Neste Dia Nacional do Livro, nada melhor que celebrar e enaltecer nossos talentos
Hoje é dia dele, sim! Hoje é Dia Nacional do Livro e nessa data tão especial nada melhor que celebrar aqueles autores brasileiros que, além de serem super talentosos, ainda carregam o nome do Brasil mundo afora com suas obras.
Pensando nisso, nós do Entretê separamos uma lista especial com alguns nomes que levam nossa literatura mundo afora. Bora enaltecer nossos talentos?
Ana Maria Machado
Jornalista e escritora, Ana Maria Machado é uma lenda da literatura infantil e a primeira escritora infantil a se tornar membro da Academia Brasileira de Letras. Ela é famosa por seus livros como A Menina Bonita do Laço de Fita (1986) e Mico Maneco (1988). Seus livros tiveram tanto impacto que ela ganhou o Prêmio Hans Christian Andersen em 2000, considerado o Nobel da literatura infantil.
Paulo Coelho
Paulo Coelho de Souza é um escritor, letrista, jornalista e compositor brasileiro. Ele é definitivamente um fenômeno mundial, com suas obras sendo publicadas em mais de 170 países e traduzidas para 80 idiomas. Em 2008 entrou para o Guinness World Records com o feito de ter o livro latino mais traduzido do mundo com O Alquimista (1988), seu título mais famoso.
Lygia Fagundes Telles
Também conhecida como a dama da literatura brasileira, foi uma das escritoras mais importantes e notáveis do século 20, ela era advogada, romancista e contista. Suas obras retratavam temas como amor, morte, loucura e medo. Entre seus grandes sucessos estão As Meninas (1973) e Antes do Baile Verde (1970).
Jorge Amado
Quando falamos de reconhecido internacional, Jorge Amado sai em disparada. Baiano, ele foi um dos maiores representantes da ficção regionalista, com obras que têm relevância até os dias de hoje. Capitães de Areia (1937), Gabriela, Cravo e Canela (1958) e Dona Flor e Seus Dois Maridos (1966) são alguns dos títulos traduzidos do autor.
Além de ser o responsável pela criação da data do Dia do Escritor (25 de julho), segundo a ABL (Academia Brasileira de Letras), ele conta com diversos reconhecimentos nacionais e internacionais. O mais importante deles é o Prêmio Camões, a maior premiação de literatura de língua portuguesa.
Conceição Evaristo
Maria da Conceição Evaristo é uma escritora afro-brasileira, umas das mais influentes literatas atuais, se destacando nos gêneros da poesia, conto e ensaio. Suas obras resgatam a ancestralidade, retratando o cotidiano das mulheres negras e os preconceitos que enfrentam nos âmbitos social, cultural e político. Sua obra mais famosa é o romance Ponciá Vicêncio (2003), além de Olhos D’Água (2014) e Becos da Memória (2006).
Rubem Fonseca
Rubem Fonseca, advogado e escritor nascido no Rio de Janeiro, também trabalhou na área policial. Foi essa experiência que usou para escrever suas obras. Ele foi um dos grandes nomes da literatura policial brasileira e escreveu Feliz Ano Novo (1975) e Agosto (1990), com uma escrita ágil e envolvente, sendo reconhecido com o Prêmio Camões.
E aí, gostaram da nossa lista? Faltou algum(a) autor(a) brasileiro(a)? Contem pra gente através das redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e Twitter — e não se esqueçam de nos seguir para ficar por dentro de todas as novidades do mundo do entretenimento!
*Crédito da imagem de destaque: divulgação/Entretetizei