Autoras de Minas Gerais conquistaram o país por meio de uma sensibilidade única na escrita
Para além do pão de queijo, Minas também tem em abundância autores de livros incríveis, como Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa. E para exaltar essa literatura tão rica, hoje vamos listar dez mulheres maravilhosas, escritoras que publicaram livros de diversos temas, desde não ficção até romances clichês.
Vindas de vários cantos do estado, elas marcaram e ainda marcam a literatura brasileira com obras que mostram suas perspectivas sobre o mundo e a importância de usar a própria voz. Agora vamos a lista:
- Conceição Evaristo: Maria da Conceição Evaristo de Brito é autora nacional de grande importância, natural de Belo Horizonte, ela já recebeu o reconhecido Prêmio Jabuti. Além de escritora, Conceição Evaristo é pesquisadora da área de literatura comparada, com formação na UFRJ, UFF e PUC-Rio.
- Daniela Arbex: jornalista premiada, nascida em Juiz de Fora e formada pela UFJF, Daniela tem livros reportagem bem famosos, como Cova 312 e Holocausto brasileiro. Em 2022, a autora já tem programado o lançamento da obra Arrastados, na qual irá abordar o desastre ambiental de Brumadinho.
- Helena Morley: pseudônimo para Alice Dayrell Caldeira Brant, a escritora escreveu um diário famoso no qual narra sua vivência na cidade mineira de Diamantina. E esse livro chegou a ter epílogo escrito por Elizabeth Bishop (autora e poetisa estadunidense que morou em Ouro Preto por vários anos).
- Olívia Pilar: mestra e doutoranda em comunicação pela UFMG, a autora escreve muito sobre o amor romântico entre mulheres negras, com diversos livros incríveis publicados, e contos fantásticos como Pétala, Entre estantes, Quando o sol chegar e Dia de domingo.
- Paula Pimenta: autora best seller de Belo Horizonte com várias séries de sucesso como Fazendo meu filme e Minha vida fora de série, Paula Pimenta também escreveu Cinderela Pop, livro que inspirou o filme de mesmo nome, protagonizado por Maisa Silva.
- Ana Maria Gonçalves: nasceu em 1970 em Ibiá, na região do Triângulo Mineiro, Ana Maria foi publicitária por muitos anos até decidir se dedicar à literatura. Em 2006 lançou o livro muito premiado Um defeito de cor, história que chegou inclusive a vencer a categoria de melhor romance do ano do Prêmio Casa de Las Américas.
- Carolina Maria de Jesus: escritora, poetisa e compositora nascida em Sacramento, Carolina ficou conhecida pelo livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, que foi lançado no ano 1960 narrando em formato de diário a sua experiência de vida de quando ela era catadora de papel.
- Bruna Vieira: cresceu no interior de Minas em Leopoldina e começou escrevendo o blog Depois dos quinze. Mas logo ganhou mais espaço e teve vários livros publicados, tendo inclusive atualmente duas obras que vão ganhar as telinhas, sendo elas De volta aos quinze e Um ano inesquecível.
- Isabela Freitas: natural de Juiz de Fora, é autora best-seller da série Não se apega não, na qual ela narra histórias de uma protagonista com muitas desventuras amorosas, ao mesmo tempo em que ensina lições sobre amor próprio e como identificar ciladas.
- Adélia Prado: mineira de Divinópolis, Adélia formou-se em filosofia e foi uma grande escritora e poetisa brasileira, tendo ganhado prêmios importantes como o Jabuti pela obra Coração Disparado em 1978.
Extra: Além de Elizabeth Bishop, outra autora famosa que já passou por Minas, foi Simone de Beauvoir com seu então companheiro Jean Paul Sartre que vieram nos anos 1960, e passaram por várias cidades do Brasil, incluindo Ouro Preto, o que rendeu a foto icônica dos dois ao lado de Jorge Amado.
Você já conhecia todas essas escritoras? Conta pra gente aqui, e se quiser acompanhar mais notícias sobre entretenimento, acompanhe o Entretê no Insta, Face e no Twitter, vamos te deixar por dentro de todas as novidades!
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Entretetizei