Cultura e entretenimento num só lugar!

5 mulheres brilhantes na ciência

Que as mulheres dominam o mundo, a gente já sabe, mas você conhece as mulheres que se destacaram na ciência? Pois é, elas estão presentes em todos os lugares e áreas e hoje, trouxemos cinco nomes que mercaram a história da ciência. Será que você conhece alguma delas? Confira:

1 – Marie Curie

Marie realizou descobertas importantes da radiotividade e, durante seus estudos, encontrou o rádio e o polônio, dois elementos químicos e, graças a isso, foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel e a primeira pessoa a ser homenageada duas vezes seguidas: o Nobel de Física (1903) e o Bobel de química (1911).

2 – Gertrude Elion

Gertrude era bioquímica, especialista em leucemia e gota. Ao longo de seus estudos, descobriu medicamentos para essas doenças e mudou a história da ciência. Além disso, descobriu novos princípios da quimioterapia, um dos tratamentos mais conhecidos para o combate ao câncer. Graças a esse trabalho, ela levou o prêmio Nobel de Medicina em 1988.

3 – Johanna Döbereiner

Johanna nasceu na república Tcheca, mas se naturalizou brasileira 1956. Foi uma estudiosa do campo da agronomia, colaborando no desenvolvimento do programa governamental Proálcool. Na época, ajudou o brasil a alcançar a segunda posição entre os maiores produtores de soja do mundo. Levou o Nobel de Química em 1997 ao permitir que os alimentos fossem produzidos de forma mais barata e saudável.

 

4 – Mayana Zatz

Brasileira e considerada pelos cientistas como um dos maiores nomes nos estudos de doenças neuromusculares, Mayana também é considerada uma autoridade nas pesquisas com células-tronco. Atualmente ela é diretora  do Centro de Estudos do Genoma Humano na Universidade de São Paulo (USP).  Mayana foi responsável por desenvolver uma técnica que trouxe avanços na compreensão das dos mecanismos causadores de doenças genéticas.

5- Fabiola Gianotti

Finalista do posto de “Personalidade do Ano” da revista Time, Fabiola é a cientista por trás do experimento ATLAS: um dos maiores projetos em execução na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). Lá, ela coordena mais de 3 mil físicos de 169 instituições diferentes, localizadas em 37 países. Em 2015, anunciou ao mundo a descoberta do Bosón de Higgs, mais conhecido como a “a partícula de Deus”.

É muito gratificante ver mulheres inteligentes e poderosas nos representando na ciência. Adoramos conhecer um pouco sobre elas!

Fonte: Exame Brasil

 Com carinho,

Anna

Nossas Redes Sociais:

Instagram do Blog: @sobretudocomelas

Twitter: @stcomelas

Facebook: Sobre Tudo com Elas

E-mail: blogsobretudocomelas@gmail.com

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!