O Entretetizei fez uma listinha de séries baseadas em livros para garantir a sua maratona do fim de semana
Adaptações literárias são bem comuns na indústria do entretenimento atual. Sejam produções cinematográficas ou em formato de série, os fãs dessas obras realizam o sonho de ver seus personagens favoritos e tramas se tornarem mais do que palavras no papel. E com isso, os livros ganham cada vez mais público, já que sempre fica uma curiosidade sobre as semelhanças e diferenças entre a história original e a nova versão.
Pensando nisso, o Entretetizei separou 10 séries baseadas em livros para alegrar seu fim de semana e, de quebra, adicionar algumas obras à sua lista de leituras.
A série, lançada em maio deste ano, é baseada no livro homônimo que acompanha os jovens da cidade de Carp, EUA. Lá, todo verão, os formandos do ensino médio podem participar de um jogo de desafios que premiará alguém com uma enorme quantidade de dinheiro.
Só que, com tanta coisa em jogo, essa competição acaba não sendo tão simples assim. Rola invasão de propriedades, pular de um penhasco, atravessar pontes em grandes alturas e muitos outros desafios que focam nos principais medos dos participantes.
A produção conta com 10 episódios, de aproximadamente 40 a 50 minutos, e tem no elenco Olivia Welch (de Rua do Medo), Jessica Sula (Skins) e Ray Nicholson, filho do icônico Jack Nicholson, protagonista de O Iluminado.
Série recentemente indicada ao Emmy 2021 acompanha Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma garota prodígio em xadrez. A protagonista enfrenta uma infância conturbada, na qual perde a mãe e vai parar em um orfanato, lugar onde aprende o jogo que posteriormente iria torná-la famosa. Na vida adulta, tem que lidar com o peso de seu talento e vícios autodestrutivos.
https://www.youtube.com/watch?v=cnqV3wsZlpo
Baseado em um livro homônimo, de Walter Tevis, o nome é bem sugestivo na comunidade enxadrista. “Gambito” pode ser entendido como uma manobra ou artimanha, mas quando se trata do xadrez, é uma jogada em que se abre mão de uma peça em nome de futuras vantagens.
A série de 7 episódios, abusa do carisma da atriz principal e de personagens secundários, prendendo o espectador a cada jogada.
Para quem curte fantasia, Sombra e Ossos é um prato cheio. Aqui, encontraremos um mundo dividido em pessoas com poderes, nomeadas Grishas, e as pessoas sem poderes.
Na história, acompanhamos o Reino de Ravka, separado há anos por uma fenda repleta de seres temíveis. A barreira afeta diretamente a vida dos moradores que não possuem contato direto com o outro lado e dependem de travessias, feitas pelo exército, para receberem e transportarem mercadorias.
É nesse contexto que conhecemos Alina Starkov (Jessie Mei), uma cartógrafa que acompanha uma dessas jornadas através da Fenda, na qual um poder, até então adormecido, encontra uma saída. Podendo ser a solução para todos os problemas de Ravka, a garota precisa aprender a lidar com tamanha responsabilidade e com esse novo dom.
A série é resultado de duas trilogias de Leigh Bardugo, Sombra e Ossos, com a história de Alina, e Six of Crows, acompanhando o trio de ladrões e vigaristas composto por Kaz (Freddy Carter), Jesper (Kit Young) e Inej (Armita Suman).
O enredo gira em torno de Dana (Brooke Elliott), Helen (Heather Headley) e Maddie (JoAnna Garcia Swisher), moradoras de uma cidade do interior, que planejam a abertura de um spa chamado Doces Magnólias.
Um drama sobre amizade, vida familiar e profissional que tem aquela pegada de conforto e romance para aquecer o coração.
Renovada para uma segunda temporada, a produção é baseada em uma série de 11 livros de mesmo nome, da autora best-seller Sherryl Woods.
Com 10 episódios, cada um com aproximadamente 45 minutos, para você se apaixonar.
A série ambientada em 2018 acompanha os momentos anteriores a um possível apocalipse. Com temática religiosa, a produção é decorada com pitadas de humor e sarcasmo ao tratar de temas como batalha entre Céu e Inferno e a presença do Anticristo.
O enredo é introduzido pelos personagens principais, o anjo Aziraphale (Michael Sheen) e o demônio Crowley (David Tennant), que apesar de suas doutrinas opostas, acabam se tornando grandes amigos após serem designados a viver na Terra, entre os humanos.
Por se afeiçoarem tanto a vida mundana, os dois se unem para combater o fim do mundo e isso provoca muita confusão.
