conta dos eventos externos que ocorreram desde então. Segundo Laurie Pressman, vice presidente do Instituto Pantone de cor, “Viva magenta é uma cor não convencional para uma época não convencional, e um dos principais fatores para moldar isso tem sido a experiência com o COVID, a qual nos obrigou a fazer mudanças que voluntariamente ou não, transformaram nossos estilos de vida”.
Ao mesmo tempo, apesar das nossas vistas terem cansado um pouco das cores por conta do excesso nos últimos tempos, a escolha do Viva magenta como cor de 2023 afirma a continuação dessa tendência, mas de maneira um pouco mais fechada. Uma boa dica de combinação para harmonizar com o descendente de vermelho, são os tons azuis mais escuros e o verde militar.
Gostou de entender um pouco de como funciona a escolha da cor do ano? E você vai aderir? Conta aqui pra gente nos comentários e acompanhe o Entretetizei no Twitter, Insta e Face para ficar sabendo mais sobre a moda dentro dos seus seriados e filmes favoritos!
*Crédito da foto de destaque: Entretetizei