Aos 27 anos, a atriz sustenta uma carreira com diversos filmes, animações e séries
Nesta terça (23), Dakota Fanning está completando 27 anos. A sua carreira começou como uma atriz mirim com participações pequenas em séries, como ER e CSI: Crime Scene Investigation, e depois lhe levou à atuação de filmes que lhe renderam indicações a prêmios importantes, como no caso de seu papel de Uma lição de amor ao Screen Actors Guild Award.
Mas não só de produções mirins conta a carreira da artista. Fanning coleciona muitos papéis e produções em filmes, animações e séries, que variam entre independentes e blockbusters.
Neste dia, que tal maratonar alguns filmes da atriz? Confira a lista que preparamos para você!
Uma Lição de Amor
Prepare o lencinho: este ano, Uma Lição de Amor (2001), filme que passava na Sessão da Tarde, completa 20 anos, sendo digno de muitas lágrimas. Esse foi o primeiro trabalho de Dakota Fanning que lhe rendeu indicação a prêmio. Esse mesmo filme foi, também, indicado ao Oscar.
O filme se passa com a busca de Sam Dawson (Sean Penn), um homem com distúrbios mentais, para manter a guarda de sua filha Lucy (Dakota Fanning) que, aos 7 anos, já ultrapassa a intelectualidade de seu pai. Isso chama a atenção de uma assistente social que deseja colocá-la em um orfanato.
Uma Lição de Amor está disponível no Globoplay.
Grande Menina, Pequena Mulher
Outro destaque da carreira da atriz é Grande Menina, Pequena Mulher (2003) ao lado de Brittany Murphy.
Neste longa, Molly (Murphy), filha de um falecido astro do rock, perde todos os seus luxos quando descobre que foi roubada pelo seu empresário. Para conseguir dinheiro, ela vira babá de Ray (Fanning), uma menina que age como uma adulta responsável, ao contrário de Molly.
Você pode assistir esse filme no Prime Video e na Apple TV.
Guerra dos Mundos
Um dos primeiros blockbusters da carreira de Fanning, Guerra dos Mundos (2005) é um longa de ficção científica clássico, sobre uma invasão alienígena que ameaça a humanidade.
O filme coloca em foco uma família americana que luta pela sobrevivência. A atriz interpreta Rachel Ferrier ao lado de Tom Cruise, como Ray Ferrier.
O longa está disponível na Netflix.
Coraline e o Mundo Secreto
A clássica animação de terror infantil que traumatizou toda uma geração. Dakota Fanning dá voz à personagem que dá nome ao filme Coraline e o Mundo Secreto (2009) e é uma boa pedida para começar a conhecer os trabalhos da atriz como dubladora.
Coraline descobre um mundo paralelo que imita a sua realidade, só que melhor. Um enredo cheio de mistérios e segredos dá tom ao longa.
The Runaways
Com certeza, The Runaways (2010) é um marco na trajetória de Fanning, que faz a passagem da sua carreira para filmes mais maduros.
Aos 16 anos, a artista atuou no papel biográfico de Cherie Currie ao lado de Kristen Stewart, colega com quem contracenou nos quatro últimos filmes de A Saga Crepúsculo, como Joan Jett. O longa aborda o começo e crescimento da girlband The Runaways, além da relação entre as duas cantoras.
O Alienista
O Alienista (2018 – 2020), um seriado de duas temporadas, é um dos trabalhos mais recentes de Dakota Fanning. Em um dos papéis principais, a atriz interpreta Sara Howard, a primeira mulher empregada no Departamento de Polícia de Nova York, que luta para não ser menosprezada perante seus colegas homens e colabora em uma investigação.
A série gira em torno de John Moore (Luke Evans), um ilustrador de jornal, e do Dr. Laszlo Kreizler (Daniel Brühl), um psicólogo criminal, que se juntam para investigar um caso de assassinatos brutais.
A série está toda disponível na Netflix.
Quantos filmes de Dakota Fanning você já assistiu? Comente com a gente através do Twitter, Face e Insta do Entretetizei!
*Crédito da foto de destaque: Summit Entertainment