Dia 19 de junho, você sabe o que é comemorado na data de hoje? O cinema brasileiro, em homenagem as primeiras imagens em formato de vídeo que foram capturadas em nosso país, no ano de 1898. Para isso, trouxemos aqui pra vocês alguns dos filmes mais marcantes e importantes para a nossa história:
Auto da Compadecida – Talvez uma das mais icônicas obras da cinematografia brasileira, lançado no ano 2000, é baseado no livro de Adriano Suassuna, conta a história de Chicó e João Grilo, dois homens conhecidos por enganarem a todos os habitantes do vilarejo de Taperoá. Uma das mentiras acaba matando João Grilo, levando-o para o céu e mais tarde para o inferno. O filme conta com Selton Mello. Fernanda Montenegro e Lima Duarte no Elenco.
(Divulgação: Telepadi – Uol)
Cidade de Deus – O longa foca na história de vida de Buscapé, um jovem negro que cresce em meio à violência da favela carioca Cidade de Deus. Para fugir de tudo isso, decide seguir a carreira de fotógrafo, usa sua grande habilidade para analisar o dia a dia da favela onde vive. Laçado no ano de 2002, é estrelado por Alexandre Rodrigues e Leandro Firmindo, contando também com a presença de Seu Jorge e Alice Braga.
(Divulgação: O Globo)
Aquarius – Acompanha a vida de Clara, uma viúva aposentada de 65 anos que mora no apartamento Aquarios, em um bairro rico do Recife. Os demais prédio situados na região foram comprados por uma construtora que deseja demoli-los, porém Clara não aceita a proposta e não quer vender o edifício, passando por várias formas de pressão para entrar no acordo. Os atores Sônia Braga, Humberto Carrão e Maeve Jinking compõem o elenco do filme, que teve sua estreia no ano de 2016.
(Divulgação: Revista Moviement)
Tropa de Elite – Um clássico que foca no dia a dia de policiais do BOPE, e todos os desafios e corrupções que acontecem dentro do batalhão, quando o capitão Nascimento ecide deixar o posto e precisa procurar alguém para substitui-lo. O filme tem Wagner Moura, Milhem Cortaz e Caio Junqueira no elenco, sendo um completo sucesso e ganhando até uma parte 2, lançada no ano de 2010.
(Divulgação: Canal Ciências Criminais)
Elis – Baseado na história de vida da tão famosa cantora brasileira Elis Regina, contando desde a infância como Elis sempre teve o grande sonho de ser cantora, mostrando também várias dificuldades que sofreu em toda a sua trajetória. Elis conquista rapidamente vários fãs, e inclusive acaba se casando com o produtor Ronaldo Bôscoli. Lançado no ano de 2016, é estrelado por Andreia Horta, e conta com Gustavo Machado e Caco Cocielir no elenco.
(Divulgação: Youtube)
Bacurau – O mais novo clássico brasileiro lançado em 2019 se passa na pequena cidade de Bacurau, em Pernambuco quando Carmelita, morre e tudo começa a mudar. Drones começam a sobrevoar o local e coisas sobrenaturais começam a acontecer. O longa foi recebeu diversos prêmios, como o de Júri, no Festival de Cannes e de melhor filme e direção no Festival Internacional de Lima. Os atores Sônia Braga, Udo Kier e Karina Teles compõem o elenco.
(Divulgação: tenhomaisdiscosqueamigo)
Tim Maia – Em homenagem ao astro da música brasileira Tim Maia, e baseado no livro “Vale Tudo”, acompanha toda a trajetória de Tim até sua morte aos 55 anos. Em 2015, a Globo exibiu um documentário sobre o cantor junto com cenas do longa, o que foi um tremendo sucesso.
(Divulgação: Grupo Abril)
Central do Brasil – Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
(Divulgação: Bem Paraná)
São tantos filmes que fazem parte da nossa cultura e história, extremamente importantes para a população brasileira e que ficam pra sempre marcados na nossa cabeça. Qual o seu preferido? Conta aqui pra gente!
Nossas Redes Sociais: