Ao lado de uma boa mocinha sempre há uma grande vilã
[Contém spoiler]
Quem nunca vibrou ou ficou em choque com as ações de uma boa vilã? Interpretar uma antagonista é o sonho de muitas atrizes, e não é para menos: essas personagens, cheias de camadas e atitudes questionáveis, são o tempero que transforma uma novela em uma produção de sucesso. Quando carismáticas, conseguem cativar o público e se tornam inesquecíveis. Mas como explicar essa nossa relação de amor e ódio por elas? Reunimos então sete vilãs nas novelas turcas (dizis) que fizeram um enorme sucesso. Confira:
Aylin Yüksel – A Sonhadora (Erkenci Kuş)
Aylin (Sevcan Yaşar) é a grande vilã de A Sonhadora (2018). A publicitária se transforma em uma pessoa gananciosa e sem escrúpulos, proprietária de uma nova agência de publicidade que rivaliza com a agência de Aziz (Ahmet Somers), pai de Can Divit (Can Yaman) e Emre (Birand Tunca). Ex-funcionária da Fikri Harika, ela manipula o seu namorado, Emre, para que ele contribua com o sucesso de sua nova empresa, levando-o a participar de planos para prejudicar a gestão do irmão mais velho, que assumiu a gerência da Fikri Harika. Junto com Emre, eles manipulam Sanem (Demet Özdemir), jovem funcionária que acredita que Can é o grande vilão do ambiente de trabalho.
Nur – Leyla: Hayat… Aşk… Adalet…
A nossa grandíssima Adriana Esteves está sendo bem representada na Turquia. Em Leyla: Hayat… Aşk… Adalet… (2024), a versão turca de Carminha, Nur, interpretada por Gonca Vuslateri, tem sua atuação sempre bem elogiada pelo público e críticos. Ambiciosa e dissimulada, na versão turca, Nur se torna uma celebridade com um passado tenebroso, já que uma de suas maiores crueldades foi abandonar Leyla (Cemre Baysel) em um lixão.
Selin – Leyla: Será Isso Amor? (Sen Çal Kapımı)
Eda Yıldız (Hande Erçel) e Serkan Bolat (Kerem Bürsin) se aproximaram em Será Isso Amor? (2020), graças ao noivado de Selin (Bige Önal), ex-namorada de Serkan. Descrita pelo próprio como a mulher ideal para ele, na primeira temporada da dizi, Selin era a profissional de relações públicas e uma das sócias do Art Life, escritório de arquitetura. Ao longo dos episódios, a personagem foi passando de uma mulher contida, profissional, responsável e complacente, para uma pessoa obcecada e manipuladora.
Hüma Divit – A Sonhadora (Erkenci Kuş)
Outra grande vilã de A Sonhadora é a mãe de Can e Emre, Hüma, interpretada pela İpek Tenolcay. Sendo próxima apenas de seu filho mais novo, Emre, a personagem enfrenta desafios para se aproximar de Can ao retornar para Istambul, graças a pedido de Aylin. A partir de então, a vilã se encontra com a nova nora, Sanem, sem saber que ela possui ligação com o seu filho e o primeiro encontro delas não é nada agradável. A empresária é ardilosa e arrogante, e vai tentar manipular a vida amorosa dos filhos. Se tratando do relacionamento de Can e Sanem, eles serão afetados por suas armadilhas e nunca descobrirão todas as falcatruas da mulher.
Azade Karabey – Flores de Sangue (Kan Çiçekleri)
Avós são figuras muito queridas em todo mundo, porém, a avó de Baran Karabey (Barış Baktaş) está longe de ser uma senhora meiga e calorosa. Em Flores de Sangue (2022), Nalan Örgüt dá vida a Azade, matriarca do clã Karabey. Azade se opõe ao casamento de Baran e Dilan (Yağmur Yüksel) desde o princípio e se intensifica ao passar o tempo, já que Dilan é de uma família rival da sua há décadas. Ela começa a agredir a personagem de formas sutis, ameaçando e agredindo verbalmente a esposa de seu neto. Violência física e várias tentativas de assassinato ocorrem, até mesmo com a vilã tentando enterrar a mocinha viva.
Afife Demirhanlı – Esaret
Quem tem uma boa sogra, tem tudo! Só que esse não é o caso da protagonista de Hira (Mahassine Merabet), em Esaret (2022). Afinal, sua sogra é, nada mais, nada menos, que Afife (Melahat Abbasova). Afife é uma versão mais jovem de Azade, de Flores de Sangue, já que sua crueldade se assemelha muito com a da outra matriarca. Mãe de Orhun Demirhanlı (Cenk Torun), ela é conhecida por ser o eixo da família, porém, sua crueldade e determinação em acabar com a vida da nora, a enxergando como uma ameaça para a família Demirhanlı, resultam no afastamento de seu filho. Ela violenta Hira de inúmeras maneiras e tenta assassiná-la em diversas ocasiões.
Azize – Hercai: Amor e Vingança (Hercai)
Azize, interpretada por Ayda Aksel, é mais uma avó revoltada, fria e calculista que não aceita a união do neto Miran (Akın Akınözü) com Reyyan (Ebru Şahin), um amor nascido da vingança em Hercai. A matriarca manipula Miran desde a infância, orientando o neto a seduzir e abandonar Reyyan como parte de seu plano. Ao perceber que ele se apaixonou verdadeiramente, ela faz de tudo para separar o casal e, no decorrer da trama, tenta manter sua verdadeira identidade e um filho que mantém escondido.
Quem é a sua vilã favorita da nossa lista? Faltou algum nome? Conta pra gente nas nossas redes sociais e siga o Entretetizei – Instagram, Facebook, X – para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo do entretenimento e no mundinho turco.
Leia também:
- 5 motivos para assistir Leyla: Hayat Aşk Adalet
- Motivos para assistir à nova novela turca A Sonhadora
- Hercai: o drama turco que retrata um amor nascido da vingança
- Diga adeus à Kan Çiçekleri: último episódio tem data divulgada
Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho