Uma Casa Toda Sua propõe reflexão sobre independência e liberdade feminina
A exposição Uma Casa Toda Sua chega à Casa Museu Eva Klabin no dia 13 de abril sob a curadoria de Isabel Portella. Baseada no livro Um Teto Todo Seu, de Virginia Woolf, a exposição conta com 14 artistas femininas com diversos discursos e poéticas e traz propostas instigantes e interferências no espaço.
O livro de Virginia Woolf reflete sobre as condições sociais da mulher e sua produção literária, bem como as dificuldades para que elas tenham uma posição de destaque e possam se expressar livremente. Além disso, a autora defende que a mulher precisa ter domínio sobre a sua vida e autonomia financeira para poder criar.
A curadora Isabel Portella explica o objetivo dela com esta exposição: “O que proponho é uma exposição só com artistas mulheres independentes. Mães solo, mulheres negras, lésbicas, trans, periféricas, deficientes, idosas e mulheres livres que fazem seus trabalhos com garra e força, independentes de críticas e do mundo fálico dos curadores homens que habitam o nosso cenário artístico atual”.
Eva Klabin tinha apenas 25 anos quando o livro de Woolf foi publicado, mas ela já praticava as verdades enunciadas por Virginia. Eva precisava de um espaço privado, onde sua individualidade existisse isoladamente, então reuniu peças de diversas épocas na casa da Lagoa, onde funciona a Casa Museu, para conservá-las onde vivia.
As 14 artistas femininas são Bel Barcellos, Carolina Kaastrup, Claudia Hersz, Daniela Mattos, Dora Smék, Julie Brasil, Karola Braga, Lyz Parayzo, Mariana Maia, Marlene Stamm, Panmela Castro, Patrizia D’ Angello, Sani Guerra e Simone Cupello. Sobre elas, a curadora comentou: “No encontro da arte com tantos desejos e conquistas, celebremos a figura de mulheres que ousaram transgredir oferecendo à vida o que têm de mais íntimo e sagrado”.
A exposição Uma Casa Toda Sua é realizada pelo Ministério da Cultura e produzida pela AREA27.
Quando: 13/04 a 23/06/2024
Local: Casa Museu Eva Klabin
Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa, Rio de Janeiro, RJ
Horário: Quarta a domingo, das 14h às 18h
Ingressos: Entrada gratuita
Quem aí vai aproveitar o fim de semana para aproveitar essa exposição? Comente aqui e siga o Entretê nas redes sociais — Insta, Face e Twitter — para não perder as notícias do mundo do entretenimento.
Leia também: Centro Cultural Coreano no Brasil ganha nova exposição
Texto revisado por Luiza Carvalho