A atriz de sucesso de Hollywood, que mostra sua versatilidade a cada personagem, completa no dia de hoje (22), 39 anos
Talento e aclamação é o que essa atriz, cantora e empresária norte-americana tem de sobra. Scarlett Johansson nasceu em Manhattan, Nova York, no dia 22 de novembro de 1984 e desde pequena brilhou nas telonas, demonstrando ter vocação para a atuação.
A atriz faz hoje 39 anos. Como o aniversário dessa maravilhosa chegou, o Entretê preparou uma linha do tempo da carreira dela, percorrendo toda sua trajetória de sucesso até os dias atuais, relembrando alguns de seus vários papéis. Vem conferir!
Anos 90: uma mini querida talentosa
No início da carreira, a atriz participou de algumas audiências para fazer comerciais, mas logo seu foco mudou. O primeiro projeto de Scarlett foi a peça Off-Broadway chamada Sophistry. Nessa época, ela passou a estudar na instituição de educação artística para crianças, a Professional Children’s School.
Nas telas, sua primeira atuação foi na esquete do ano de estreia do programa Late Night with Conan O’Brien, em 1993. Mas, foi em 1994 que ela atuou em seu primeiro longa-metragem, a comédia infantil O Anjo da Guarda, interpretando Laura Nelson.
O primeiro papel principal da atriz veio em 1996, na comédia dramática Manny & Lo, fazendo a personagem Amanda. Em 1997 e 1998, a atriz esteve em outros dois grandes projetos, respectivamente, Esqueceram de Mim 3 e O Encantador de Cavalos.
O começo dos anos 2000: uma nova etapa
Johansson já havia recebido várias avaliações positivas dos críticos e sua carreira decolou ainda mais. Em 2001 a atriz atuou no filme Ghost World e em 2003 contracenou pela primeira vez com seu amigo e companheiro de trabalho de longa data, Chris Evans, no filme Nota Máxima.
Foi em 2003 também que Scarlett estrelou o filme Encontros e Desencontros, ao lado de Bill Murray, recebendo elogios de veículos como The New York Times, que destacou o fato de que, com apenas 17 anos, ela já entregava uma atuação tão boa quanto a de atores de idades mais avançadas.
Além de atuar em frente às câmeras, em 2004 a diva embarcou em sua primeira dublagem, fazendo a Princesa Mindy em Bob Esponja: O Filme. Em 2008, Scarlett lançou seu primeiro álbum, o Anywhere I Lay My Head.
2005: agenda de trabalho lotada
O talento de Scarlett já era evidente para todos e ela o mostrou mais uma vez no filme Match Point (2005), sucesso de bilheteria que lhe rendeu elogios e uma indicação ao Globo de Ouro e ao Chicago Film Critics Association na categoria de atriz coadjuvante.
No mesmo ano ela protagonizou o filme de ficção científica A Ilha, e em 2007 emocionou os espectadores com O Diário de Uma Babá. No ano seguinte contracenou com Natalie Portman em A Outra e em 2009 na comédia romântica de sucesso Ele Não Está Tão a Fim de Você.
2010: super-heroína em ação
Nossa queridinha de Hollywood também brilhou na Broadway na peça A View from the Bridge, que lhe rendeu um prêmio Tony em 2010 como atriz coadjuvante.
No mesmo ano Scarlett assinou contrato com a Marvel Studios para interpretar a icônica Viúva Negra, que apareceu pela primeira vez em Homem de Ferro 2, protagonizando diversos outros filmes da empresa nos anos seguintes: Os Vingadores (2012), Capitão América: Soldado Invernal (2014), Vingadores: Era de Ultron (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Guerra Infinita (2018), Vingadores: Ultimato (2019) e Viúva Negra (2021).
Os filmes viraram sucesso entre o público e a crítica, transformando Natasha Romanoff em uma das personagens mais amadas da Marvel e de maior destaque em sua carreira, a fazendo ganhar em 2010 o Scream Award como melhor atriz em filme de ficção científica e, em 2013, o MTV Movie & TV Awards de melhor luta. Em 2012 recebeu sua estrela na calçada da fama.
Foi em 2011 que Scarlett atuou em mais um projeto com ótimas críticas, Compramos um Zoológico, interpretando Kelly, papel que lhe rendeu uma nomeação ao prêmio Teen Choice, assim como ao interpretar a heroína russa. Já em 2013 também adicionou para a lista de projetos Don Jon, Ela e Debaixo da Pele, o último sendo considerado pela crítica, uma de suas melhores performances. Em 2016 dublou mais vezes, interpretando Kaa em Mogli: O Menino Lobo e Ash em Sing: Quem Canta Seus Males Espanta. Já em 2017 protagonizou o filme de ação A Vigilante do Amanhã e a comédia A Noite É Delas.
2019 a 2023: chuva de indicações à premiação e novos projetos
Após realizar suas mais recentes atuações no MCU, Scarlett fez filmes como Jojo Rabbit, interpretando Rose Betzler, e História de Um Casamento, como Nicole Barber, recebendo indicações ao Oscar, de melhor atriz coadjuvante e melhor atriz, respectivamente. Além disso, também foi indicada a outros prêmios como: BAFTA, Critics Choice Awards e Globo de Ouro.
A atriz atingiu na época o marco de ser a décima primeira pessoa a receber dupla indicação ao Oscar. No ano de 2022, Johansson lançou junto a Kate Foster a linha de produtos de skincare de sucesso, a The Outset, projeto que surgiu durante a pandemia.
Em 2023, Scarlett atuou em Asteroid City e North Star, o primeiro filme passou no Festival de Cannes.
A atriz, que é mãe de Rose, de 9 anos, e Cosmo, de 2 anos, foi considerada uma das atrizes mais bem pagas de 2014 a 2016, aparecendo na revista Forbes na lista Celebrity 100. Foi eleita em 2006 e 2013, pela revista Esquire, a mulher mais sensual viva. Scarlett também é ativista, apoiando causas como os direitos das mulheres e o combate à pobreza.
O ano de 2024 promete muitos outros projetos com a atriz e nós não vemos a hora de conferir tudo!
Quais seus filmes favoritos da Scarlett Johansson? Conta para a gente nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter) do Entretê e nos siga para mais notícias sobre cinema!
Leia também: Viúva Negra: livros que Natasha Romanoff e Yelena Belova amariam ler
*Crédito da foto de destaque: reprodução/CNN