Excluir o audiobook como leitura é apagar uma grande parcela de leitores e hoje vou te explicar o porquê
Quando falamos em audiobook, sempre tem gente que acha que ouvir um livro não conta exatamente como leitura e quem acha que sim. Antes de tudo, pense sobre o que você acha do assunto e qual grupo você faz parte. Pensou? Então vamos lá!
Primeiro é importante explicar o que eles são. Audiolivros são gravações de voz do texto de um livro, permitindo que você escute um livro ao invés de ler. E fica até o final que vamos te indicar 3 aplicativos de audiolivro!
Vantagens do audiobook:
Permite que o leitor realize multitarefas
Possibilita que você se dedique à leitura em momentos em que não é possível pegar um livro físico como, por exemplo, na academia, no trânsito, enquanto toma banho, etc.
Não pode ser danificado
Como não tem papel, também não tem preocupação com danos físicos.
Preço pode ser 50% menor do que o impresso
Os audiolivros são geralmente distribuídos digitalmente por meio de plataformas online, o que elimina os custos de transporte. Não é necessário imprimir, estocar ou enviar audiolivros, o que ajuda a reduzir os custos e, consequentemente, o preço final.
Facilita a habilidade de leitura para novos leitores
Os audiolivros oferecem uma abordagem mais dinâmica com a narração, a interpretação de personagens e os efeitos sonoros, fazendo com que a experiência da leitura fique mais cativante. Isso pode despertar o interesse pelos livros e incentivar os novos leitores a explorar mais obras literárias.
Não ocupa espaço e ainda é amigo do meio ambiente
Quando escolhemos o audiobook, evita-se o uso de papel. A produção de papel envolve o corte de árvores, consumo de energia e água, etc. Além disso, por ser armazenado digitalmente, não ocupa espaço físico.
Garante a inclusão de leitores com deficiência visual
Este é um dos principais motivos para defendermos os audiolivros. Nem todos conseguem ler sem nenhuma dificuldade, sabia?
Livros impressos em braile ainda são de baixo acesso aos leitores que fazem uso dessa linguagem. Sem contar que muitos livros contemporâneos não possuem edições assim.
Mas ler é com os olhos. Segundo o Dicionário Oxford, ler é “ter acesso através de sistema de leitura, valendo-se de um outro sentido que não o da visão”.
Listamos aqui também 3 aplicativos de audiolivro, tanto por assinatura quanto gratuitos, que permitem que você ouça livros usando o seu celular ou no computador.
Amazon Kindle (apenas no Kindle)
O Kindle permite adquirir audiolivros diretamente pela Amazon, mas também dá o recurso de leitura em voz dos seus e-books pela função Text-to-Speech. O recurso precisa ser liberado pelos detentores dos direitos dos livros e nem todas as publicações contam com essa versão.
Tocalivros
É um aplicativo brasileiro que oferece compra de livros individuais ou a compra de mais de 2 mil títulos pelo plano de assinatura, todos com leitura. A assinatura custa R$ 19,90/mês e você pode testar gratuitamente por 15 dias.
Storytel
É um serviço de origem sueca, também especializado em conteúdo sonoro. Conta com 300 mil obras e, embora a maioria seja em inglês, eles tem uma boa quantidade de itens em português. A assinatura custa R$ 27,90/mês e você pode testar 14 dias de graça.
Nós, leitores, devemos ser os primeiros na hora de defender a leitura – seja em qualquer formato que o leitor queira realizar. Livro físico, eBook, audiobook… Qualquer leitura é válida.
O que você pensa sobre o assunto? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê — Twitter, Face e Insta, e aproveita pra nos seguir e ficar por dentro de outras matérias incríveis!
Leia também: Resenha | A República do Dragão aborda consequências da guerra
*Crédito da foto de destaque: reprodução/GIPHY