O novo romance de R. Collini narra a guerra através de pedaços de papel deixados por um oficial do exército
A Guerra de Canudos é conhecida pelo grande massacre que causou no Sertão Baiano no início da República. Na época, um grupo de pessoas que fugia da miséria e dos coronéis encontrou refúgio no povoado de Canudos, guiado pelo líder religioso Antônio Conselheiro. Pouco tempo depois, a guerra se instalou e a população foi combatida e assassinada, em uma ação do Exército do País.
No novo livro de R. Colini, o autor convida os leitores a uma jornada na qual o protagonista transita pelos dois lados da batalha, evidenciando a fragilidade humana na sangrenta guerra. O pano de fundo fica por conta da aridez do sertão baiano e das péssimas condições que rondavam os envolvidos no conflito de Canudos.
No meio do massacre, que aniquilou ambos os lados, o protagonista, um jovem combatente do exército brasileiro, perde a empatia, a fé e o propósito. Acostumado às estratégias militares que forjaram os heróis nos campos de batalha, ele logo percebe o despreparo e a incompetência do exército para aquele cenário.
Afinal de contas, ainda que Canudos acabe sem que eu morra,
mesmo se eu não tivesse vivido entre os dois lados da guerra,
sinto que minha vontade de fuga não é vontade de regresso,
porque não gostaria de ver mais ninguém,
não gostaria de encontrar meu pai, que saberia,
no momento em que chegasse,
que eu estaria destituído de ilusões e que o filho que partiu não é o mesmo que retorna.
Não é vergonha, não é culpa, não é arrependimento;
é ausência de vontade de estar entre humanos,
é a alma que se foi, farta do que viu.
(Entre as Chamas, Sob a Água, p. 52)
O personagem principal de Entre as Chamas, Sob a Água descreve na calada da noite os horrores que vivencia, com um pequeno lápis em papel. Para não ser descoberto, relata o drama no Arraial em francês, língua incomum aos envolvidos no conflito.
Assim, o escritor nos oferece uma vigorosa composição literária para marcar uma parte da história brasileira que não deve ser esquecida. A saga do jovem oficial do exército não nos deixa esquecer de homens, mulheres e crianças que tiveram a existência apagada pairando entre o fogo e as águas que afundaram Canudos.
Ficha técnica
Título: Entre as Chamas, Sob a Água
Autor: R. Colini
Editora: Labrador
ISBN/ASIN: B0BKGWPP1X
Páginas: 160
Preço: R$ 49,90
Onde encontrar: Amazon
E você? Já leu algum livro do autor? Já conhecia esta obra? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê — Twitter, Facebook e Instagram.
*Crédito da foto destaque: divulgação/Labrador