Em entrevista ao Letterboxd, a diretora Greta Gerwig comentou sobre os filmes que fizeram parte do imaginário de Barbie
She’s everything! Desejando criar uma narrativa única e encantadora para um dos ícones mais admirados da cultura pop, recentemente a diretora Greta Gerwig presenteou o público com uma viagem pelos filmes que a conduziram na missão de contar a história da boneca Barbie nas telonas.
Em entrevista concedida ao Letterboxd, Gerwig dividiu as referências da produção e, como a Barbie Sereia, o Entretetizei convida você a mergulhar no universo criativo da cineasta, descobrindo os projetos cinematográficos que foram referência na hora de criar o mundo de Barbie (2023), tornando o aguardado filme uma jornada cheia de magia e autenticidade desde o início. Confira:
1. O Mágico de Oz (1939)
Na entrevista, Greta Gerwig conta que o filme O Mágico de Oz serviu como uma importante referência para a criação de Barbie. Ela confessa que desejava representar a magnitude dos palcos sonoros e a sensação de artificialidade presente no clássico, elementos que ela considera graciosos e emocionantes.
Especificamente, Gerwig menciona o cenário pintado da Cidade das Esmeraldas na jornada dos personagens, que inspirou a criação da estrada de tijolos rosa em seu filme, em vez da prestigiosa estrada de ladrilhos amarelos do original. Além disso, a diretora procurou realizar a produção como os musicais das décadas de 1930 a 1950. Ela também se encantou com o final cerimonial do clássico, onde os personagens recebem seu desfecho, e expressou o desejo de englobar essa ideia na sua adaptação de Barbie.
2. Os Guarda-Chuvas do Amor (1964)
Conforme contou a cineasta: “É um filme incrível e surpreendentemente bonito. Amo a utilização das cores e a especificidade do surrealismo, mas a cor é o principal.”
3. Duas Garotas Românticas (1967) e O Segredo Íntimo de Lola (1969)
Greta Gerwig descreve os filmes Duas Garotas Românticas e O Segredo Íntimo de Lola como outras referências para a criação de Barbie. Ela destaca o trabalho do cineasta Jacques Demy, conhecido por criar universos cinematográficos incríveis, de acordo com suas regras. Gerwig expressa seu grande interesse nesse panorama, confessando que os filmes dele são simplesmente maravilhosos de assistir.
4. An American in Paris (1951)
Greta fala do início do filme An American in Paris, onde o protagonista vive em um apartamento pequeno e tudo se encaixa perfeitamente. Essa cena de manhã foi o suficiente para a cineasta criar a cena correspondente, e, mesmo que a Barbie receba muito mais espaço em sua história, ela viu nessa abertura uma oportunidade para criar algo adorável.
Além disso, Gerwig conta sobre uma cena específica desse filme, com a personagem de Leslie Coron: ela se encantou com a harmonia gráfica e bela das cores, tornando o ambiente surreal. Esses elementos visuais e narrativos do filme foram usados como inspiração para a criação do mundo de Barbie.
5. Cantando na Chuva (1952)
Olha só por que a Greta usou esse clássico como referência também: “Por diversas coisas, mas especialmente o balé dos sonhos, que é uma das mais incríveis, lindas e inteiramente lunáticas. Tem o espaço em que ele estava dançando com Cyd Charisse, e nele tinha escadas, e ela estava com um cachecol branco gigantesco que flutuava. É como queríamos fazer o balé do Ken.” Incrível, né?
6. Os Sapatinhos Vermelhos (1948)
O filme Os Sapatinhos Vermelhos também está bastante presente na criação de Barbie. Greta Gerwig se inspirou em uma cena específica, em que a personagem principal caminha em direção a uma casa, procurando recriar essa sensação ao retratar a boneca caminhando até a casa da Barbie Estranha.
Além disso, a diretora conta que Ryan Gosling usa óculos semelhantes aos do diretor do filme original. A teatralidade, as cores vibrantes e a artificialidade autêntica presentes em Os Sapatinhos Vermelhos também são elementos que Greta desejou intensificar na atmosfera e no visual de Barbie.