A série já está garantida para uma segunda temporada, na qual os autores do livro Belas Maldições, Neil Gaiman e Terry Pratchett, que inspirou a primeira parte, se reúnem para escrever uma continuação discutida por anos, mas nunca trabalhada.
A série, que possui 3 temporadas, conta a história de Melinda Monroe (Alexandra Breckenridge), que após passar por um recente divórcio, sente a necessidade de recomeçar sua vida do zero. Para isso, ela aceita uma vaga de emprego em uma cidade rural da Califórnia, chamada Virgin River.
Ao chegar em sua nova casa, Melinda se depara com complicações inesperadas quando não é aceita no trabalho e sua oferta de moradia é uma farsa. Porém, no meio de tanta confusão, ela conhece Jack (Martin Henderson), um ex-fuzileiro naval, que pode garantir um motivo para ficar na pacata Virgin River.
Baseado no livro de Robyn Carr, de mesmo nome, a produção tem 10 episódios de mais ou menos 45 minutos por temporada.
Baseado no livro de Celeste Ng, Pequenos Incêndios por Toda Parte, a minissérie é protagonizada por Reese Witherspoon, que após ler a obra em seu clube de leitura, acabou se tornando uma das produtoras executivas.
Sendo caracterizado como um drama familiar, a produção acompanha duas famílias americanas e seus dilemas. De um lado temos uma linhagem considerada perfeita, com pais estáveis e filhos alinhados com a comunidade. E do outro temos uma mãe e uma filha, sem residência fixa e sendo sustentadas com pouco.
A trama começa quando essas duas realidades se chocam e passam a conviver lado a lado no primoroso bairro de Shaker Heights. A partir daí, somos introduzidos em conversas importantíssimas como maternidade, questões raciais e socioeconômicas e a estrutura familiar que somos condicionados a viver.
Para discutir essas essas questões, o elenco escolhido foi de peso. Nomes já famosos no meio como de Reese e Kerry Washington, se juntam à carinhas novas no meio, mas que garantem uma atuação excepcional, como Jade Pettyjohn, Lexi Underwood, Megan Stott, Gavin Lewis e Jordan Elsass.
Um romance adolescente que se passa durante o Natal para você sair com um gostinho doce na boca.
Lily (Midori Francis) é uma garota sonhadora, otimista e agradável. Dash (Austin Abrams) cínico, sarcástico e dono de um humor ácido. Os opostos acabam se unindo quando a garota resolve arranjar um namorado através de mensagens em um moleskine vermelho deixado em sua livraria favorita. A partir desse momento, os dois se comprometem aos desafios deixados no caderninho e se conhecem, superando as diferenças e se ajudando nos contratempos da vida.
https://www.youtube.com/watch?v=rCJx5nPmRpo
Inspirada em “O Caderninho de Desafios de Dash & Lily”, de David Levithan, a história se passa em poucos dias, criando um ritmo irresistível com o clima de Natal e a personalidade cativante dos protagonistas. Ainda sem uma segunda temporada confirmada, a série conta com Nick Jonas como produtor executivo e possui 8 episódios de 30 minutos.
Outro romance, mas com uma pegada de vida real para agradar os mais realistas e fãs do amor atual.
Aqui conhecemos Marianne (Daisy Edgar- Jones) e Connell (Paul Mescall), colegas em uma escola em uma cidade da Irlanda. Os dois não têm nada em comum: ela mais introvertida, ele estrela do time de futebol. Mas os dois embarcam em um romance sem saber onde iriam chegar, amparados na confiança que compartilham e nas poucas familiaridades.
A série se desenrola em anos, acompanhando o crescimento dos personagens e a evolução (e às vezes, retrocesso) do relacionamento deles.
Adaptação do livro Pessoas Normais, de Sally Rooney, somos introduzidos, com essa produção, em um relacionamento cheio de realidade e a verdade por trás dos romances.
Representando o Brasil e fechando a lista com chave de ouro temos Bom Dia, Verônica. A produção nacional é baseada no livro homônimo de Raphael Montes e Ilana Casoy, que acompanha Verônica, uma pacata escrivã, que vê sua vida virar de cabeça para baixo depois que se envolve com um caso de violência doméstica.
Sendo considerado um retrato da impunidade do sistema judiciário e a progressão de um relacionamento abusivo até chegar em violências físicas, a série não é para os fracos. Com classificação de 18 anos e 8 episódios de 40 e poucos minutos, a série é um prato cheio para fãs de investigações criminais e documentários de true crime.
E aí, alguma dessas séries será a escolhida para a maratona do fim de semana? Já assistiu alguma? Conta pra gente nas nossas redes sociais (Insta, Face, Twitter)
*Arte da foto de destaque: Divulgação/ Entretetizei