A diva argentina comentou o sucesso do novo álbum e falou de colaborações e próximos shows
“Una diosa que en la pista está luciéndose”… Inegavelmente, na pista do pop latino, Emilia Mernes brilha e MUITO! Isso porque nossa latin girl vem quebrando recordes e conquistando números incríveis nas plataformas de streaming.
Emilia, mami!
A cantora, compositora, atriz e modelo, de 27 anos, nasceu em Nogoyá, Entre Ríos, na Argentina. Em 2012, com apenas dezesseis, começou a ser o rosto de algumas campanhas publicitárias desde que venceu um concurso de moda local. Contudo, o amor pela arte nasceu em Emilia ainda criança, visto que sempre gostou muito de dança. Além disso, começou a fazer aulas de canto nesse período da vida.
Início da carreira musical
Assim como acontece com muitos artistas atuais, a internet foi uma grande ferramenta para que a cantora conseguisse chegar à indústria musical. Dessa forma, Emi usava suas redes sociais para publicar covers, e por consequência, chamou a atenção de Fer Vázquez, líder da banda uruguaia Rombai, da qual ela fez parte de 2016 a 2018, quando optou pela carreira solo.
Brilhando sozinha
Como solista, assinou com a gravadora WK Entertainment, em 2019. Ainda naquele ano, seu debut aconteceu com o single Recalienta. A partir daí, o ícone começou a se destacar na cena do pop latino. Consequentemente, fez colaborações com artistas como Camilo, Sebastián Yatra e até com a cantora brasileira Bianca, a voz do hit Tudo no Sigilo. Desde então, a diva fez seu nome e trabalhou muito, inclusive aparecendo na TV: esteve na série Entre Laços (2021) da Disney e foi técnica do programa La Voz (2021 e 2023).
Sucessos de Emilia Mernes
Em 2022, Emilia Mernes lançou ¿Tú Crees en Mí?, seu álbum de estreia, que estourou na América Latina e teve vários hits nas redes sociais, como Cuatro Veinte, Como Si No Importara (um duo com Duki, que, inclusive, é seu namorado — shippamos muito) e Intoxicao, feat com a também argentina Nicki Nicole.
Aliás, o título desse álbum faz referência a uma música do grupo mexicano Reik, Creo en Ti, que tem um significado especial para ela e também aos seus fãs, que a apoiam desde o começo da carreira. Fofa demais, né?
Hasta el espacio, mami
E não para por aí! Em novembro de 2023, a argentina lançou seu segundo álbum de estúdio, o .mp3, e conquistou a marca de mais de 109 milhões de streams só no primeiro mês. Simplesmente um dos álbuns argentinos com o melhor debut da história.
.mp3 vem recheado de hinos incríveis, coreografias babadeiras e uma estética nostálgica toda trabalhada no anos 2000 (que a gente ama, né?). Conforme a cantora declarou, ela buscou misturar ritmos diferentes nesse trabalho, que possui influência do pop, R&B, dance, hip hop e funk.
Big star, supernova
O funk está representado pelo hit No_Se_Ve.mp3, um feat com Ludmilla que estourou na América Latina e vem conquistando os fãs brasileiros. Além da Lud, duas outras latinas que amamos estão no álbum: Nathy Peluso e Tini. Perfeitas!
Vale comentar ainda que as letras traduzem experiências pessoais da artista, como distância da família e dos amigos por conta do trabalho, mas também falam de empoderamento feminino e estão recheadas de referências do mundo pop. Além disso, a atual era de Emilia entrega looks icónicos, clipes lindíssimos, colabs incríveis e principalmente promete uma turnê cheeeia de surpresas.
.mp3 Tour e surpresas
A .mp3 Tour começa no dia 6 de abril, no Movistar Arena, em Buenos Aires, Argentina. Só para ilustrar, a estrela esgotou dez datas nessa mesma casa em poucas horas. Fenômeno latino faz assim, né?
E aí, será que os fãs do Brasil podem sonhar com um show da musa por aqui? O Entretê perguntou isso e muito mais na entrevista exclusiva que você confere abaixo:
Fãs brasileiros e colabs do .mp3
Entretetizei: Você teve um ano de sucesso. Suas músicas se espalharam por toda a América Latina e Espanha. No Brasil, o fandom também tem crescido bastante e, em 2023, você esteve em Florianópolis para o Floripa El Festival, com a turnê Emilia 2023 Tour. Como é a sua relação com os fãs brasileiros? Como foi se apresentar no nosso país pela primeira vez?
