No calendário, o primeiro dia de abril é considerado o Dia da Mentira, e ocultar a verdade já causou muita confusão. Confira obras em que tudo começou exatamente por esse motivo
Quem nunca resolveu brincar com aquela pessoa conhecida e inventar uma grande mentira para assustar, e, logo em seguida, revelar a verdade dizendo: 1º de abril? O Dia da Mentira é bastante popular não só no Brasil mas ao redor do mundo.
Todes se esforçam bastante para pregar aquela peça e segurar a risada para não estragar a brincadeira. Mas, afinal, como a data foi adotada pelos brasileires? Essa tradição começou no país em 1828, quando o noticiário impresso mineiro A Mentira publicou, no dia 1º de abril, em sua primeira edição, a manchete informando a morte de Dom Pedro I, quando não havia realmente acontecido.
Diferente das mentiras do 1º de abril, que não passam de brincadeiras atualmente, algumas mentiras são reais e desencadeiam diferentes acontecimentos. Confira essa lista de obras que giram em torno de uma mentira.
5 livros que envolvem mentiras
1. Pequenas Grandes Mentiras — Liane Moriarty
O livro Pequenas Grandes Mentiras, escrito por Liane Moriarty e publicado pela Intrínseca, conta a história de três mulheres que acabam tendo seus caminhos cruzados. Madeline, forte e decidida, está magoada porque o filho do primeiro relacionamento quer morar com o pai e a jovem madrasta. Além disso, Skye, o filho do ex-marido com a atual mulher, foi matriculado no mesmo jardim de infância que a filha de Madeline.
Na obra, também acompanhamos Celeste, mãe de Max e Josh, uma mulher bonita e rica, que é casada com um homem igualmente bem-sucedido. Quando seus filhos gêmeos são matriculados na escola, eles parecem ter certeza de que vão reinar entre os pais. Mas tudo pode ter seu preço, e resta saber se ela estará disposta a pagá-lo.
Já Jane se mudou para a cidade com o filho Ziggy, que é fruto de uma noite mal-sucedida. A mulher fica amiga das outras duas, mas a tensão chega quando Ziggy é acusado de bullying. O clima ruim vai piorando, até que alguém cai da varanda da escola e morre, fazendo a verdade ficar cada vez mais difícil de ser alcançada. Liane Moriarty aborda bullying, escândalos domésticos e os perigos das meias verdades que contamos.
2. Uma Farsa de Amor na Espanha — Elena Armas
Com o casamento da irmã se aproximando, Catalina Martín, uma jovem engenheira que trabalha em Nova York, está procurando desesperadamente por um acompanhante, para não precisar encarar sua família sozinha, principalmente o irmão do noivo, que é seu ex. É então que ela acaba soltando uma mentira rápida aos parentes, dizendo ter um namorado. Agora todos eles querem conhecê-lo.
Nisso, Aaron Blackford, seu colega de trabalho, com quem ela não se dá nem um pouco bem, acaba se candidatando para ser seu namorado de mentira por aquele período. De início, Lina se recusa a embarcar nessa ideia, só que, por ter apenas um mês até a data, ela acaba aceitando aturar o homem, que é lindo porém insuportável.
Em Uma Farsa de Amor na Espanha, escrito por Elena Armas e publicado pela Arqueiro, enquanto tenta sustentar aquela mentira, Lina se pergunta se Aaron é tão detestável quanto ela pensava.
3. Pretty Little Liars — Sara Shepard
As obras que deram origem à série de sucesso de mesmo nome, Pretty Little Liars, foram escritas por Sara Shepard e publicadas pela Rocco. Nesses livros, conhecemos cinco garotas: Emily, Hanna, Spencer, Aria e Alison. Todas ainda mantêm uma ligação por causa de Alison, que, com sua influência e popularidade, tem o controle do grupo.
Um dia, Alison desaparece, sem deixar qualquer rastro, o que faz as garotas se afastarem. Mas, anos depois, mensagens ameaçadoras assinadas por “A” começam a ser enviadas a cada uma. Será que Alison está viva, é autora das mensagens e pretende revelar segredos das ex-amigas? Ou seria outra pessoa? Comece por Maldosas, que é o primeiro volume, e descubra o resto dessa trama.
4. Aliança de Casamento — Jasmine Guillory
Você acompanharia uma pessoa que você não conhece para um casamento? É o que fez Alexa Monroe quando Drew Nichols fez o convite a ela. Em Aliança de Casamento, escrito por Jasmine Guillory e publicado pela Essência, na véspera do casamento de sua ex-namorada, Drew ainda não tem uma acompanhante. É assim que a ideia surge.
Quando uma queda de energia deixa ambos presos em um elevador, Drew convida Alexa para se passar por sua namorada durante o casamento, para que ele não tenha que ir sozinho. Os dois acabam se divertindo, mas nem tudo é perfeito, porque eles moram longe e precisam voltar para suas cidades.
Drew trabalha como cirurgião pediátrico em Los Angeles, e Alexa trabalha como chefe de gabinete do prefeito, em Berkeley, portanto, a distância é um obstáculo. Porém, a química que sentiram é eletrizante e intensa. Será que eles poderão dar um jeito de continuarem esse romance?
5. Mentirosos — E. Lockhart
A família Sinclair é rica, renomada e gosta de afirmar que não existem membros viciados, fracassados, carentes ou criminosos entre eles, o que, talvez, possa ser mentira. Em Mentirosos, escrito por E. Lockhart e publicado pela Seguinte, os Sinclair gostam de manter as tradições e não admitem estarem em decadência.
Todo ano, eles passam as férias em uma ilha particular. Cadence, neta primogênita e principal herdeira, os irmãos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde sempre e formam um grupo chamado Mentirosos. Tudo corria bem, até que Cadence sofre um acidente esquisito.
Passando dois anos com fortes dores de cabeça, depressão e amnésia, ela recebe cuidados da família, que não dá mais detalhes sobre os acontecimentos. Um tempo depois, a garota finalmente volta para a ilha e tenta restaurar suas lembranças daquele fatídico dia. Será que sua família está escondendo alguma coisa?
Já leu algum desses livros? Qual o seu preferido? Conta pra a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê, e nos siga para ficar sabendo das notícias da literatura e do entretenimento!
*Crédito da foto de destaque: reprodução/ Freeform