O evento gratuito e aberto ao público, acontece nos dias 25 e 26 de outubro com transmissão pelo canal da Mostra no Youtube
O encontro das mulheres no audiovisual na Mostra acontece pelo segundo ano consecutivo, para discutir sobre a participação feminina na Indústria. Os dois encontros contarão com mulheres da França, Espanha e países da América Latina.
Primeiro encontro
Leslie Thomas, secretária geral do CNC – Centre National du Cinéma et de l’Image Animée, órgão vinculado ao Ministério da Cultura da França, vai compartilhar os avanços da igualdade de gênero na indústria audiovisual em uma conversa com a ex-consulesa da França do Brasil, Alexandra Loras.
Tal avanço é consequência da realização das políticas públicas implementadas a partir de 2019, como a concessão de um bônus de aumento em 15% de apoio financeiro para produções com maioria de mulheres em posições de liderança criativa, e a inclusão de cláusula sobre assédio sexual nos contratos de seguro das produções audiovisuais, garantindo a interrupção das filmagens para averiguação de denúncias.
Segundo encontro
Nessa mesa será apresentada a pesquisa “Mulheres na Indústria Audiovisual: Um panorama de Países da América Latina e da Espanha”, que traz dados sobre a participação feminina no audiovisual do Brasil, México, Argentina, Uruguai e Espanha, mostrando a semelhança no que se refere à minoria das mulheres no exercício das funções de liderança nas funções técnicas e criativa (direção e roteiro).
Promovida pela WIPO – World Intellectual Property Organization, instituição vinculada à ONU. A pesquisa conta com a participação de quatro brasileiras: Débora Ivanov, Luciana Vieira, Aleteia Selonk e Marcia Candido.
No segundo dia de encontro será possível também conhecer os movimentos de mulheres do audiovisual da Argentina (Sabrina Farji | La Mujer y el Cine), do Chile (Camila Rodó Carvallo | Nosotras Audiovisuales), do México (Theresa Solis | Mujeres en el Cine y la Televisión e da Espanha) e da Espanha (Cristina Andreu | CIMA – Asociación de Mujeres Cineastas y de Medios Audiovisuales) que, juntamente com Tata Amaral, do +Mulheres (Brasil) irão debater sobre como atuar para a promoção de uma real igualdade de gênero dentro da indústria audiovisual.
Programação
MESA 1: Diversidade – as políticas promovidas pelo CNC / França
Dia 25 de outubro, segunda-feira
Horário: 15h
Local: Canal da Mostra no Youtube
Convidada: Leslie Thomas, secretária geral do CNC – Centre national du Cinéma et del’Image Animée (França)
Mediação: Alexandra Loras
MESA 2: Mulheres na América Latina e Espanha
Dia 26 de outubro, terça-feira
Horário: 15h
Local: Canal da Mostra no Youtube
Convidadas:
Sabrina Farji | La Mujer y el Cine (Argentina)
Theresa Solis | Mujeres en el Cine y la Televisión (México)
Cristina Andreu | CIMA – Asociación de Mujeres Cineastas y de Medios Audiovisuales (Espanha)
Tata Amaral | +Mulheres (Brasil)
Camila Rodó Carvallo | Nosotras Audiovisuales (Chile)
Mediação: Luciana Vieira
Animados para acompanhar o Seminário Internacional de Mulheres no Audiovisual? Conta para a gente e siga o Entretetizei no Twitter, Insta e Face para ficar por dentro de tudo do mundo da música e do entretenimento.
*Crédito da foto destaque: Reprodução Mostra