O documentário revela os bastidores do maior desafio de saúde pública dos últimos cem anos
O Globoplay lançou hoje (4) a série documental Retratos de uma Pandemia. Uma equipe de documentaristas fica na linha de frente dos hospitais públicos e privados administrados pelo Einstein e revelam os bastidores do maior desafio de saúde pública dos últimos cem anos.
Confira o trailer de Retratos de uma Pandemia:
A proposta é trazer para o público um olhar inédito, da perspectiva daqueles que enfrentam o dia a dia, as angústias, desafios e vitórias de estar na linha de frente. A supervisão artística e de conteúdo da produção é feita por Eduardo Rajabally.
“Esse projeto é relevante e inédito. Temos um ponto de vista privilegiado de entender como tudo se passou dentro de hospitais de referência nos sistemas público e privado. Ele tem o caráter de reflexão, de discussão, do ponto de vista da ciência, do trabalho dos profissionais da saúde, das sequelas emocionais e psicológicas dessas pessoas”, comenta Rajabally.
Foram mais de dois anos de filmagens cobrindo as três grandes ondas da pandemia, divididos em 70 diárias de gravação em diversos hospitais. A intensidade do vírus será narrada ao longo de cinco episódios de 30 minutos, do ponto de vista de quem combateu a pandemia de perto.
Retratos de uma Pandemia: Na linha de frente do combate à covid-19 ainda traz histórias de superação, como a da médica Carmen Barbas. Sendo pneumologista no Einstein e referência mundial em ventilação mecânica, ela treinou a equipe do hospital para cuidar de pacientes graves infectados com o coronavírus e acabou contaminada. Infelizmente ela ficou em estado grave, foi intubada e esteve sob ventilação mecânica, assistida por seus colegas de trabalho, os mesmos que havia treinado.
Outro caso abordado é o de Ronaldo Arrogo, técnico de enfermagem do Hospital Municipal M’Boi Mirim: Dr. Moysés Deutsch, que precisou ser entubado pelos colegas com quem trabalhava na UTI.
A desinformação também foi investigada no documentário, com o tema sendo discutido sob a ótica de cientistas e jornalistas que ajudaram a combatê-la.
Veremos cerca de 140 entrevistas com médicos, profissionais de enfermagem e outros trabalhadores da saúde, acadêmicos, executivos, intelectuais, gestores de saúde e pacientes infectados pelo coronavírus.
Como foi o período da pandemia na sua vida? Conta para a gente lá nas redes do Entretê – Insta, Face e Twitter.
*Crédito da foto de destaque: divulgação.