O filme nacional chega aos cinemas em 9 de março
O drama A Porta ao Lado, que aborda temas como relacionamento e traição, chega aos cinemas brasileiros no dia 9 de março. Com direção de Julia Rezende (Todo Dia a Mesma Noite) e coprodução de Morena Filmes, Film2B e Telecine.
Sinopse
O filme conta a história do casal Rafa (Dan Ferreira) e Mari (Letícia Colin), que vivem um relacionamento tradicional e estável. Juntos desde os 25 anos, acompanharam as angústias da chegada aos 30 e se apoiaram para enfrentar os medos e as responsabilidades desta etapa da vida. O casamento segue tranquilo, até o dia em que o casal Fred (Túlio Starling) e Isis (Bárbara Paz) se muda para o apartamento ao lado.
Os novos vizinhos vivem um relacionamento aberto, separam sexo de amor e decidiram não ter filhos. Esta forma de se relacionar desafia e provoca Mari, que começa a questionar o seu casamento. O encontro dos dois casais desperta desejos, dúvidas, inseguranças, mentiras e transformações nos quatro personagens, fazendo com que cada um reavalie suas escolhas.
Coletiva de Imprensa
Em coletiva realizada na segunda (dia 6) o elenco de A Porta ao Lado, a diretora Julia Rezende e o produtor Tiago Rezende conversaram com a imprensa sobre o filme e os desafios da produção durante a pandemia. Com mediação da jornalista Bruna Scot.
Para Julia Rezende o objetivo do filme é trazer mais perguntas do que respostas sobre traição e os possíveis acordos em uma relação. É fazer uma provocação, sem fazer juízo de valor.
É levar o espectador a refletir sobre a sua história e se questionar se existem outras possibilidades de viver uma relação. Partindo destas premissas, foi realizada uma pesquisa com mais de 40 pessoas sobre como elas têm vivido seus relacionamentos, sua sexualidade e seus afetos para embasar o roteiro.
Letícia Colin falou sobre a amizade entre sua personagem (Mari) e a de Bárbara Paz (Isis), ressaltando que não há rivalidade entre elas. Que A Porta ao Lado trata a história entre duas mulheres fora do estereótipo da competitividade.
“É muito interessante como Mari e Isis se conectam, como se inspiram e se complementam. Isso vira uma questão positiva para a vida das duas. Que saem completamente transformadas desse encontro” – Letícia Colin
Os personagens masculinos (Rafa e Fred) também foram construídos para levar o espectador a refletir sobre o papel do homem na sociedade. Sobre a necessidade de não reproduzir estigmas e comportamentos que são questionáveis em um relacionamento.
“A Porta ao Lado está sempre provocando os personagens [masculinos] a revelarem suas fragilidades, suas vulnerabilidades diante das estruturas de poder e do próprio machismo que eles, querendo ou não, reproduzem” – Tulio Starling
[Contém Spoiler]
Uma pergunta do Entretê sobre a relação do casal Mari e Rafa foi respondida pelos atores Letícia Colin e Dan Ferreira.
Entretetizei: A falta de diálogo é uma característica marcante do casal? Isso pode ter aflorado o desejo de Mari?
Letícia Colin: A preguiça da DR é destruidora das relações. Tem que conversar, chorar, ficar chata, com vontade de matar a pessoa (risos). Mas, se não falar já era! As coisas vão se avolumando e terminam como a relação de Mari e Rafa.
Não dá para ficar casada muito tempo e não conversar com a pessoa que você está junto. Manter um casamento longo é um grande desafio, você deve ser verdadeiro com você e com o outro para que a relação seja viva.
Dan Ferreira: O Rafa fez um pacto com os acordos sociais estabelecidos. Ele é um cara bem-quisto pela família e amigos da Mari, isso para ele é suficiente. Ele não investiga os anseios da relação.
No casamento você deve ser totalmente honesto, ter abertura para falar de assuntos delicados. Isso é tão bonito e tão difícil, é um trunfo do relacionamento. Por isso, o diálogo é importante para recalcular a rota e reorganizar os acordos da relação.
Confira o trailer de A Porta ao Lado
Ficou curioso para assistir A Porta ao Lado? Conta pra gente! Para acompanhar as notícias do mundo do entretenimento, é só seguir a gente lá no perfil do Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook!
Leia também: Dira Paes é o rosto do projeto Mulheres Fazem Cinema
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Desiree do Valle