Longa brasileiro estreia em 3 de dezembro
A produção brasileira M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida, que tem seu lançamento confirmado para a próxima quinta-feira (03), é mais do que um filme de suspense. O longa, que concorre à indicação brasileira ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, foi produzido pela produtora Migdal Filmes e aborda temas que vão desde o racismo até a relação entre mãe e filho, temas considerados atuais em 2020.
Na sinopse, Maurício (Juan Paiva) é um jovem negro e calouro da prestigiada Universidade Federal de Medicina e, em sua primeira aula, conhece o M-8 (Raphael Logam), um corpo indigente negro que servirá como seu material de estudo. Mas, os mistérios em torno da identidade e da morte do cadáver acabam por angustiar e assombrar Maurício.
M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida é uma trama atual que tem muito da experiência do próprio diretor, o cineasta Jeferson De (Bróder), acrescentada da vivência do protagonista, como o próprio contou em entrevista ao jornal O Povo:
“Quando eu fui fazer cinema eu era o aluno negro da sala. Em uma aula de roteiro me perguntaram: ‘poxa, mas por que só tem negros nessa sua história?’. Existia uma dificuldade de me ver, não ligavam meu tom de pele à narrativa que eu tinha escrito e isso pautou toda a minha história no cinema brasileiro. Ninguém pergunta isso ao Maurício, mas ele percebe que só ele e aqueles corpos da aula de anatomia são negros”.
Para tanto, durante os 88 minutos que o constituem, o longa procura conscientizar o telespectador de situações cotidianas e preconceituosas, como por exemplo, a chocante e violenta abordagem policial que pode ser vista já no trailer.
A relação entre Maurício e sua mãe é outro ponto de destaque para a história. Dona Cida, interpretada por Mariana Nunes (Divino Amor e Carcereiros), é uma auxiliar de enfermagem que sempre dedicou sua vida para que seu filho recebesse uma boa educação e ingressasse na faculdade. Se por um lado, ela entende o envolvimento do filho com a busca por resposta sobre M-8, por outro também teme que algo aconteça com ele ou seu futuro, o que gera um conflito entre os dois.
Baseada no livro homônimo de Salomão Polakiewicz, o elenco do filme é composto de nomes como Giulia Gayoso (O Sétimo Guardião), Bruno Peixoto (Meus 15 Anos: O Filme) e Zezé Motta (Xica da Silva), além da participação especial de Lázaro Ramos (Mister Brau).
Curtiu M-8 – Quando a Morte Socorre a Vida? Conte para gente! E para acompanhar as novidades do mundo do entretenimento, segue a gente lá no perfil do Entretetizei no instagram e no twitter.