Conheça o País do Carnaval, Um Verão Revelador e outras obras sobre essa grande festa
O carnaval vai muito além dos bloquinhos e desfiles. A folia também pode ser vivida através das páginas de um bom livro! Se você quer mergulhar na atmosfera carnavalesca, seja conhecendo histórias que se passam no período ou explorando o impacto cultural da festa, continue lendo essa lista onde separemos seis livros sobre o carnaval.
O país do Carnaval — Jorge Amado
Depois de sete anos, Paulo Rigger volta ao Brasil após estudar direito em Paris. Filho de um rico produtor de cacau, ele retorna marcado por uma inquietação existencial, onde se une a um grupo de intelectuais em Salvador para discutir sobre amor, política, religião e filosofia. O protagonista mantém uma relação de estranhamento com o carnaval, porque acredita que a festa deixa a população alienada. As angústias do personagem refletem a situação do país, que passava pela Revolução de 30.

A cidade que dança: Clubes e Bailes Negros no Rio de Janeiro — Leonardo Affonso
A história remonta ao começo da década de 1880, no qual ritmos sincopados começaram a virar febre dançante no Rio de Janeiro. Os trabalhadores pardos e negros fizeram dessas danças um meio de afastar estereótipos a eles associados, redefinindo o processo de nacionalidade. E numa época em que foram deixados de lado por uma abolição que não se preocupou com seu acesso à cidadania.

Um Verão Revelador — Jennifer Weiner
Após uma briga que separou as grandes amigas por anos, Daphne Berg fica chocada quando Drue Cavanaugh volta para sua vida pedindo um favor: ela quer que Daphne seja sua madrinha de casamento. Berg está em dúvida se irá aceitar o convite, afinal, ela não é mais a fiel escudeira apagada do ensino médio, agora construiu uma vida e possui uma carreira em ascensão como influenciadora. Será que retornar uma amizade do passado é a escolha correta?

Canto de Rainhas: O Poder das Mulheres que Escreveram a História do Samba — Leonardo Bruno
Escrito pelo jornalista Leonardo Bruno, o livro reúne histórias de grandes mulheres, como Alcione, Beth Carvalho, Clara Nunes, Dona Ivone Lara e Elza Soares, que se dedicam ao samba e rompem com as barreiras do racismo na sociedade. O leitor é convidado a acompanhar as trajetórias dessas artistas, além de entender a música brasileira das últimas décadas.

O melhor bloquinho do Carnaval — Tayná Meirelles
Lis achava que teria um carnaval agitado e romântico, mas ela precisa se tornar babá da meia-irmã de 13 anos. Sem os seus amigos por perto, porque todos viajaram, o seu carnaval fica solitário em Cuiabá. Mas, mesmo com essas dificuldades, com certeza ela dará um jeito de participar da festa mais animada do Brasil!

Enquanto o Carnaval Durar — Bruna Paiva
Aline, uma estudante de moda, não acreditava mais no amor porque já passou por diversas decepções amorosas. Então, ela decide curtir o carnaval com a sua melhor amiga, mas quando conhece Diego em um bloco, o seu coração se abre novamente para o amor.

Qual desses livros sobre o carnaval você quer ler? Compartilhe suas leituras conosco em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, X. E se você ama um romance bem açucarado, venha participar de nossas leituras coletivas!
Leia também: Especial | Orgulho e Preconceito: como a obra se atualiza 212 anos depois?
Texto revisado por Cristiane Amarante