Cultura e entretenimento num só lugar!

capa do disco Folkore, um dos exemplos de álbuns de música que poderiam ser livros

4 álbuns de música que poderiam ser livros

 

Veja a lista com os álbuns de cantoras que, além de inspirarem com sua voz, dão um show de criatividade e inspiração na hora de produzirem seus discos

 

Não é segredo para fãs de música o fato de os álbuns contarem histórias através das letras dos discos. No entanto, separamos, nesta lista, alguns trabalhos em que o pano de fundo das canções teve realmente um planejamento maior, para que todas as faixas tivessem uma sequência, para que as músicas contassem uma história, assim como em um livro. Confira! 

Folklore

capa do álbum folklore, um dos álbuns de música que poderiam ser livros
Foto: reprodução/Beth Garrabrant

Lançado pela Taylor Swift em 2020, o álbum vencedor do Grammy reúne letras intimistas e de experiências da artista, em especial, do período da pandemia, no qual foi escrito. Assim, cada faixa do disco funciona como um capítulo da história que ela quer contar.

Além desse aspecto mais pessoal, Folklore também conta a história de Betty e James, que tem como enredo um amor tumultuado, e traz as versões do casal através de três faixas da obra: Betty, August e Cardigan, sendo, essa última, o single oficial usado para promover o CD. 

Lemonade

capa do álbum Lemonade
Foto: reprodução/Parkwood Entertainment

Um dos maiores lançamentos da última década, Lemonade se tornou um marco pela história que foi contada ao longo do disco. O álbum contém 12 faixas, todas com um trabalho visual que, juntas, formam um filme.

O roteiro: uma história de reafirmação de uma mulher que se percebe em um casamento sem futuro. Segundo rumores, o enredo foi inspirado na própria história da Beyoncé, que havia descoberto uma traição na época.

Mas não para aí! Enquanto fazia um álbum sobre empoderamento, a cantora também reuniu elementos do Black Power, fazendo que a afirmação citada acima se dirigisse também a todas as mulheres negras. 

Sour

capa do álbum Sour
Foto: reprodução/Geffen Records

Saindo de um álbum conceitual para um que certamente daria um ótimo livro clichê.  O disco de estreia da Olivia Rodrigo foi um dos maiores sucessos de 2021, por reunir diversos dilemas vividos por uma adolescente, como mágoas e amores.

A cantora destacou como as letras foram inspiradas em suas vivências pessoais, sendo que ela tinha 17 anos na época do lançamento de Sour.

Let Go

 capa do álbum Let Go, um dos álbuns de música que poderiam ser livros
Foto: reprodução/Arista Records

Para fechar essa lista em grande estilo, temos um dos álbuns de maior sucesso do punk pop. Lançado em 2002, Let Go reuniu diversas experiências de Avril Lavigne ao lado de uma estética marcante, que ela começava a criar através desse disco.  

Hoje, 20 anos depois, ele poderia se tornar um perfeito livro nostálgico sobre os anos 2000. Os visuais, as histórias, tudo gira em torno da protagonista, uma rockstar em ascensão, revivendo o estilo da época que segue marcando as novas gerações. 

Conhece algum outro álbum que poderia ser um livro? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê — Twitter, Face e Insta, e não perca outras matérias sobre o mundo da música e do entretenimento.

 

*Crédito da foto destaque: reprodução/Beth Garrabrant

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!