Emilia Mernes: Minha relação com os fãs brasileiros é especial. O entusiasmo e a energia de vocês são contagiosos. Me apresentar no Brasil pela primeira vez foi uma experiência inesquecível. O calor e a paixão do público brasileiro fizeram com que cada momento fosse mágico.
E: Seu novo álbum .mp3 é uma mistura incrível de pop, hip hop, R&B e até um pouco de funk. Sua colaboração com a Ludmilla, No_Se_Ve.mp3, viralizou em muitos países. Como foi trabalhar com ela? E por que trazer o funk para o seu álbum?
Emi: Trabalhar com a Ludmilla foi incrível. Ambas compartilhamos uma conexão musical única, e fundir estilos foi emocionante. Queria explorar a diversidade musical em .mp3, e o funk agrega uma vibe única que encaixou perfeitamente no álbum.
E: Você também colaborou com duas outras grandes cantoras argentinas, Nathy Peluso e Tini. Como surgiu a intenção de colaborar com elas e como foi esse processo de criação?
Emi: Admiro o talento de ambas e queria criar algo especial juntas. Com a Tini, compartilho uma irmandade e nós duas queríamos mostrar um lado muito autêntico e divertido nosso. Com a Nathy, na verdade, ela é uma mulher muito forte, e sinto que ela era perfeita para essa música. Ambas foram tão lindas, e eu as admiro muito.
Sucesso do novo álbum e processo de criação
E: .mp3 é um dos álbuns argentinos com o melhor debut no Spotify da história, com mais de 109 milhões de streams no primeiro mês. Como é para você ter essa resposta do público? Já era esperado?
Emi: A verdade é que você nunca espera. Você faz as coisas de coração. Mas nem sempre por números. Hoje tenho mais que certeza de que devo ser fiel a mim mesma, trabalhar duro porque os sonhos continuam se cumprindo. Venho trabalhando nesse álbum há muito tempo e estou muito feliz de que estejam curtindo. A resposta do público tem sido avassaladora e estou muito agradecida pelo apoio. Você sempre espera que a música conecte, mas superar as expectativas dessa maneira é incrível. É um sonho que se tornou realidade.
E: Grande parte das músicas do disco são para dançar, no entanto, duas são muito emocionantes e parecem vir de um lugar muito sensível. Pode falar um pouco da inspiração para A_1000_Km.mp3 y Guerrero.mp3?
Emi: Guerrero.mp3 é inspirada no meu pai e na sua luta contra o câncer. É um guerreiro que seguiu em frente com a ajuda da sua família e hoje está aqui me vendo cumprir meus sonhos. A_1000_Km.mp3 foi uma canção que explorei um lado sentimental, em que às vezes você está em turnê e perde muitos momentos com a família. Mas isso é o que eu amo e devo seguir meus sonhos. E ver o amor dos meus fãs no final do dia é tudo.
Recorde de vendas e surpresas da .mp3 Tour
E: Você acaba de fazer história esgotando dez datas no Movistar Arena (arena em Buenos Aires com capacidade para 15 mil pessoas). Como fica o coração depois de saber que vendeu 100 mil ingressos em dez horas?
Emi: É uma loucura, ainda não acredito. Ver a resposta tão positiva dos fãs é uma recordação do seu amor e apoio incondicional. Estou agradecida por cada pessoa que desfruta da minha música e que será parte dessa turnê. Porém há dias que estou tentando acreditar.
E: O que podemos esperar da .mp3 Tour?
Emi: A .mp3 Tour será uma experiência inesquecível. Cada show será único, com alguns dos meus clássicos combinados com minhas músicas do .mp3.
E: .mp3 Tour já tem datas na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e na Espanha. Os fãs brasileiros podem sonhar com a turnê por aqui?
Emi: Ahh, temos muitas surpresas!!!
O que achou do nosso papo com a Emilia? Conta pra gente por aqui e siga o Entretetizei nas redes sociais – Insta, Twitter e Face – para ficar por dentro de todas as novidades no mundo do entretenimento.
*Crédito da foto de destaque: divulgação/assessoria