7. Neste Mundo e no Outro (1946)
Na entrevista, a diretora indica a inventividade, a energia teatral e os elementos cinematográficos presentes neste filme. Ela elogia as ideias inteligentes e as fantásticas composições feitas na câmera. Em especial, ela menciona a cena com um céu deslumbrante, com círculos, em que todos estão olhando.
Além disso, Gerwig se impressiona com a criatividade da produção ao congelar cenas utilizando uma bola de pingue-pongue amarrada em uma corda, criando a ilusão de que as pessoas estão paradas. Esse poder de invenção e o cuidado com a iluminação no filme foram elementos que a inspiraram em sua jornada criativa ao trazer vida à Barbie.
8. All That Jazz – O Show Deve Continuar (1979)
“É uma obra-prima. Minha cena favorita é quando todos os dançarinos estão fazendo teste, mas depois tem a Jessica Lange e os Deuses. E então eles estão em um set falando sobre a vida dele.”, comentou a diretora.
9. O Céu Pode Esperar (1978)
Greta Gerwig também menciona o filme O Céu Pode Esperar como referência para a criação de Barbie por seu conceito bastante elevado, mas que ao mesmo tempo é sempre humano, tornando possível uma conexão com o público.
“Embora de certa forma lembre um sonho, quando você está assistindo é simplesmente lindo”, narrou Gerwig, procurando um equilíbrio entre a fantasia e a realidade na história de Barbie e criando uma narrativa emocionalmente cativante. A cineasta também reiterou que não tem nada no filme em que o espectador se sinta afastado.
10. Oklahoma! (1955)
Dessa vez, a inspiração foi a seguinte: “O balé dos sonhos em Oklahoma! é sensacional. Feito por Agnes de Mille, simplesmente isso.”
11. Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)
Confira qual foi a referência: “Simplesmente as cores, como o filme sobrepõe as cores.”
12. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
“Acho que todos imaginamos.”
13. His Girl Friday (1940)
“Por conta de como eles se comunicam de forma breve. É um dos mais incríveis filmes falados de todos os tempos.”, contou ela.
14. Núpcias de Escândalo (1940)
Na entrevista, Gerwig confessa que recomendou Núpcias de Escândalo para Margot Robbie, protagonista da produção cor-de-rosa. A cineasta sugeriu esse filme como uma referência para a personagem Barbie, por conta da descrição que Katherine Hepburn faz de sua personagem, como sendo uma estátua grega: imperturbável, mas que acaba desmoronando. Além disso, Greta conta que Núpcias de Escândalo é o filme antigo de Hollywood favorito de Robbie, o que trouxe ainda mais apreço pela sugestão da diretora e deu espaço para aperfeiçoar a jornada de Barbie em se encontrar e se redescobrir.
15. Mordedoras de 1935 (1935)
Aqui, o amor da diretora pelo sapateado foi crucial: “Tem um número de dança realmente surreal, com diversos passos e, ao que tudo indica, um milhão de sapateadores que passam uns pelos outros. É meio que irreal.”
16. Suprema Conquista (1934)
Gerwig também menciona que Margot Robbie lembra a icônica Carole Lombard em certas condições, e Ryan Gosling a faz pensar em John Barrymore por conta do seu talento em fazer as pessoas rirem. “Tem cenas em que eles estão somente gritando um com o outro, e eu pensei ‘Isso é perfeito’”, confessou a cineasta, se inspirando na montagem de dinâmicas e diálogos emocionantes e engraçados para os personagens de Margot e Ryan em Barbie.
17. O Terror das Mulheres (1961)
Por que esse filme? Ela conta: “Pelo início. Eles montaram essa casa que foi dividida, então se movimentaram pela sala com uma câmera e essa cena segue todas as meninas se preparando. A partir daí surgiu a ideia do espelho que não tem nada dentro, você olha e é a Barbie.”
18. Janela Indiscreta (1954)
“Pelas construções.”
