A patroa está on | Google muda significado de “patroa” em sua plataforma após reclamação de Anitta

Na última semana (09) a cantora Anitta postou um vídeo em suas redes sociais indignada com o resultado que encontrou no Google ao buscar o significado de “patroa”. Após desabafo da artista o site de busca mudou a definição da palavra.

O termo “patroa” havia sido atribuído a carioca após um print vazado que se tornou o meme “aqui é a patroa falando”, e Anitta quis saber como o dicionário definia a palavra, mas o resultado não foi satisfatório. Antes a palavra não tinha o mesmo significado de “patrão”.

Enquanto o substantivo masculino é definido como “proprietário ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregador.”, o feminino, por outro lado, mostrava “mulher do patrão” ou “dona de casa”. A cantora, como observamos no vídeo, ficou indignada com essa diferença.

Google/ Reprodução

Nesta quarta-feira (16), após atualização do significado no site de busca, Anitta postou um print da mudança do Google em suas redes sociais e escreveu “feito”.

“Proprietária ou chefe de um estabelecimento privado comercial, industrial, agrícola ou de serviços, em relação aos seus subordinados; empregadora; a chefe de uma repartição pública” é o que encontramos ao pesquisar a palavra.

Google/ Reprodução

Mais definições machistas

Assim como Anitta, cantora Luísa Sonza se indignou com o Google ao procurar, no último sábado (12), por “mulher solteira”. A definição também não era a mesma que para “homem solteiro”.

Enquanto o masculino estava definido como “que ainda não se casou”, o feminino era “prostituta, meretriz”. Após reclamação da artista, o significado passou para “mulher não casada”.

Em nota de pronunciamento o Google declarou que “Quando as pessoas pesquisam por definições de palavra na busca, frequentemente, elas desejam informações de maneira rápida. Por isso, trabalhamos para licenciar conteúdos de dicionários parceiros, neste caso da Oxford Languages. Embora não tenhamos controle editorial sobre as definições fornecidas por nossos parceiros, agradecemos as preocupações dos usuários e já transmitimos ao responsável pelo conteúdo. A Oxford Languages está trabalhando para garantir que todas as informações sejam apropriadas”

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!