Filme indicado ao Oscar estreia no Brasil em março

0As 4 Filhas de Olfa concorre na categoria de melhor documentário em longa-metragem

Dirigido por Kaouther Ben Hania, As 4 Filhas de Olfa chega aos cinemas brasileiros no mês que vem. O filme foi vencedor do Festival de Cannes e está entre os indicados ao Oscar 2024 na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem.

Nele, o público acompanha a vida de Olfa, uma mulher tunisiana que teve quatro filhas. As duas mais velhas desapareceram, e essa história é contada por meio de uma jornada de rebelião, violência e esperança.

Assista ao trailer legendado: 

A cineasta Hania informou que a ideia para o documentário surgiu em 2016, quando estava terminando outro projeto, que também abordava a família de uma mãe e quatro filhas. Ao ouvir Olfa falando no rádio sobre a trágica história de suas primogênitas, a diretora se intrigou e ficou emocionada, além de conseguir enxergar nela uma personagem poderosa para o cinema. 

A mulher era a personificação de uma mãe com todas as suas contradições, ambiguidades e problemáticas. Kaouther teve vontade de explorar e entender o lado dela, então ligou para o jornalista da emissora de rádio, que deu o número de telefone para que entrasse em contato com Olfa. 

As 4 Filhas de Olfa quase não foi finalizado porque nas primeiras filmagens, que ocorreram apenas com Olfa e suas duas filhas mais jovens, Kaouther percebeu que não estava capturando um momento genuíno da história da família. Ela resolveu pausar o projeto e, dessa vez, voltou ao documentário. Diante disso, trouxe as atrizes Nour Karoui e Ichraq Matar para interpretarem as filhas desaparecidas, e Hend Sabri interpretou a própria Olfa. 

Filme indicado ao Oscar
Foto: divulgação/Atômica Lab/Synapse Distribution

A cineasta comenta que a inserção dessas três personagens foi essencial para registrar os momentos mais íntimos.

Olfa precisava ser confrontada por atrizes profissionais, que serviriam como guia para que ela e suas filhas encontrassem sua verdade interior e, dessa forma, entendessem alguns dos principais acontecimentos de sua vida. Não era a reconstituição das suas próprias memórias que me interessavam, mas a troca entre todas elas. Ao fazer perguntas sobre detalhes específicos, Hend Sabri permitiu que Olfa refletisse sobre seu passado. Se Olfa tivesse ficado sozinha comigo, ela teria simplesmente contado a mesma história de novo”, conta a diretora.

Com distribuição da Synapse Distribution, As 4 filhas de Olfa estreia nas telonas do Brasil em 7 de março.

Você acha que o filme merece ganhar o Oscar deste ano? Conta pra gente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Twitter e Face — e aproveite para nos seguir e não perder nenhuma notícia sobre o mundo do entretenimento.

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Atômica Lab/Synapse Distribution

 

Texto revisado por Michelle Morikawa

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!