Assistir Coringa vai mudar a maneira como você enxerga as pessoas
(“Coringa” já é um sucesso de bilheteria e vai te fazer pensar – e muito | IMDb)
Parece que a onda de princesas e heróis está dando lugar aos vilões. Se antes os filmes em exibição eram A Bela e a Fera e Homem-Aranha, hoje quem protagoniza os cartazes são Malévola e Coringa.
(Joaquin Phoenix como Coringa | IMDb)
A produção cinematográfica inteiramente dedicada ao arqui-inimigo de um dos heróis mais populares da ficção traz uma reflexão sobre uma nova forma de olhar para o mundo. A questão não é mais entender o que (ou quem) é certo ou errado, mas o porquê das escolhas pelo certo ou errado. Escolhas essas que nem sempre são 100% deliberadas, e certos ou errados que variam de interpretações de acordo com as vivências. E aqui chegamos ao ponto principal de Coringa: como a vivência das pessoas as levam a seguir determinados caminhos.
(O filme entrou para o Top 10 de melhores filmes da história do IMDb, site com maior banco de dados sobre cinema do mundo | IMDb)
O sucesso de bilheteria, com lucro previsto aproximado ao de Vingadores, quebra o paradigma de que o vilão sempre foi vilão – porque ele é ruim, nasceu com o coração amargurado e deve ser odiado. Em uma realidade infestada por transtornos psicológicos, traz-se a importância de analisar quais ações estamos tendo uns com os outros, ao invés de apenas julgar as reações causadas.
O filme fala mais sobre empatia e a importância de se colocar no lugar do outro, do que sobre ódio e violência. Pelo raciocínio de que as pessoas só são capazes de oferecer o que recebem, pode-se imaginar o que Coringa recebeu a vida toda.
(Em menos de um mês, já foi arrecado US$ 272 milhões no mundo com o filme | IMDb)
Além de trazer todo esse olhar sobre o ser humano e como estamos (des)tratando e (des)cuidando das pessoas, o filme também traz outro ponto interessante: uma história não se resume a o que lhe foi contado sobre ela. Sempre existirão muitas páginas escondidas que revelam fatos mais importantes do que a gente imagina – e elas precisam ser levadas em conta.
(Filmes que fazem o público refletir sobre seus comportamentos e decisões devem ser recomendados | IMDb)
Independente de gostar ou não do universo de super-heróis, uma coisa é certa: um filme que traz tantas reflexões sobre a importância de cuidarmos da saúde psicológica uns dos outros vale a pena ser assistido.
E você? Também ficou pensando no filme por dias após assistir a ele? Aproveite e reflita sobre ele e como ele se direciona aos comportamentos da nossa socidade atual. Um filme para pensar, refletir e recomendar.
Até a próxima!
– Por Caroline Luz
Nossas Redes Sociais: