Confira informações sobre o histórico Grande Prêmio que marcou a carreira de Ayrton Senna
Há 40 anos, o Autódromo José Carlos Pace é palco de disputas acirradas, onde diversos pilotos aceleram pelas retas e desafiam a curva do S de Senna, rumo ao sonhado pódio que já coroou o tricampeão mundial, Ayrton Senna, o eterno ídolo brasileiro.
Neste ano, a Fórmula 1, categoria mais prestigiada do automobilismo, retorna a cidade de São Paulo nos dias 1, 2 e 3 de novembro para a aguardada 21ª etapa da temporada, prometendo mais um eletrizante fim de semana de Grande Prêmio de São Paulo.
Pela primeira vez, esta edição do GP de Interlagos contará com um espaço especial muito aguardado pelo público: a tão sonhada Fanzone. Localizada no Kartódromo Ayrton Senna, a área contará com telões de transmissões ao vivo das atividades na pista, simuladores de corrida e pit stop, talk shows sobre automobilismo e o icônico Driver’s Engagement, com interações diretas entre os fãs e os pilotos.
Além das atividades interativas, a Fanzone promete shows imperdíveis, incluindo Jorge Aragão na sexta (1/11), DJ Alok no sábado (2/11), e o grupo de samba SIBC no domingo (3/11).
Nas pistas, haverá homenagens especiais aos pilotos Gil de Ferran e Wilson Fittipaldi – que faleceram em dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, respectivamente – e ao Rubens Barrichello pela sua trajetória na categoria.
Com tanta proximidade e atrações incríveis, essa é a chance perfeita para vocês conferirem ou garantirem a presença no Grande Prêmio de São Paulo. Confira abaixo um guia sobre o fim de semana da Fórmula 1 no Brasil!
Contexto histórico e atual
Que a Fórmula 1 é o auge dos esportes a motor, todo mundo sabe mas como ela se formou e chegou ao formato atual? Desde 1950, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 é organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Atualmente a categoria reúne dez equipes, cada uma com dois pilotos titulares, um piloto de teste/desenvolvimento e uma equipe técnica que trabalham para ganhar corridas e conquistar pontos que somam para dois campeonatos internos: o Mundial de Pilotos e o de Construtores.
O atual campeão mundial é Max Verstappen, com três títulos correndo pela equipe Red Bull Racing. No entanto, o grid também conta com outros pilotos e equipes históricas como o Lewis Hamilton e a Mercedes Benz, Charles Leclerc sob o vermelho icônico da Scuderia Ferrari, o veterano Fernando Alonso, que segue correndo pela Aston Martin e muitos outros.
A pista de Interlagos
A casa do S do Senna ou templo da velocidade brasileira, como muitos gostam de chamar, faz parte da essência de Interlagos. Oficialmente denominado Autódromo José Carlos Pace, é um dos circuitos mais icônicos e históricos da Fórmula 1.
Sua inauguração ocorreu em 25 de maio de 1950, quando recebeu a primeira corrida automobilística com os principais pilotos brasileiros da época, mas foi só em 1973 que a primeira corrida de Fórmula 1 ocorreu no circuito.
Ao longo dos anos, Interlagos consolidou-se como uma das etapas mais aguardadas do calendário, famoso por suas disputas eletrizantes e condições climáticas imprevisíveis.
O autódromo também é lembrado por suas corridas históricas, como as vitórias emocionantes de Felipe Massa, Lewis Hamilton e Ayrton Senna, momentos esses que marcaram para sempre a relação do Brasil com o automobilismo.
Por isso, nesta 40ª edição do Grande Prêmio no Autódromo e 30 anos desde a morte do nosso tricampeão mundial, haverá um tributo intitulado Senna Sempre, em que o memorável modelo MP4/5B da McLaren retorna às pistas onde Ayrton conquistou seu segundo título da carreira em 1990, ao som da icônica música Tema da Vitória, que embalava os domingos.
Mas afinal, por que se chama Grande Prêmio e como funciona?
Toda corrida de Fórmula 1 é oficialmente chamada de Grand Prix ou Grande Prêmio. O termo foi adotado pela organização para representar a fórmula específica que todas as equipes devem seguir na construção de seus carros.
Desde então, o final de semana de corrida, que acontece entre sexta, sábado e domingo, carrega o nome de Grande Prêmio. Em Interlagos, o formato do fim de semana apresenta uma diferença em relação às etapas convencionais da categoria: aqui temos uma edição de final de semana sprint.
Implementada em 2021, a sprint foi criada para trazer mais emoção e contato com público ao adicionar mais eventos à pista.
Por conta disso, a dinâmica no Brasil é a seguinte: na sexta, os pilotos entram na pista para o primeiro e único treino livre. Depois dessa sessão, será realizada a classificação Shootout.
Basicamente é uma versão diminuída da classificação normal, na qual é obrigatório o uso de pneus médios novos; no SQ1 e SQ2, com 12 e 10 minutos respectivamente, e também exigindo pneus macios novos no SQ3, com oito minutos de duração.
No sábado, começam os trabalhos dedicados à corrida sprint, a etapa extra e curta de apenas 100 km que dura em média de 25 a 30 minutos, com toda a emoção acontecendo dentro das voltas equivalente a esse tempo. Ao final da tarde, temos a classificação tradicional – dividida em três etapas (Q1, Q2 e Q3) – para o oficial grid de largada do domingo.
No domingo, é a vez do tão esperado Grande Prêmio, que acontece sempre às 14h, independentemente do fuso horário, com os carros posicionados em seus lugares no grid após a classificação, enquanto os pilotos aguardam ansiosamente o apagar das luzes vermelhas para cravar o pé no acelerador e dar início à ação na pista de Interlagos, o templo do automobilismo brasileiro.
Esse formato dinâmico torna o GP de São Paulo ainda mais emocionante, garantindo ação em cada um dos dias e tornando o fim de semana em Interlagos uma experiência única para os fãs da Fórmula 1, presentes vibrando nas arquibancadas, quanto para os que acompanham de casa.
E aí pessoal, partiu para o Grande Prêmio de São Paulo? Ainda há ingressos disponíveis para a Fanzone e alguns outros setores, confira o site oficial do GP para mais informações sobre os ingressos e serviços.
Caso queira acompanhar a corrida no conforto do seu sofá, a Rede Bandeirantes faz a transmissão completa em seus canais na TV e no app Band Play, além da tradução em português no app oficial da categoria, F1TV.
Essas foram as dicas do Entrete para vocês aproveitarem o próximo final de semana do GP de São Paulo. Gostaram? Confiram as redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos sigam para ficar de olho em tudo o que rola no mundo do entretenimento.
Leia também: É dada a largada! A minissérie Senna estreia em novembro
Texto revisado por Karollyne de Lima