19. And the Ship Sails On (1983)
“Tem um mar falso maravilhoso.”
20. Asas do Desejo (1987)
“Tem cenas de conversas com um anjo. Apenas isso.”
21. Madame de… (1953)
“É o trabalho de câmera mais admirável que já vi. Certas cenas são incríveis. Elas são simplesmente ótimas.”
22. Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
A diretora conta que o filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau retrata uma confiança lunática, mas que acaba sendo verdadeiro. Essa parte guarda uma particularidade sobre a essência da Barbie, possivelmente se referindo à imaginação, ao mundo de sonhos e à fantasia que a boneca representa. A confiança apaixonada em uma coisa aparentemente surreal, mas que encontra seu espaço na realidade, forneceu bastante inspiração para a abordagem criativa de Gerwig ao produzir a história da icônica boneca nos cinemas.
23. Tempos Modernos (1936)
“Por conta de todo o humor físico, é claro.”
24. As Grandes Aventuras de Pee-Wee (1985)
Greta destaca uma cena específica do filme em que o personagem Pee-Wee (Paul Reubens) entra em um trem e se torna um preguiçoso cantando músicas. No entanto, ele se esgota com a situação e, com graça, pula do trem, iniciando um seguimento que dura cerca de um minuto. Essa cena proporcionou uma expressiva inspiração para a diretora no desenrolar dos momentos de humor e situações surpreendentes na trama de Barbie, procurando otimizar a narrativa com elementos divertidos e inesperados.
25. Grease – Nos Tempos da Brilhantina (1978)
“Grease é maravilhoso. É um musical sobre a década de 1950, mas feito na década de 1970 e que todo mundo tem 30 anos.”
26. O Show de Truman (1998)
Greta considera O Show de Truman incrível e confessa que assistiu múltiplas vezes para iniciar a produção de Barbie. Além disso, o diretor do filme, Peter Weir, gentilmente se comunicou com a cineasta sobre como criou a sua produção, a fim de ajudar as filmagens de Barbie. Ele contou que eles filmaram a céu aberto, mas amarraram luzes para criar a ilusão de que estavam em um estúdio. No entanto, ele avisou a diretora que não recomenda essa abordagem por estar muito quente. Essa referência está nos aspectos técnicos e criativos da estética realizada no live-action.
27. Meu Tio (1958) e Playtime – Tempo de Diversão (1967)
“Jacques Tati é o rei da piada lenta. Esses filmes se desenrolam de forma perfeita, e eu sempre pensei na Mattel como se existisse no mundo dele.”
28. Splash – Uma Sereia em Minha Vida (1984)
Greta Gerwig descreve o filme Splash – Uma Sereia em Minha Vida como encantador e emocionante, mesmo sendo composto por um conceito elevado. A diretora elogia especialmente as atuações de Daryl Hannah e Tom Hanks, afirmando que eles estão ótimos em seus papéis. “É um filme ‘peixe fora d’água’, como uma espécie de encontro de mundos, e eu amo desde criança”, contou.
29. Os Embalos de Sábado à Noite (1977)
“Eu sempre desejei que Barbie fosse um filme com músicas incríveis, e pensei que Os Embalos de Sábado à Noite obviamente tem essa trilha sonora incrível de Bee Gees.”
30. The Bee Gees: How Can You Mend a Broken Heart (2020)
A diretora conta que ficou bastante emocionada com o documentário e como a Barbie transmite uma vibe discoteca semelhante à do filme. Barbie e disco são marcados por uma certa leveza e descontração. Além disso, Gerwig também indica que Os Embalos de Sábado à Noite é movido pela música, mas não é particularmente um musical, o que manipulou sua abordagem ao incorporar elementos musicais e dançantes na história de Barbie, criando uma atmosfera de euforia contagiante para o filme.
31. O Poderoso Chefão (1972)
“É um triunfo de Robert Evans — produtor — e do gênio estético do diretor Francis Ford Coppola.”
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*Crédito da foto de destaque: reprodução/Warner Bros. Pictures