Na madrugada desta sexta (17), o presidente da Fifa, Gianni Infantino, anunciou que o Brasil sediará pela primeira vez a Copa do Mundo Feminina em 2027
A candidatura do Brasil superou a da Europa — formada por Holanda, Alemanha e Bélgica — com 119 votos a 78 durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangkok, na Tailândia.
Esta será a primeira vez na história que a competição feminina ocorrerá na América do Sul. O Brasil já sediou duas Copas do Mundo masculinas, em 1950 e 2014. No congresso desta sexta (17), as comitivas tiveram 15 minutos para fazer uma apresentação final. O Brasil destacou temas como sustentabilidade, desenvolvimento esportivo, liderança feminina no futebol e direitos das mulheres.
O slogan da candidatura brasileira foi “Uma Escolha Natural”. O processo contou com o apoio do governo federal, que criou um grupo de trabalho em outubro de 2023 para auxiliar na análise dos requisitos da candidatura.
Em fevereiro deste ano, uma comitiva de especialistas de diversas áreas visitou o Brasil para realizar uma análise técnica da candidatura. O país recebeu nota 4 em uma escala de 5. Bélgica, Alemanha e Holanda receberam nota 3,7.
“Agradeço a confiança de todos que participaram do Congresso da Fifa pela escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027. Vivemos hoje um dia histórico em Bangkok. Essa é uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, em seus agradecimentos.
As convocadas da Era Arthur Elias
No dia 1º de setembro de 2023, Arthur Elias foi anunciado como o novo treinador da seleção brasileira de futebol feminino. Renomado na modalidade pelo seu trabalho à frente do Corinthians, ele assumiu o cargo após a saída da sueca Pia Sundhage, que deixou a equipe após a eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina de 2023.
Em sua primeira convocação, Arthur chamou 30 atletas para um período de treinamento na Granja Comary, destacando-se o retorno de Cristiane, que havia sido excluída das listas de Pia durante o ciclo anterior.
No total, o treinador convocou mais de 45 atletas diferentes nas quatro listas divulgadas. Arthur mantém uma base de nomes que muda pouco de uma convocação para outra, semelhante à abordagem de Pia. No entanto, algumas jogadoras tiveram a oportunidade de serem testadas em uma ou mais ocasiões.
Isso demonstra que Arthur está experimentando diferentes combinações para entender qual seleção levará para a Copa do Mundo de 2027. Ao testar várias jogadoras, ele busca identificar as melhores opções e construir um time coeso e competitivo para o torneio.
“Realizar o Mundial aqui no Brasil, nos nossos estádios, e com a nossa torcida, é acima de tudo, alimentar sonhos e encorajá-los. E agregar a tudo isso, a visibilidade que uma Copa Feminina pode trazer para o Brasil, é reafirmar para tantas outras meninas que é possível”, afirmou a zagueira da seleção principal Rafaelle.
Nossas atuais heroínas
Goleiras
Lorena — Grêmio
Luciana — Ferroviária
Natascha — Palmeiras (eleita a Jogadora do Mês de março do Brasileirão Neoenergia)
Tainá — América-MG
Defensoras
Rafaelle — Orlando Pride (EUA)
Antonia — Levante UD (ESP)
Tarciane — Houston Dash (EUA)
Thaís Ferreira — Tenerife (ESP)
Fê Palermo — Palmeiras
Yasmim — Corinthians
Tamires — Corinthians
Meio-campistas
Duda Sampaio — Corinthians
Vitória Yaya — Corinthians
Ana Vitória — Atlético de Madrid (ESP)
Duda Santos — Ferroviária
Brena — Palmeiras
Atacantes
Adriana — Orlando Pride (EUA)
Marta — Orlando Pride (EUA)
Bia Zaneratto — Kansas City (EUA)
Priscila — Internacional
Gabi Nunes — Levante UD (ESP)
Gabi Portilho — Corinthians
Byanca Brasil — Cruzeiro
Cristiane — Flamengo
Ludmila — Atlético de Madrid (ESP)
Jheniffer — Corinthians
Quem aí está ansioso para ver nossas meninas em ação? Conta pra gente! E não deixe de acompanhar o Entretê nas redes sociais — Face, Insta e Twitter — para ficar por dentro das notícias dos mundos da Cultura Latina, Pop, Turca e Asiática!
Leia também: Mulheres no esporte: podcasts feitos por elas que você precisa conhecer
Texto revisado por Kalylle Isse