20 anos de Meninas Malvadas: o filme de uma geração

Cerca de 20 anos após o seu lançamento, o filme deixa um extenso legado para a cultura pop 00

Meninas Malvadas (Mean Girls) é um reset cultural dos anos 2000, que desde sua estreia em 2004, inspira diversas obras e fãs no mundo todo pela sua sagacidade, originalidade, personagens marcantes e bordões icônicos. 

O Filme

Meninas Malvadas foi dirigido por Mark Waters e roteirizado pela atriz e comediante Tina Fey, que também atua no filme. A obra é inspirada em Queen Bees and Wannabes, livro de autoajuda que analisa o processo de formação de grupos de meninas da escola secundária e o comportamento agressivo de meninas adolescentes, escrito pela autora Rosalind Wiseman

O longa-metragem conta a história de Cady Heron (Lindsay Lohan), uma garota que cresceu na África, sempre estudou em casa e nunca frequentou  uma escola. Após retornar aos Estados Unidos com seus pais, ela se prepara para iniciar sua vida de estudante em uma escola pública. Cady logo percebe como a língua venenosa de suas novas colegas, sobretudo Regina George (Rachel McAdams), pode prejudicar sua vida.

Na época do seu lançamento, Meninas Malvadas foi um sucesso de bilheteria, arrecadando US$129 milhões mundialmente, e de crítica. Sua porcentagem de aprovação no site Rotten Tomatoes é de 83%, considerada alta para um filme adolescente. 

Mean Girls
Foto: reprodução/filme
Música

Meninas Malvadas é uma fonte de inspiração para diversas obras musicais da cultura pop até os dias atuais. 

Um bom exemplo é o clipe da música Thank You Next (2019) da cantora Ariana Grande, dirigido por Hannah Lux Davis, que traz referências diretas ao filme.

 

Outro exemplo que vale ser mencionado é o clipe da canção Cheguei (2016) da cantora Ludmilla, dirigido por Felipe Sassi. O clipe é amplamente inspirado pelo filme, contando com referências diretas nos diálogos, roupas, dentre outros elementos visuais.

Frases Icônicas

Você certamente já ouviu uma das frases icônicas do filme. Elas viraram memes amplamente difundidos entre os jovens da época e são lembradas até hoje. Abaixo estão algumas das mais famosas que marcaram o filme:

gif
“Em 3 de outubro, ele me perguntou que dia era.”
gif
“Às quartas usamos rosa.”
gif
“Isso é tão barro!”
Moda

Meninas Malvadas representa de forma bem característica o estilo dos anos 2000, o Y2K: calças jeans de cintura baixa, minissaias, camisetas baby-look e bolsas baguette. As Plásticas, sem dúvidas, influenciaram algumas das principais tendências de moda da década e seu guarda-roupa inspirou o público para além das telas de cinema. 

Utilizar rosa às quartas-feiras também se tornou uma “tradição” que existe até hoje. A tendência Y2K, por sua vez, está em alta novamente, uma vez que a moda é cíclica. Uma prova disso é o fato de que em 2024, houve um aumento significativo de pesquisas como “moda Mean Girls” e “Y2K”.

gif
Foto: reprodução/filme
Adaptações

O universo de Meninas Malvadas conta com diversas adaptações. Em 2011, foi lançada uma continuação do primeiro filme, Meninas Malvadas 2.

foto filme
Foto: reprodução/Prime Video

O longa, com um novo elenco, conta a história da personagem Johanna Jo Mitchell (Meaghan Martin), uma veterana que vive com o pai, piloto de corrida da NASCAR. Ela começa seu último ano de escola com apenas uma regra: evitar os conflitos femininos. Entretanto, após perceber que a jovem Abby (Jennifer Stone) está sofrendo nas mãos da abelha rainha da escola, ela resolve colocar tudo em jogo e enfrentar as garotas malvadas.

Diferente do seu antecessor, Meninas Malvadas 2 não conquistou o público, deixando a desejar em termos de bilheteria e de crítica. Apesar de seguir uma trama parecida, a ausência dos personagens originais, de continuidade e de elementos marcantes como o Burn Book e o Jingle Bell Rock foram considerados fatores negativos.

Em 2018, o musical Meninas Malvadas estreou na Broadway. A peça de teatro, além de tornar-se um sucesso de público, conquistou o prestígio da crítica com 12 indicações ao Prêmio Tony, entre elas a de melhor musical. O musical, assim como a obra cinematográfica original, foi escrito por Tina Fey.

foto musical
Foto: reprodução/Joan Marcus

Em 2024, 20 anos após a estreia de Meninas Malvadas, foi lançado nos cinemas um remake adaptado a partir do espetáculo da Broadway. A nova trama é dirigida por Samantha Jayne e Arturo Perez Jr e assinada por Tina Fey.

O roteiro foi então atualizado para abraçar a tecnologia, novas gírias e determinadas narrativas, contando com participações especiais do elenco original. A obra, diferente de Meninas Malvadas 2, é uma releitura do filme de 2004.

Foto: reprodução/filme

Na nova versão, Cady e Regina são interpretadas respectivamente pelas atrizes Angourie Rice e Reneé Rapp. A trilha sonora completa do filme está disponível no Spotify Brasil.

 

Assim, podemos concluir que Meninas Malvadas é um marco na cultura pop, que, seja por meio de frases, adaptações, clipes ou tendências da moda, permanece relevante 20 anos após o seu lançamento.

Quer saber tudo sobre cultura pop? Siga o Entretetizei para ficar por dentro das novidades do entretenimento em nossas redes sociais Insta, Face e Twitter

Leia também: Especial | Conheça Renné Rapp

Às quartas usamos rosa e assistimos Meninas Malvadas em casa

 

Texto revisado por: Thais Moreira

 

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!