Grupo de baluartes da Portela realiza evento com ingressos limitados, feijoada e transmissão gratuita em formato live
Alô, Família Azul e Branco! Salve, Salve, Velha Guarda da Portela! Os fãs de Carnaval têm um encontro marcado na próxima semana com a maior campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Celebrando os 120 anos de Paulo da Portela, fundador da Escola de Samba que leva seu nome, a Portela realizará no próximo dia 18 de setembro, a partir das 15h, um show especial de forma híbrida, com camarotes limitados – para quem sente saudade do calor carnavalesco e da famosa feijoada portelense – e com transmissão online e gratuita, em formato live.
E para quem não é portelense de carteirinha, não se preocupe: o evento é destinado a todos que apreciam um bom samba, regado de muita dança, comida e respeito pelo legado de Paulo da Portela, um dos maiores sambistas que o Brasil já conheceu. Legado esse que vem sendo guiado e comandado por Monarco e Tia Surica, duas lendas vivas do cânone da Águia. A apresentação será transmitida simultaneamente através dos canais no YouTube da produtora audiovisual Fitamarela e, também, no da escola, a Portela TV . Os que não curtem samba que nos perdoem, mas música nenhuma terá o mesmo impacto que o samba-enredo campeão de 1984:
Bahia é um encanto a mais
Visão de aquarela
E no ABC dos Orixás
Oraniah é Paulo da Portela
Um mundo azul e branco
O deus negro fez nascer
Paulo Benjamim de Oliveira
Fez esse mundo crescer (okê-okê)
Ouça o samba-enredo vencedor do Carnaval do Rio de Janeiro, em 1984, clicando abaixo:
Velha Guarda: reis e rainhas do samba, uma geração que deve ser eternizada no coração de todos os brasileiros
A Velha Guarda da Portela surgiu em 1970, quando Paulinho da Viola reuniu os baluartes mais representativos da Escola para gravar o álbum Portela Passado de Glória. A ideia era preservar os sambas fenomenais tocados nos eventos, mas não tinham registros gravados.
A Portela foi a primeira Escola de Samba a ter uma velha guarda organizada em um grupo musical, abrindo precedentes para a valorização dos integrantes que fizeram história também em outras agremiações. É tempo de celebrarmos a música brasileira em vida – como bradam no hino da Velha Guarda da Portela: “Estamos aí, como vocês estão vendo / Estamos velhos, mas ainda não morremos.”
Confira o hino em homenagem à Velha Guarda da Portela clicando abaixo:
Além de ter sido um dos fundadores da Azul e Branco de Madureira, Paulo da Portela lutou para mudar a imagem estereotipada e preconceituosa que se tinha dos sambistas. Foi o primeiro presidente da escola e também uma das figuras mais importantes do samba.
Em seu livro Guimbaustrilho, o compositor e escritor Nei Lopes definiu Paulo da Portela como “uma das maiores personalidades do mundo do samba em todos os tempos. Foi, em sua época, como compositor e dirigente, e a seu modo, um dos grandes defensores e propagadores da cultura dos negros. Movimentando-se entre as fronteiras que separavam as classes mais favorecidas da sua e, assim, levando políticos e artistas e intelectuais burgueses até o mundo do samba e conduzindo as escolas até a proximidade do poder, foi um dos maiores alavancadores do processo de aceitação do samba pela cultura dominante.“.
As vendas de mesas e camarotes estão sendo realizadas exclusivamente através do telefone: (21) 3217-1604, das 9 às 17h. Não haverá venda de ingressos no local. O evento conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Lupa Comunicação, da Fitamarela e Pitú.
Quem vai cair no samba com a gente? Entre nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter – e conte para a gente qual sua Escola de Samba favorita.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação